Distritais homenageiam os 47 anos do BRB
Distritais homenageiam os 47 anos do BRB

Os desafios do BRB para os próximos anos, como a abertura de novas agências na região metropolitana do DF e a expansão do crédito para as pessoas de baixa renda, foram discutidos em sessão solene da Câmara Legislativa na manhã desta terça-feira (17), no plenário. A solenidade, proposta pelo deputado Joe Valle (PSB), comemorou os 47 anos de criação do Banco de Brasília (BRB). A homenagem atraiu diretores, gerentes e funcionários do banco.
"O BRB tem uma bancada de 24 parlamentares na Câmara Legislativa, pois é o banco do povo de Brasília, é a mola propulsora da qualidade de vida na cidade. Por isso precisamos sempre discutir qual é o papel de um banco público, qual é o significado do lucro", enfatizou Valle, ao lembrar que o sucesso do BRB é resultado do esforço dos servidores em garantir qualidade no atendimento à clientela.
O vice-presidente da Casa, deputado Agaciel Maia (PTC), também parabenizou o corpo funcional do BRB, lembrando a luta encampada por eles para afastar a ameaça de venda da instituição, ocorrida no passado. "Por pouco o banco, que é patrimônio da nossa cidade, não foi privatizado", comentou. Acrescentou ainda que atualmente o BRB "dá lucro e segue um rumo totalmente diferente". O distrital sugeriu que o BRB crie alternativas para o financiamento de imóveis nos condomínios em processo de regularização, "o que traria benefícios para todos".
O deputado Olair Francisco (PTdoB) também elogiou a contribuição do BRB para o desenvolvimento da economia do DF. Criticou os que tentaram privatizar o banco, lembrando que "vender dinheiro não pode dar prejuízo". Ele aproveitou para elogiar a função social da insituição e destacou a importância da expansão do BRB Conveniência, para facilitar os serviços utilizados pelos clientes, como o pagamento de contas bancárias.
Expansão - As parcerias criadas nos últimos anos entre a área de turismo do GDF e o BRB foram ressaltadas como "proveitosas para a cidade" pelo secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves. Já o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, destacou que a tendência do banco é investir ainda mais na região metropolitana do DF, com a criação de novas agências, a fim de ampliar a interação entre a economia do DF e a das cidades vizinhas.
Ao agradecer a homenagem, o presidente do BRB, Paulo Roberto Evangelista, defendeu a busca por maior competitividade por parte da instituição. Explicou que o banco já conta com 600 mil clientes e com 102 agências. "Os nossos bons resultados são fruto, principalmente, da dedicação dos nossos funcionários", elogiou, ao anunciar a ampliação nos próximos meses da rede de atendimento e da oferta de crédito, inclusive para a agricultura familiar. "O crédito rural é hoje um dos nossos melhores negócios", afirmou.