Distritais elogiam contratações de dezenas de analistas de trânsito
Distritais elogiam contratações de dezenas de analistas de trânsito

A contratação de quase 100 analistas de trânsito pelo DFTrans, que aguardavam convocação havia muito tempo, agradou a vários deputados distritais. O tema foi abordado na sessão ordinária desta terça-feira (4) por parlamentares que ocuparam a tribuna. Em várias ocasiões os concursados estiveram na Câmara pedindo apoio dos deputados para serem nomeados. O concurso expiraria nos próximos dias.
O deputado Cláudio Abrantes (PPS) foi o primeiro a elogiar a contratação dos analistas e ressaltou que o fato simboliza uma mudança de paradigma, pois é a primeira vez que o órgão contará com o trabalho de técnicos especializados no planejamento. "O órgão agora poderá efetivamente trabalhar na mobilidade urbana, sem a interferência de empresários", afirmou. Abrantes destacou a importância da aprovação pela Câmara recentemente do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), que para ele representou "o primeiro passo de um longo caminho para colocar em ordem o sistema de transporte público".
Cláudio Abrantes também comemorou a chegada de novos ônibus em Planaltina, que, segundo ele, vão suprir o vácuo deixado pela cooperativa que deixou de operar na cidade.
O deputado Agaciel Maia (PTC) enalteceu os avanços previstos no PDTU, mas enfatizou a importância dos recursos humanos para mudança no funcionamento do sistema. Para ele, os novos servidores são fundamentais para uma mudança completa na área de transporte do DF.
Já para a deputada Arlete Sampaio (PT) a contratação dos servidores representa uma nova concepção do papel do Estado na regulação dos serviços que são executados por empresas privadas. "A instrumentalização do DFTrans é fundamental para que o Estado faça o seu papel", disse a parlamentar, que defendeu ainda o investimento no transporte coletivo de qualidade para reduzir o número de carros nas ruas do DF.