Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais discutem proposta de alteração do plano de carreira dos servidores da CLDF

Publicado em 25/11/2015 13h13

Os deputados distritais promovem nesta quinta-feira (26), às 15h, um debate sobre a proposta de alteração do plano de carreira dos servidores da Câmara Legislativa. O debate foi proposto pela Mesa Diretora da Câmara e acontecerá no plenário da Câmara. Não há consenso entre os servidores sobre a proposta. Além dos deputados, foram convidados para discutir o tema o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF (Sindical), a Associação dos Consultores Técnicos Legislativos (ACTL) e técnicos da estrutura administrativa do Legislativo.

De acordo com a proposta de alteração do plano de carreira, funções que hoje exigem apenas nível fundamental passariam a ser cargos de nível médio. Já as funções que têm a exigência de nível médio passariam a ser denominados analistas, com exigência de curso superior. Em entrevista à imprensa, a presidente da Câmara, deputada Celina Leão (PDT), disse que é preciso enfrentar o tema. "Uma coisa é certa, não aceitaremos aumento de gastos neste momento delicado. Mas é preciso parar e analisar as propostas", assinalou.

O Sindical defende a iniciativa. Alega que não haverá aumento de despesas com as modificações propostas e que o plano moderniza a carreira dos servidores da CLDF. Por outro lado, a ACTL argumenta que a proposta promoverá a ascensão funcional de grande parte dos servidores efetivos da Casa, altera competências de alguns cargos e abre brechas para a concessão de aumentos salariais no futuro próximo e prejudica a realização de concurso público.

 

Mais notícias sobre