Distritais discutem proposta de alteração do plano de carreira dos servidores da CLDF
Distritais discutem proposta de alteração do plano de carreira dos servidores da CLDF
Os deputados distritais promovem nesta quinta-feira (26), às 15h, um debate sobre a proposta de alteração do plano de carreira dos servidores da Câmara Legislativa. O debate foi proposto pela Mesa Diretora da Câmara e acontecerá no plenário da Câmara. Não há consenso entre os servidores sobre a proposta. Além dos deputados, foram convidados para discutir o tema o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF (Sindical), a Associação dos Consultores Técnicos Legislativos (ACTL) e técnicos da estrutura administrativa do Legislativo.
De acordo com a proposta de alteração do plano de carreira, funções que hoje exigem apenas nível fundamental passariam a ser cargos de nível médio. Já as funções que têm a exigência de nível médio passariam a ser denominados analistas, com exigência de curso superior. Em entrevista à imprensa, a presidente da Câmara, deputada Celina Leão (PDT), disse que é preciso enfrentar o tema. "Uma coisa é certa, não aceitaremos aumento de gastos neste momento delicado. Mas é preciso parar e analisar as propostas", assinalou.
O Sindical defende a iniciativa. Alega que não haverá aumento de despesas com as modificações propostas e que o plano moderniza a carreira dos servidores da CLDF. Por outro lado, a ACTL argumenta que a proposta promoverá a ascensão funcional de grande parte dos servidores efetivos da Casa, altera competências de alguns cargos e abre brechas para a concessão de aumentos salariais no futuro próximo e prejudica a realização de concurso público.
Mais notícias sobre
