Distritais cobram implantação de Centros de Atendimento Psiquiátricos
Distritais cobram implantação de Centros de Atendimento Psiquiátricos
O hospital está passando por reformas devido a inúmeras denúncias divulgadas pela imprensa recentemente. "Notamos que há empenho por parte dos servidores", disse Celina Leão.
Algumas melhorias no espaço físico já estão sendo feitas. "Acredito que as instalações físicas poderão ficar melhores, no entanto, o atendimento psiquiátrico está longe do ideal", relatou a presidente da comissão referindo-se à falta de uma política de atendimento psiquiátrico.
Já Cristiano Araújo disse que na semana que vem a Comissão marcará audiência com o secretário de saúde do DF Rafael Aguiar de Barbosa e enviará um relatório com as principais demandas do hospital. "Vamos expor ao governo a situação atual do hospital e as necessidades urgentes", explicou. Além disso, Cristiano relatou que pedirá informações para a secretaria sobre o andamento da implantação dos Centros Psiquiátricos. "Isso ajudaria a desafogar o atendimento no São Vicente de Paula que anda sobrecarregado há muitos anos", argumentou o parlamentar.
Segundo o diretor do Hospital Dr. Ricardo Lins, seria necessária a implantação de 40 CAPs no Distrito Federal. Hoje apenas nove centros estão funcionando. O Hospital São Vicente de Paula é o único do gênero na rede pública do DF, que atende pacientes com transtornos mentais e há registros de cerca de 97 mil casos clínicos de pessoas que recebem tratamento psiquiátrico no Distrito Federal.