Dia Mundial do Escoteiro é comemorado na Câmara
Dia Mundial do Escoteiro é comemorado na Câmara

O Dia Mundial do Escoteiro, celebrado em todo mundo no dia 23 de abril, em homenagem a São Jorge, foi comemorado nesta terça-feira (19), no auditório da Câmara Legislativa, com a participação de representantes de diversos grupamentos do Distrito Federal. A iniciativa partiu dos deputados Rôney Nemer (PMDB) e Raad Massouh (DEM).
Raad, que presidiu a reunião, disse que o movimento escoteiro é um trabalho maravilhoso e os jovens dirigentes e participantes cumprem uma verdadeira missão de cidadania. O deputado afirmou que "vivemos numa época difícil, mas que a dedicação dos escoteiros dá a certeza de que voltaremos a viver num mundo melhor".
O deputado Rôney Nemer (PMDB) lembrou que "a semeadura é livre, mas a colheita é certa", para justificar os bons frutos que os escoteiros vêm colhendo ao longo de sua existência. Nemer observou que aqueles que se doam para que o movimento se fortaleça cumprem obrigações do Estado, o que torna suas atividades mais meritórias.
Para o deputado Aylton Gomes (PMN), os órgãos do governo se omitem, fazendo com que os escoteiros ajam como verdadeiros heróis. Gomes criticou o comando do Corpo de Bombeiros que, segundo disse, pretendia acabar com os projetos sociais da corporação.
A informação foi rebatida pelo chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, coronel Valter dos Santos Sobrinho, que representou o comandante geral da PM, Paulo Roberto Rosback. Sobrinho reafirmou a importância dos programas sociais na formação de crianças e jovens. Disse, ainda, que os projetos conduzidos pela PM são ainda pequenos, mas são vistos como ferramenta social de grande importância.
Também se manifestaram o escoteiro chefe da Federação dos Escoteiros, Alan Almeida Campos, e o presidente da Associação dos Escoteiros do Mar/DF, Ulisses Neto, e o deputado federal Ronaldo Fonseca. Ao final, foram distribuídas menções honrosas a membros e dirigentes do escotismo que se destacaram em suas missões.