Dia Mundial da Água é lembrado em plenário com cobranças por preservação e saneamento básico
Dia Mundial da Água é lembrado em plenário com cobranças por preservação e saneamento básico
Foto: Gabriel Magno destacou que Brasília caiu cinco posições no ranking de qualidade do saneamento básico em 2023
Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água foi lembrado no plenário da Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (22), junto com demandas por preservação dos recursos hídricos e aprimoramento do saneamento básico no Distrito Federal.
O deputado Gabriel Magno (PT) lamentou o processo de “ocupação desenfreada” do solo: “Precisamos mudar essa agenda urgentemente, aqui temos Águas Emendadas, berço de importantes bacias hidrográficas brasileiras. O que está em jogo não é apenas o futuro das próximas gerações, mas o próprio presente”. O distrital defendeu ampla mobilização pela proteção das águas.
Além disso, o distrital apontou que Brasília caiu cinco posições no ranking de qualidade do saneamento básico em 2023. “Vivemos um momento dramático de ‘financeirização’ de toda a vida, inclusive do direito fundamental de acesso a água. O descaso com saneamento, com a oferta de água, é um tema atual no DF”, afirmou Magno.
O deputado Rogério Morro da Cruz (PMN) também lembrou a data e cobrou abastecimento de água potável para toda a população de São Sebastião e de outras localidades.
“Moro no Morro da Cruz há 14 anos e sei o sofrimento. Água, lá em casa, só da chuva. Ou temos de comprar. Isso, na capital federal”, reclamou. Ele destacou também que, nas regiões de Capão Comprido e Café sem Troco, não há estrutura de água encanada.
“Acesso a água é um direito constitucional. Todo cidadão tem direito de ter, e o Estado tem de providenciar”, comentou o deputado Pastor Daniel de Castro (PP).
Denise Caputo - Agência CLDF