DF tem melhor polícia do Brasil, diz deputado
DF tem melhor polícia do Brasil, diz deputado

A questão da segurança pública no Distrito Federal foi tema de manifestações durante a primeira sessão ordinária de 2014, realizada nesta terça-feira (4), logo após a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos deste ano. Ao falar sobre o assunto, o deputado Chico Vigilante (PT) afirmou que o DF tem a melhor polícia do Brasil. "Em São Paulo, apenas 40% dos crimes ocorridos são apurados, enquanto no Distrito Federal a polícia apura cerca de 90% dos casos, prende os responsáveis e passa os casos para a Justiça aplicar a penalidade devida", ilustrou o parlamentar.
Vigilante disse ter acompanhado entrevista de um especialista em violência pública no DF, o professor Manoel Ferreira, quem defendeu que a atual situação na capital do País não é diferente do quadro de 11 anos atrás. "Isso é resultado da política de ocupação urbana que levou ao inchaço populacional do DF, cuja responsabilidade tem nome e endereço conhecidos", prosseguiu.
O deputado Olair Francisco (PTdoB) aparteou para dizer que a falta de segurança pública é um problema nacional e que todos os homens públicos devem se perguntar o que pode ser feito para resolvê-lo.
Vigilante também falou sobre a posse de Aloísio Mercadante na Casa Civil da Presidência da República, manifestando esperança de que o gestor dará uma contribuição decisiva para a aprovação do Estatuto da Segurança Privada. Segundo o distrital, existem cerca de 2,2 milhões de vigilantes registrados na Polícia Federal e um grande número atuando na clandestinidade, ainda sem regularização.
Eleições – Líder do governo na Casa, a deputada Arlete Sampaio (PT) alertou os colegas para a obrigação de votarem até dezembro os projetos dos próprios parlamentares e do GDF necessários para a manutenção do dia a dia da administração pública. A mensagem da petista foi feita em alusão ao ano atípico que se inicia, marcado por Copa do Mundo e por eleições gerais.
Mais notícias sobre

Sessão solene celebra o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
16h13 29/08/2025