Deputados pedem melhorias no Centro Interescolar de Línguas
Deputados pedem melhorias no Centro Interescolar de Línguas

O Centro Interescolar de Línguas (CIL), unidade da rede pública de ensino que oferece cursos de línguas estrangeiras aos estudantes das escolas públicas, recebeu atenção nas falas dos deputados distritais na tarde desta quarta-feira (4), na Câmara Legislativa.
O deputado Prof. Israel Batista (PV) fez uma longa defesa do CIL e sugeriu mudanças na forma de ingresso ao curso. "Esse patrimônio de Brasília hoje sofre com a evasão de estudantes a partir do nível intermediário. Uma das razões para isso é o fato de o CIL atender apenas estudantes da rede pública, que muitas vezes perdem o interesse no curso quando chegam à fase adolescente. Precisamos mudar a legislação para permitir também o ingresso de pessoas da comunidade nos cursos. As vagas ociosas representam desperdício de dinheiro público e deveriam atender a comunidade", opinou.
Wasny de Roure (PT) também reputou como importante a discussão do assunto e lembrou que o tema deve ser debatido no âmbito do Plano Distrital de Educação. Já o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) assegurou que "a participação de pessoas da comunidade junto com os estudantes eleva o nível das aulas e faz o aprendizado render mais".