Deputados mobilizados para liberar licitação de ônibus
Deputados mobilizados para liberar licitação de ônibus

A demora na liberação da licitação de três mil ônibus para operar o Sistema de Transporte Público Coletivo do DF está mobilizando a atenção dos deputados distritais. Na sessão ordinária desta quinta-feira (9), os parlamentares voltaram a criticar em plenário o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que estaria, supostamente, atrasando o processo licitatório, suspenso pelo GDF desde o dia 15 de maio.
O deputado Chico Vigilante (PT), que prometeu discursar sobre o assunto "todos os dias" até a sua resolução, relatou que um dos conselheiros do TCDF haveria dito que os distritais estão "cutucando o diabo com vara curta". O distrital relatou ainda que "os técnicos do tribunal já produziram um parecer favorável ao prosseguimento da licitação" e que, nesse caso, "o bem vai vencer o mal".
Para Siqueira Campos (PSC), o TCDF está agindo "politicamente" e o atraso na alteração da frota do DF "está prejudicando a população". Olair Francisco (PTdoB) disse que "a licitação é de fundamental importância e que a barreira do TCDF paralisa a todos nós".
Já o presidente da Comissão do Transporte Público Coletivo da Câmara Legislativa, Robério Negreiros (PMDB) anunciou que marcou uma reunião dos distritais com a presidente do TCDF, conselheira Marli Vinhadeli, para a próxima sexta-feira (17). Chico Leite (PT), por sua vez, destacou a "revolução" que a licitação vai trazer para o sistema de transporte do DF. "É a primeira vez, em 52 anos, que teremos uma licitação para as linhas de ônibus. Sempre tivemos as mesmas empresas reclamando de prejuízo, mas não largavam os contratos", ressaltou Chico Leite.