Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados fiscalizam obra do Estádio Mané Garrincha

Publicado em 17/04/2013 09h36

Oito distritais visitaram nesta quarta-feira (17) o canteiro de obras do novo Estádio Mané Garrincha para verificar o andamento dos trabalhos e questionar o adiamento da data de inauguração, inicialmente prevista para o dia 21 de abril. Os deputados debateram com o coordenador geral da Copa do Mundo de 2014 em Brasília, Sérgio Graça, os motivos para o atraso na conclusão da obra e em seguida foram conhecer o interior do estádio.

O deputado Olair Francisco (PTdoB), presidente da Comissão Especial da Câmara Legislativa para a Copa do Mundo, observou que a sociedade foi pega de surpresa com a mudança da data de inauguração e cobrou do coordenador uma justificativa para o atraso. "Esse estádio foi erguido do zero e saiu mais barato do que o Maracanã, por exemplo, cuja reforma aproveitou muito da estrutura anterior", argumentou Sérgio. E completou: "O Mané Garrincha já é considerado pela Fifa o estádio mais bonito e funcional do país. Quanto aos atrasos, basicamente foram ocasionados por questionamentos em licitações e pela grande quantidade de chuvas neste ano".

A deputada Eliana Pedrosa (PSD) quis saber porque a grama do campo não foi comprada de produtores locais. O coordenador geral explicou que nenhum fornecedor do DF cumpria as exigências da Fifa para o gramado e que somente em Sergipe foi possível encontrar o produto que atendia às especificações.

A destinação das sobras de material de construção foi questionada pelo deputado Evandro Garla (PRB), que recebeu como resposta a informação de que o governador Agnelo Queiroz já determinou a construção de dez escolas públicas com as estruturas de aço descartadas. Celina Leão (PSD) perguntou sobre a participação da Novacap na obra, afirmando que possui fotografias de caminhões da companhia pública levando materiais para o estádio. O coordenador respondeu que a Novacap participa somente da administração da obra e disse desconhecer o uso de caminhões da companhia na construção do Mané Garrincha.

O deputado Wasny de Roure (PT) pediu mais informações sobre o jogo de inauguração do Mané Garrincha, já anunciado para o dia 18 de maio e que será a final do campeonato candango de futebol, e fez uma sugestão. "Vamos fazer uma proposta à federação brasiliense de futebol e ao governo para que a entrada desse jogo seja gratuita, um presente para a população do DF", sugeriu. Esse será um dos dois jogos de teste do estádio antes da Copa das Confederações, a ser disputada em junho. O segundo jogo de teste será entre Santos e Flamengo, no dia 26 de maio.

Participaram da visita os deputados Agaciel Maia (PTC), Aylton Gomes (PR), Celina Leão (PSD), Claudio Abrantes (sem partido), Eliana Pedrosa (PSD), Evandro Garla (PRB), Olair Francisco (PTdoB) e Wasny de Roure (PT).

Mais notícias sobre