Deputados discursam sobre depoimento de Agnelo e parecer sobre LDO
Deputados discursam sobre depoimento de Agnelo e parecer sobre LDO

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12), os deputados distritais dedicaram-se a anúncios e debates no plenário da Câmara Legislativa. Dentre os temas principais abordados, estão a expectativa para o depoimento do governador Agnelo Queiroz à CPMI do Cachoeira, no Congresso Nacional, a distribuição do relatório preliminar sobre o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a aprovação de recursos para a pavimentação de rodovias no Distrito Federal.
O presidente da Comissão de Economia Orçamento e Finanças (CEOF), Agaciel Maia (PTC), anunciou que a comissão está entregando aos parlamentares CDs com o parecer preliminar sobre o projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias em trÂmite na Casa. "O parecer da CEOF faz uma análise da economia do DF e traz sugestões ao Executivo para complementar as informações apresentadas à Comissão".
Agaciel disse também acreditar que o governador vai se sair bem em seu depoimento a CPMI do Cachoeira, marcadado para quarta-feira (13). "Temos que aproveitar esse momento para virar a página e mostramos que à população as obras em andamento no DF, a qualificação profissional para a Copa, por exemplo".
O deputado Wasny de Roure (PT) também mostrou otimismo com relação ao depoimento de Agnelo. "Ele vai saber enfrentar esse debate, pois demonstra tranqüilidade com relação aos fatos pretéritos de sua trajetória política no Ministério do Esporte, na ANVISA e no GDF", afirmou o distrital. Wasny, que é líder do governo na Câmara Legislativa, pediu ainda aos colegas distritais a aprovação, nos próximos dias, do PL 938/2012, que destina cerca R$ 16 para a pavimentação de rodovias no DF.
Em seu discurso, o deputado Israel Batista (PDT) parabenizou a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) pela aprovação, na manhã desta terça-feira, do projeto de lei 800/2012. A proposta, de autoria do distrital, determina que o Poder Público estabeleça um conteúdo curricular mínimo comum à rede pública e à rede particular de ensino básico e médio do DF. "A escola tem que ser instrumento de promoção de igualdade social", afirmo Israel.
Já a deputada Arlete Sampaio (PT) destacou a realização de audiência pública na Administração Regional do Paranoá nesta terça-feira, às 19h30, para debater a construção de ciclovias na cidade e doação de bicicletas para a população.
CPI – Celina Leão (PSD) voltou a cobrar do presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), a convocação imediata de nova eleição para presidente da CPI da Arapongagem. Seu argumento é de que o prazo para o fim da CPI termina na quarta-feira e que haveria tempo para o presidente fazer uma nova convocação, já que não houve quórum para eleição na convocação do último dia 6. Patrício, no entanto, disse que há um problema de interpretação do Regimento Interno, por parte de Celina, pois segundo ele, o prazo para instauração da CPI terminou no dia 29 de maio.
"Os ritos foram todos obedecidos, e, como presidente da Câmara, meu dever é seguir o Regimento". Patrício disse que vai encaminhar a questão de ordem de Celina para a análise da Procuradoria da Casa.