Convocação de Ibaneis Rocha para depor à CPI da Covid repercute em plenário
Convocação de Ibaneis Rocha para depor à CPI da Covid repercute em plenário
Foto: Silvio Abdon/CLDF

Dentre os parlamentares que trataram do tema, Fábio Felix salientou que o GDF está sendo alvo de CPI no âmbito federal e disse esperar que a oitiva do governador seja esclarecedora
A comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Covid do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (26), a convocação de nove governadores – entre eles, Ibaneis Rocha – para prestarem depoimento ao colegiado. A decisão foi comentada por deputados distritais na sessão remota da Câmara Legislativa desta tarde. Alguns repercutiram, também, a operação da Polícia Federal no Tribunal de Contas do DF, nesta manhã, que também tem relação com a gestão da pasta da saúde durante a pandemia.
A deputada Arlete Sampaio (PT) considerou “triste para o DF” a operação no TCDF e a convocação do governador da unidade federativa. “É triste, mas bem sabemos que há motivações para essa convocação. Lamentamos que Brasília seja foco de questionamentos sobre o caráter republicano de nossas instituições e governantes”, disse. A distrital voltou a defender a instalação de uma CPI no Legislativo local para apurar as denúncias de irregularidades na Saúde, “para avançarmos na constituição de gestões mais comprometidas com o erário”.
O líder do governo na Casa, deputado Hermeto (MDB), afirmou que o governador dará explicações aos senadores e considerou não fazer sentido uma CPI local. “Não sou contra nenhuma investigação, ela já está sendo bem conduzida pelo Ministério Público e pela polícia”, concluiu.
O deputado Fábio Felix (PSOL) apontou que a operação da PF no TCDF “tem relação direta com contratos de saúde” e que é função da CLDF fiscalizar e investigar o governo e suas secretarias. Sobre a convocação de Ibaneis Rocha, o parlamentar disse: “O GDF está sendo alvo de CPI no âmbito federal. Espero que, na oitiva, o governador responda as perguntas e esclareça as dúvidas. É preciso atenção máxima a essa convocação, que pode ser muito reveladora”.
Denise Caputo - Agência CLDF