Comissão geral debate aproveitamento de voluntários na preservação do meio ambiente
Comissão geral debate aproveitamento de voluntários na preservação do meio ambiente

Os debates foram realizados por iniciativa do deputado Wilson Lima (PR), que presidiu os trabalhos.
Para Wilson Lima, os debates em torno da preservação ambiental são fundamentais, pois o tema está ligado diretamente à qualidade de vida da população.
Acrescentou que é um parlamentar engajado e preocupado com a questão ambiental, sendo autor de leis que defendem a causa, como a "Lei do Silêncio" (4.092/08), que estabelece normas que disciplinam o controle da poluição sonora, e a "Lei das Sacolas Plásticas" (4.218/08), que determina a substituição do uso de sacolas plásticas, tradicionais no comércio, por opções com maior vida útil, como as sacolas de tecido.
A deputada Jaqueline Roriz (PSDB) também ressaltou a importância dos debates e da conscentização da população quanto à necessidade de se preservar o meio ambiente e buscar soluções para problemas sérios - como a poluição de rios e nascentes - que contribuem para o aquecimento global.
O presidente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal - Brasília Ambiental (Ibram), Gustavo Souto Maior, destacou que o DF possui cerca de 70 parques, mas apenas dez deles estão implantados e funcionando efetivamente. Acrescentou que o poder público não consegue promover sozinho a gestão desses parques, daí a importância da participação da sociedade nesse processo. Aproveitou a ocasião para agendar uma reunião com os voluntários presentes com o objetivo de engajá-los em projetos de preservação e implantação de parques, a exemplo do que ocorre com os projetos "Adote uma Nascente" e "Jardineiros do Cerrado". Este último conta com a participação de presos em regime semi-aberto.
O representante dos voluntários da Guarda Nacional de Proteção Ambiental, Valdir Pereira da Cunha, pediu maior apoio do poder público para as atividades desenvolvidas por voluntários, que, de acordo com ele, não contam com um canal aberto com as entidades governamentais para o encaminhamento de propostas de atuação em programas ambientais.
A comissão geral contou, ainda, com a participação da diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana - SLU, Fátima Có, do delegado de Polícia da DEMA, Flávio Nunes da Silva, do chefe da Assessoria de Meio Ambiente da Presidência da NOVACAP, Antônio Magno Figueira Netto, do Superintendente de Regulação Técnica da Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - ADASA, André Luiz da Silva Moura, do assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Nilton Reis Batista Júnior, do subsecretário da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal, Nelson Gomes da Silva e do subsecretário de Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelson Gomes da Silva.