Publicador de Conteúdos e Mídias

Comissão fiscaliza ações para as copas do Mundo e das Confederações

Publicado em 24/05/2012 19h02

A Comissão Especial da Copa da Câmara Legislativa se reuniu na tarde desta quinta-feira (24), no Estádio Nacional de Brasília, com o coordenador-geral do Comitê Organizador local, Sérgio Graça. Os distritais levantaram questões sobre o andamento das obras e a organização do evento e se mostraram preocupados com a articulação de ações entre as secretarias.

"Nosso objetivo não é acompanhar apenas a obra do Estádio, queremos saber como está a situação do transporte, da segurança e da qualificação para receber os eventos", destacou o presidente da comissão, deputado Olair Francisco (PTdoB). O distrital lembrou que, no próximo dia 15, vai faltar exatamente um ano para a Copa das Confederações.

"A Fifa anunciou apenas esta semana as cidades aprovadas para receberem a Copa das Confederações", respondeu Sérgio Graça.
 O coordenador reconheceu que, de forma oficial, estavam trabalhando para 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol.

Preocupada, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) disse ter conversado com representantes de diversas pastas do governo e ter percebido uma falta de integração. Para exemplificar, citou o envolvimento da Secretaria de Educação no que diz respeito à organização de voluntariado.

O coordenador do comitê local defendeu parceria com o Centro Interescolar de Línguas (CIL): "Há estudantes da rede pública que falam três idiomas, e a perspectiva de conhecer atletas como o Beckham certamente serviria para estimular muitos adolescentes". Segundo Sérgio Graça, no entanto, a Fifa só tratou de trabalho voluntário uma única vez, no último dia 4. "Nem sabemos se poderemos contar com voluntários menores de idade", afirmou. Graça disse, ainda, que há várias outras questões pendentes, à espera do recebimento de orientações ou de demandas da Fifa.

:

Legado - "O Estádio Nacional vem sendo chamado de 'elefante branco', muita gente questiona o que será feito com ele após a Copa do Mundo", destacou o deputado Evandro Garla (PRB). Interessado em saber como será a gestão futura do estádio, o distrital defendeu ser necessário congregar interesses das áreas do esporte, da cultura e do turismo.

Sérgio Graça informou que há quatro empresas interessadas em participar de licitação internacional para gerir e manter o estádio futuramente. Uma delas, segundo ele, é a responsável por espaços como o estádio do Los Angeles Lakers.

Mais notícias sobre