Comissão de Fiscalização leva capacitação sobre transparência a Sobradinho

Publicado em 12/05/2023 11h38

Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa promoveu nesta sexta (12), em Sobradinho, uma capacitação de líderes comunitários sobre ferramentas de fiscalização e participação popular no processo legislativo. O evento da comissão faz parte do projeto Câmara nas Cidades, que busca aproximar o Poder Legislativo das comunidades do DF e está em sua segunda edição.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania) abriu o evento da comissão ressaltando a importância do acompanhamento e da participação da comunidade nas atividades da Câmara Legislativa. “O portal da Câmara Legislativa permite que as pessoas pesquisem as atividades de cada parlamentar. É possível, por exemplo, acompanhar a destinação de emendas ao orçamento, que nada mais é do que o dinheiro que a população contribuiu com seus impostos”, afirmou.

Em seguida, a comissão realizou uma apresentação técnica das ferramentas disponíveis para acompanhamento de projetos em tramitação, como o aplicativo CLDF Online. Por meio desse aplicativo, qualquer cidadão pode opinar sobre qualquer projeto tramitando na Casa, além de receber notificações sobre o andamento da proposição. Os líderes comunitários presentes também aprenderam como utilizar o portal da Câmara Legislativa para acompanhar a destinação de emendas para suas localidades.

Eder Wen - Agência CLDF