Comissão chancela projeto de lei que permite acompanhar filas da rede de saúde na Internet
Comissão chancela projeto de lei que permite acompanhar filas da rede de saúde na Internet
Outro PL aprovado garante prioridade a pessoas com doenças raras na tramitação de processos administrativos no DF
Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF

Nesta terça-feira (26), a Comissão de Saúde da CLDF confirmou projetos de lei relacionados à gestão da rede de saúde pública do Distrito Federal. O PL 839/2023, de iniciativa da Dayse Amarilio (PSB), determina a criação de um painel eletrônico no site da Secretaria de Estado de Saúde para que o cidadão possa acompanhar diariamente a indicação de pacientes em listas de espera e na prioridade de atendimento. Além disso, deve ser divulgado o quantitativo total de medicamentos distribuídos, bem como de exames, consultas e cirurgias realizados.
“Pensa numa mãe que muitas vezes tem o dinheiro de uma única passagem e o filho está vomitando, com febre alta. Eles não têm condição de chegar a outro hospital e dizem a ela para tentar ir a tal hospital, sem ter certeza de que haverá vaga”, exemplificou Dayse. A deputada defendeu que a regulamentação vai trazer transparência e ajudar a população a fiscalizar o poder público.
No mesmo encontro, a Comissão também aprovou o PL 655/2023, proposto pelo Pastor Daniel de Castro (PP), que assegura prioridade a pessoas com doenças raras na tramitação de processos administrativos de órgãos da Administração Pública Distrital. Considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. Para o relator Martins Machado (Republicanos), a medida reduz a burocracia e facilita o acesso a direitos essenciais.
Ambos os projetos foram acatados pela totalidade dos deputados presentes. Dos cinco membros da Comissão, quatro compareceram.
Daniela Reis (Agência CLDF)