Com a presença de esportistas de diversas modalidades, CLDF celebra o Dia do Atleta

Publicado em 05/02/2024 13h48

Foto: Joás Benjamin/CLDF

A solenidade proposta pelo deputado Pastor Daniel de Castro homenageou atletas do DF e de diversas modalidades

O plenário da Câmara Legislativa ficou lotado na manhã desta segunda-feira (5) por conta da celebração do “Dia do Atleta”, instituído pela Lei nº 5.519/2015 e comemorado no Distrito Federal em 10 de fevereiro. Representantes de modalidades diversas como judô, karatê, vôlei de praia, basquete, natação, capoeira, futebol e atletismo, entre outras, estiveram presentes na Sessão Solene de iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro (PP).

O distrital fez questão de destacar a importância social do esporte e a necessidade de constante incentivo pelo poder público para sua prática. Para Daniel de Castro, tanto a prática esportiva de alto rendimento – como aquela desenvolvida por atletas olímpicos – quanto a atividade física desenvolvida pelos cidadãos comuns em seu dia a dia trazem grande impacto positivo à sociedade e precisam ser fomentadas.

“É crucial lembrar que o acesso ao esporte e à atividade física não deve ser um privilégio reservado apenas para alguns, mas sim um direito fundamental de todos os cidadãos. Em um país desigual como o nosso, no qual, infelizmente, a rua e as drogas acabam atraindo incontáveis crianças e adolescentes, o esporte muitas vezes é a porta de saída de um mundo de marginalização e a porta de entrada em um universo de inclusão e de oportunidades”, declarou o deputado.

A atleta de futevôlei Lana Miranda, 10 vezes campeã mundial, lembrou das dificuldades encontradas pelos atletas por falta de equipamentos básicos, como quimonos ou bolas, e reforçou a importância da presença do poder público para sanar essas barreiras. Ela alertou ainda sobre a relevância do apoio familiar na vida de um atleta. "Que vocês, famílias, incentivem crianças e adolescentes a praticarem esportes, é importante ter uma base”, disse à plateia.

Já Mário Ferro, que dirige a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), destacou a importância dos treinadores e professores engajados na luta pelo esporte no DF. “Professores, sensei e mestres em geral são merecedores dessa comemoração”, afirmou.

Incentivo Público

O Secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, lembrou das ações da pasta no fomento ao esporte na Capital, como o programa Educador Esportivo Voluntário, que beneficia mais de 12 mil pessoas, entre professores e alunos de forma gratuita. Junqueira afirmou que as diversas iniciativas do executivo servem para “dar continuidade ao sonho de muita gente de se tornar atleta”.

Outro incentivador do esporte no DF presente na sessão foi o Coronel Eugênio, que preside o Instituto de Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES), que desenvolve projetos sociais voltados ao esporte nos centros olímpicos do DF, atendendo mais de 50 modalidades. Eugênio afirmou que o instituto já realizou mais de 2,8 milhões de atendimentos e destacou a importância do investimento público para a atividade. “Sem o poder público, a gente não conseguiria fazer nada disso”, argumentou.

O deputado federal e ex-secretário de esportes do DF Julio Cesar Ribeiro prestou contas de sua última gestão frente à pasta e destacou ações importantes desenvolvidas, dentre elas a equiparação do valor pago pelo programa Bolsa Atleta para atletas olímpicos e paraolímpicos. Ribeiro ressaltou ainda a importância social dos atletas como exemplos a serem seguidos. “Os atletas são fontes de inspiração para todos nós, representam o espírito de dedicação, perseverança e superação. Cada vez que vemos um atleta no pódio, não é apenas uma conquista pessoal, mas um triunfo coletivo que nos enche de orgulho”, declarou o deputado federal.

O deputado Martins Machado (Republicanos) falou no mesmo sentido, alegando que, além do desafio de estarem preparados para as competições, os atletas enfrentam ainda o desafio de conseguir apoio financeiro para subsidiar os custos de sua preparação. “Vocês [atletas] são exemplos para todos nós”, concluiu.

Ao final da cerimônia, que teve transmissão ao vido pela TV aberta (Canal 9.3) e pelo YouTube da CLDF, o deputado Pastor Daniel de Castro entregou 45 moções de louvor para atletas de diversas modalidades esportivas presentes.

Christopher Gama - Agência CLDF