Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara legislativa homenageia ARUC pelo aniversário de 60 anos

Publicado em 22/10/2021 15h30

Foto: Reprodução/TV Web CLDF

Autor da homenagem, o deputado Sardinha destacou que a instituição é patrimônio brasiliense e uma importante unidade de vizinhança para os moradores do Cruzeiro

Autor da homenagem, o deputado Sardinha destacou que a instituição é patrimônio brasiliense e uma importante unidade de vizinhança para os moradores do Cruzeiro

Fundada em 21 de outubro de 1961, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) é uma instituição de referência para a cultura e esporte do Distrito Federal. O clube, que coleciona muitos títulos dos desfiles das escolas de samba de Brasília, recebeu homenagem da Câmara Legislativa, nesta sexta-feira (22), em sessão solene remota, pelo seu aniversário de 60 anos.

Ao falar da história da ARUC, o deputado Reginaldo Sardinha (Avante), quem comandou o evento remoto, destacou que a instituição é uma importante unidade de vizinhança para os moradores do Cruzeiro, pois “o espaço abriga quadras poliesportivas, campos de futebol, salões para realizações de diversos eventos”, descreveu. Além de ser um patrimônio para o povo brasiliense. “No ano de 2009, a ARUC se tornou patrimônio cultural e material do DF, por meio do decreto nº 30.132/2009”, completou. O distrital também revelou a necessidade de dar mais visibilidade para associação.

O presidente da ARUC, Rafael Fernandes, descreveu resumidamente a trajetória da instituição e comemorou a aprovação da Lei nº 6888/2021, que regulariza ocupações históricas de associações, já que, quando inaugurada, seus fundadores utilizaram um terreno abandonado por um antigo clube de futebol. “Nós apresentamos um pedido à Terracap e aguardamos ansiosamente o desenrolar deste processo”, afirmou. Rafael apresentou os planos e projetos futuros para o clube, com a finalidade de melhorar o ambiente e continuar sendo referência no que, segundo ele, a ARUC faz de melhor: “sambar e vencer”.

Já o administrador regional do Cruzeiro, Luiz Eduardo Gomes, demonstrou seu apoio à instituição. “A administração, enquanto poder público, tem procurado demonstrar todo o apoio necessário à ARUC, mesmo que muitas vezes esse apoio não pareça suficiente, pois também enfrentamos entraves burocráticos”, revelou.

Para a subsecretária de Difusão e Diversidade, Solisangela Montes (Sol), a associação tem um significado identitário muito importante na vida dos brasilienses, sobretudo dos moradores do Cruzeiro. Sol revelou ainda os projetos que a pasta tem para a valorização do carnaval local. “Nós estamos em fase de implantar um grande programa de retomada do carnaval e de matrizes tradicionais e carnavalescas, das quais a ARUC também faz parte”, informou.

Ao final da sessão, Rafael Fernandes convidou a todos os componentes da mesa e internautas que assistiram à transmissão a participarem do desfile de aniversário da ARUC, que será realizado neste sábado (23), no Cruzeiro. O evento seguirá os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Warley Júnior (estagiário) - Agência CLDF

Mais notícias sobre