CLDF homenageia mulheres eletricistas da NeoEnergia
CLDF homenageia mulheres eletricistas da NeoEnergia
Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

A capacitação gratuita, realizada em parceria com o SENAI, representou mudança de vida para as eletricistas da empresa
A Câmara Legislativa homenageou, em sessão solene na manhã desta terça-feira (27), no plenário, as mulheres eletricistas formadas na Escola de Eletricistas da NeoEnergia Brasília, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O autor da sessão solene, deputado Rogério Morro da Cruz (sem partido), parabenizou a dedicação e o profissionalismo das mulheres, “que superaram adversidades e preconceitos para edificar seu futuro”. Para o distrital, “não se trata de um presente, mas de uma conquista árdua dessas guerreiras”, que exercem atividade de relevância para o DF. O parlamentar também parabenizou o curso da escola, “oportunidade rara no País”.
Durante o evento, o grupo apresentou um vídeo com depoimentos das eletricistas, mostrando que a oportunidade de capacitação profissional pode representar mudança de vida, a exemplo de Adna Santos, formada na primeira turma do DF. Ela contou que se inscreveu pelo site da NeoEnergia para “agarrar a oportunidade”, a qual classificou como uma “decisão acertada”.
Em sua narrativa, Adna salientou: “Ser eletricista transformou minha vida, tanto profissional, porque agora tenho o sonho de ser técnica e trabalhar em outras áreas na empresa, quanto pessoal, porque pude dar uma qualidade de vida melhor para meus filhos”. O curso oferecido pela escola é gratuito e há turmas exclusivas para mulheres.
“Temos competência para realizar todas as atividades, fomos treinadas e estudamos, somos capazes”, afirmou a eletricista Ana Caroline Silva, aplaudida pelas colegas durante o evento. “O trabalho é braçal e cansativo, mas exercemos nossa função com excelência”, reforçou.
Capacitação
Ao agradecer a homenagem da CLDF, o presidente da NeoEnergia, Frederico Jacob Candian, disse que as mulheres entraram, via capacitação, em um mercado que era majoritariamente masculino. Hoje cerca de 30% das eletricistas da empresa são mulheres, informou. O presidente também assegurou o compromisso do grupo com a formação eficiente e com o desenvolvimento socioeconômico do DF.
Também agradeceu a homenagem da Casa a superintendente de relações institucionais da NeoEnergia, Juliana Pimentel. “As mulheres entregam um trabalho diferenciado e podem fazer qualquer atividade com eficiência”, considerou. Atualmente, há mais de quinhentas mulheres no grupo, acrescentou a gerente de RH, Tamara Barreto, ao observar que a empresa se preocupa com equidade de gênero e diversidade.
Para o diretor regional do SENAI, Marco Secco, a parceria com a NeoEnergia, feita há dois anos no DF, tem gerado bons resultados, especialmente devido às políticas afirmativas adotadas. Caso não houvesse ações inclusivas, as alterações nos quadros das empresas levariam décadas para acontecer, avaliou.
Ao término do evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, foram entregues moções de louvor a profissionais pelos relevantes serviços prestados ao DF.
Franci Moraes - Agência CLDF