Casa do Ceará comemora 50 anos e planeja expansão
Casa do Ceará comemora 50 anos e planeja expansão

A Casa do Ceará deverá expandir a prestação de serviços à comunidade, inclusive com a instalação futura de uma creche e de uma nova sede social, que terá o dobro da área edificada há 50 anos, na 910 Norte, alcançando 12 mil metros quadrados. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (16) pelo presidente da entidade, Osmar Alves de Melo, durante audiência pública da Câmara Legislativa em comemoração ao cinquentenário da instituição filantrópica. "Nossa Casa ainda não está acabada," destacou. A iniciativa da homenagem foi do deputado Chico Leite (PT), também cearense.
"Parabenizo todos aqueles que ajudaram a construir e manter a Casa do Ceará ao longo desses 50 anos. O trabalho social realizado pela entidade é uma demonstração de responsabilidade, cidadania e solidariedade, que merece cada vez mais o reconhecimento e apoio da sociedade", enfatizou o parlamentar durante a homenagem. Leite considerou como "fundamental" a atuação da instituição em favor das pessoas mais carentes que buscam atendimento médico e odontológico gratuito, além de outros serviços, sem qualquer discriminação ou exigência de contrapartida.
O diretor administrativo da Casa do Ceará, Evandro Pedro Pinto, destacou que a construção da Casa do Ceará, inaugurada em 15 de outubro de 1963, "foi marcada por uma saga". Citou, como exemplo, a edificação de uma das paredes da sede à base de latas, o que demonstrou o empenho dos fundadores para executar a obra. "Com muita luta já conseguimos atender até hoje mais de um milhão de pessoas", comemorou. Disse que, depois de superar uma crise financeira pré-falimentar, as finanças da entidade agora estão "estabilizadas".
Eficiência – O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia (PTC), lembrou com humor a rivalidade entre seus parentes do Rio Grande do Norte e do Ceará, ressaltando que o "êxito" da entidade ao atingir 50 anos de funcionamento é uma comprovação da eficiência da gestão dos cearenses, "que são mesmo muito inteligentes", brincou. "A Casa do Ceará nos enche de orgulho, cearenses ou não", afirmou.
O deputado federal Mauro Benevides (PMDB-CE), um dos parlamentares mais antigos do Congresso e fundador do extinto MDB, também comemorou o cinquentenário da Casa do Ceará. Frisou em seu discurso que os cearenses radicados em Brasília sempre tiveram participação política e social ativa, inclusive na consolidação da nova capital e na aprovação da atual constituição. "A Casa do Ceará continua servindo à sociedade com serviços relevantes", completou.