Publicador de Conteúdos e Mídias

Capital Fashion Week começa hoje na Câmara Legislativa

Publicado em 28/11/2011 08h55
O Capital Fashion Week (CFW) será aberto nesta segunda-feira (28), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com uma sessão solene, às 14h30, proposta pelo deputado Joe Valle (PSB), seguida de desfile de Miranda Castro Jóias. O tema desta 11ª edição do CFW será A nova moda brasileira nasce em Brasília. A programação, que se estenderá até a próxima quarta-feira (30), inclui, além dos desfiles, palestras e debates sobre diversos temas ligados à moda brasileira, com participação de especialistas de renome. O evento contará também com estandes montados por grifes de destaque no Distrito Federal. (Confira abaixo a programação completa)O presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício, garante que "a Casa do Povo estará sempre aberta a manifestações que contribuam para o desenvolvimento artístico, cultural, social e econômico do Distrito Federal, como é o caso do Capital Fashion Week".

Por sua vez, o deputado Joe Valle, autor da iniciativa de realizar o evento na sede da Câmara Legislativa, ressalta a importância do Capital Fashion Week para a economia do Distrito Federal. Ele lembra que Brasília detém o status de terceiro pólo consumidor do mercado de luxo no Brasil e conta com 21 shopping centers - o maior número por habitante de todo o Brasil. São 3,2 mil lojas nos estabelecimentos, que geram cerca de 26 mil empregos diretos e 40 mil indiretos.

Observa, ainda, que em sete anos o CFW promoveu 40 fábricas de moda locais e lançou novos estilistas que hoje se destacam no mercado local e internacional. Além disso, trouxe cinco desfiles de grifes internacionais - a convite de embaixadas - e prestigiou o trabalho de 45 grupos de produção. Desde a sua primeira edição, em 2005, participam diretamente do CFW cerca de cem categorias de atividades profissionais, dentre elas agências de criação, agências de modelos, serviços de catering, assessorias artísticas, iluminação, trilhas sonoras, engenharia, eletricidade, montagem de estruturas e várias outras.

"A moda é uma vocação da economia do Distrito Federal. Hoje já temos ótimos cursos de moda, além de jornais, revistas e blogs especializados, mas temos que continuar lutando pelo desenvolvimento desse importante setor", acrescentou Joe Valle.

Considerado o maior evento de moda do Centro-Oeste e o terceiro do Brasil, o Capital Fashion Week foi lançado em 2005 pela empresária Márcia Lima e já revelou 35 novos talentos, jovens estilistas que hoje trabalham em fábricas, estudam no exterior, atuam como professores ou desenvolvem projetos inovadores em Brasília. Os mais destacados apresentam sempre suas coleções no Capital Fashion Week, que nas suas edições costumam movimentar público de 20 a 30 mil pessoas, despertando grande interesse da população local.

O CFW também foi responsável pelo lançamento de grifes locais, que têm apresentado suas peças em desfiles nos grandes centros mundiais. O evento tem o reconhecimento da Apex-Brasil, da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Textil e de Confecção) e da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), entidades parceiras e patrocinadoras desde 2007.

Novos talentos - As instituições de porte nacional e internacional que patrocinam o CFW vêem o evento como instrumento para alavancar o desenvolvimento da moda no Centro-Oeste, abrindo oportunidades para exportação e venda em outros centros do país. Neste ano alguns fatos demonstram o papel do CFW como construtor de um projeto de moda a partir do Centro-Oeste. Um destaque foi a posição assumida por dois estilistas do CFW, descobertos recentemente pelo concurso Novos Talentos do Capital Fashion Week.

Anna Paula Osório ficou em primeiro lugar no concurso nacional da Casa dos Criadores de São Paulo, com Sean Marcucci na terceira colocação.
 Os dois estão sendo chamados a participar de eventos de moda nos grandes centros brasileiros e em alguns países. Akihito Hira, outro "estilista do CFW", tem convite para desfilar no New York Fashion Week.

Programação da 11ª Edição do Capital Fashion Week, de 28 a 30/11/2011, na Câmara Legislativa do Distrito Federal:

28 de novembro, segunda-feira

14h30 – Sessão solene no Plenário da Câmara Legislativa, seguida de desfile de Miranda Castro Jóias.

Desfiles:

17h – Camila Prado

18h – Fashion Inclusivo – Paranoarte

19h – Osório – por Anna Paula Osório

20h – SummerShop

21h – Confraria

29 de novembro, terça-feira

Ciclo de Palestras no auditório da Câmara Legislativa:

16h – Apresentação de Pesquisa do Setor do Vestuário de Brasília – Sebrae-DF

17h – A Moda Brasileira no Mercado Internacional – Marco Aurélio Lobo – Apex-Brasil

18h – Mercado de Luxo x Mercados Emergentes: Perspectivas para 2012 – André Von Ah

19h – Case: internacionalização da Marca Havaianas – Angela Hirata. Mediador: professor Marco Antônio Vieira, coordenador de Moda do IESB

30 de novembro, quarta-feira

Desfiles:

 16h – Vila Kids

17h – Luciana Machado, Eliana Murargy e Hudson Lucas

17h40 – Ivan Hugo

18h20 – Fernanda Ferrugem

19h – Sakina

20h – IESB

21h – Romildo Nascimento para Diana Goes

Mais notícias sobre