Publicador de Conteúdos e Mídias

Campanha Leitura para Todos arrecada livros na Câmara Legislativa

Publicado em 28/10/2015 10h14

Quem tiver interesse em doar livros em prol da Fundação e Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) pode fazer isso até amanhã (29) na Galeria do Espelho D'Água da Câmara Legislativa do DF, onde está sendo realizada a campanha Leitura para Todos. A campanha de arrecadação de livros faz parte da programação comemorativa à Semana Nacional do Livro e está sendo realizada na CLDF por iniciativa do gabinete do deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB).

A programação conta, ainda, com apresentações culturais e com uma feira do livro, voltada para a exposição e vendas de obras de escritores do Distrito Federal, entre eles, Gustavo Dourado, presidente da Academia de Letras de Taguatinga, Helenah, Vô Judson, José Aureliano dos Reis, José Orlando Pereira da Silva, Conceição de Maria Tavares dos Santos, Silas Pereira de Andrade e outros.

Gustavo Dourado sugere que a feira do livro seja incorporada ao calendário da Câmara Legislativa e ressaltou a importância do estímulo à leitura. "Os escritores brasilienses devem ser levados à sala de aula, os alunos podem aprender a história do DF por meio da literatura. Esta previsão está na Leio Orgânica", explica o presidente da Academia de Letras de Taguatinga, que também doou livros para a Fundap.

Na feira do livro o público pode ver de perto algumas novidades como o livro interativo Os meus olhos que não eram meus, drama com suspense e mistério da escritora Helenah. Nessa obra o leitor, por meio do aplicativo QRCode, pode interagir e ver pelo celular algumas cenas descritas no livro, o que tem chamado a atenção principalmente dos adolescentes.

Na campanha Leitura para Todos o público pode conhecer também detalhes do programa Mala do Livro, que consiste em implantar bibliotecas domiciliares em todo o Distrito Federal. Criado em 1990, o programa amplia as possibilidades de acesso ao livro com a utilização de minibibliotecas instaladas em residências para atividades de empréstimos de livros. Tem como objetivos principais incentivar e formar o hábito de leitura, democratizar o acesso ao livro e à informação e apoiar o exercício da cidadania. Inscrições e doações para a Mala do Livro podem ser feitas por meio dos telefones (61) 3325-2607 e (61) 3325-6265 – e-mail: maladolivro@gmail.com.

Nesta quarta-feira, duas apresentações culturais chamaram a atenção de quem passava pela Câmara Legislativa. A Trupe da Aurora, formada pela escritora Leia Batista e pelo companheiro dela, o músico Wilson Neto, interpretou algumas obras infantis escritas pela autora. O casal circula pelo país em uma kombi, levando cultura e arte para alunos de escolas públicas e particulares. De Brasília os artistas, que são de Santa Catarina, seguem para Ipameri (GO) e depois para outras cidades goianas.

Alunos da creche Cantinho do Girassol, que fica em Ceilândia, fizeram uma apresentação de dança. A instituição faz o atendimento de 551 alunos carentes da faixa de um a 14 anos.

 

 

Mais notícias sobre