Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara Legislativa faz homenagem a taquígrafos

Publicado em 14/05/2009 18h08
A homenagem que a Terceira Secretaria da CLDF prestou hoje (14) aos taquígrafos foi inédita na história da Casa. A declaração foi feita pela chefe do setor de Taquigrafia, Aya Thuin, durante lanche oferecido pelo deputado Milton Barbosa (PSDB), terceiro secretário, no próprio local de trabalho dos profissionais. Os funcionários das seções de Apoio ao Plenário e da Ata e Súmula também participaram da confraternização. Ao final, Milton Barbosa distribuiu batons como homenagem pelo Dia das Mães.

O presidente da Câmara, deputado Leonardo Prudente (DEM), também participou da homenagem e confessou estar visitando a Taquigrafia pela primeira vez, desde que iniciou o mandato parlamentar. Ele se declarou "um parceiro do nobre trabalho dos taquígrafos" e elogiou a iniciativa de Milton Barbosa.

O setor de Taquigrafia está vinculado à Terceira Secretaria. Barbosa disse ter "profunda admiração" pelo trabalho dos taquígrafos. "Sou fã da atividade. Entendo a importância dos profissionais para o trabalho da Câmara e gostaria de aumentar o número de servidores. Os taquígrafos desempenham um trabalho que representa a espinha dorsal das atividades desta Casa", enalteceu.

Aya Thuin, há 18 anos como funcionária da Taquigrafia, contou que o número de servidores é insuficiente para atender com maior agilidade o trabalho da CLDF e das comissões. O problema se agrava com aposentadorias e profissionais que deixam a Casa por terem sido aprovados em concursos em outras instituições.

Nara Rúbia Bastos e Tatiana Amorim Pacheco, também taquigrafas, destacaram o profissionalismo e qualidade tanto dos profissionais como do ambiente de trabalho.

 O dia do Taquigrafo é comemorado no dia 3 de maio, data que coincide com a abertura da primeira Assembléia Nacional Constituinte, em 1823.

Mais notícias sobre