Câmara Legislativa comemora os 48 anos do Guará
Câmara Legislativa comemora os 48 anos do Guará

Para comemorar os 48 anos do Guará, a Câmara Legislativa realiza nesta quinta-feira (11), às 19h, na Administração Regional daquela cidade, sessão solene com a participação de parlamentares, representantes da comunidade, moradores, empresários e autoridades governamentais. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Rodrigo Delmasso (Podemos), que reside na cidade.
O Guará foi criado em 1969 com o objetivo de abrigar servidores públicos do Distrito Federal e trabalhadores do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O nome da região é uma homenagem ao lobo-guará, espécie típica do Cerrado, encontrada comumente antes da urbanização.
As primeiras casas da cidade foram construídas por meio de mutirões. Mas nos últimos anos houve uma mudança no perfil urbanístico local, a partir da construção de sobrados e condomínios mais sofisticados, evidenciando saltos socioeconômicos.
Alvo de forte adensamento desde a sua criação, o Guará passou a ser a décima região administrativa do Distrito Federal com a edição do Decreto n° 11.921, de 25 de outubro de 1989, que estabeleceu os novos limites dos núcleos residenciais do DF. O crescimento da cidade caminha junto com as oportunidades abertas pela expansão imobiliária.
De acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2015, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o Guará, entre as 31 regiões administrativas do Distrito Federal, é a sexta com maior renda per capita — R$ 2.683 mensais. A população estimada é de 132 mil habitantes.
Economia - Nos últimos anos, o Guará tornou-se um grande polo de desenvolvimento econômico do DF, com destaque para o comércio. São mais de 5.500 empresas dos mais diversos segmentos, que incrementam a geração de empregos, sendo que a grande maioria delas (quase 90%) é controlada pelos próprios moradores da cidade. Símbolo da cidade, a Feira do Guará atrai milhares de pessoas todos os dias. O Polo de Modas reúne cerca de 200 empresas de confecção e emprega mais de mil pessoas.
No Setor de Oficinas Sul (SOF Sul) há cerca de 600 lojas do ramo de reparação de veículos e acessórios. Além disso, a região abriga o maior número de shoppings do DF e hipermercados, como o Park Shopping, Casa Park, Free Park, Extra, Leroy Merlin e Carrefour Sul.
O Guará também é dotado de vasta área verde. Os habitantes locais podem usufruir de três parques: O Parque Ecológico do Guará, o Bosque dos Eucaliptos e o Parque Vivencial Dener, todos com infraestrutura.