Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara Legislativa celebra Dia do Perito Criminal

Publicado em 06/12/2022 12h13

Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

O deputado Cláudio Abrantes, propositor da homenagem, destacou que o trabalho dos peritos é importante para que a Justiça chegue à verdade dos fatos

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e YouTube, a Câmara Legislativa comemorou, em sessão solene na manhã desta terça-feira (6), o Dia do Perito Criminal no auditório do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). “É um momento de reconhecimento aos peritos criminais do DF pela trajetória, pelo trabalho feito pela sociedade e pela competência, na vanguarda da polícia forense do País, que nos enche de orgulho”, afirmou o autor da homenagem, deputado Cláudio Abrantes (PSD), que pertence à categoria.

Ao enfatizar que, por meio de sua atuação parlamentar, trabalha para manter a perícia do DF no patamar de excelência que ela se encontra, Abrantes destacou “a maneira correta de trabalhar, de observar os fatos, colher os vestígios e tomar a decisão voltada para a verdade”.

O corregedor-geral da Polícia Civil do DF (PCDF), Adval Cardoso, parabenizou a categoria e sublinhou o reconhecimento nacional ao trabalho da perícia criminal do DF. Do mesmo modo, exaltou o trabalho da perícia criminal do DF a presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Ana Izabel Alencar. “A perícia do DF é uma das melhores do País”, disse, ao pontuar a seriedade da atuação na solução de crimes. 

 

Verdade dos fatos
 

 

 

Em nome da categoria, a diretora da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Mariana Cristina Melo, agradeceu a homenagem. Segundo ela, muitos cidadãos desconhecem a importância social da perícia criminal, ligada à inviolabilidade dos direitos à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade. Ela defendeu o compromisso com o resultado e com a eficiência via inovações tecnológicas e capacitação dos recursos humanos. “Vamos continuar na luta para buscar a verdade real dos fatos, pois nisso consiste o nosso trabalho”, declarou Mariana Melo.

A essência da nossa atividade é a reconstrução da realidade por meio da ciência, ressaltou o diretor do Instituto de Criminalística, Fábio Braga, ao parabenizar os profissionais.

O compromisso com a verdade real dos fatos também foi a defesa do diretor do Departamento de Polícia Técnica, Raimundo Cleverlande Melo, que ainda salientou a importância da prestação de contas dos serviços públicos desenvolvidos pela entidade. 

 

Investimentos

 

Por sua vez, o presidente da Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), André Meirelles, contextualizou o dia 4 de dezembro, data que marca o nascimento do patrono da perícia criminal, Otacílio de Souza Filho. Ele também pontuou os regramentos e as crises pelas quais a carreira atravessou, ao enfatizar a importância do diálogo na defesa da ampliação do quadro de servidores, da recuperação do poder de compra, da melhoria das condições de trabalho através de investimentos em capacitação, tecnologia e equipamentos.

Ao término do evento, o deputado Abrantes entregou moções de louvor a peritos criminais que se destacaram em suas áreas de atuação, como Daniel Caldas, Fábio Rodrigues e Raimunda Rocha.

Leia Mais

Lei 11.654/2008, que institui o 4 de dezembro como o Dia Nacional do Perito Criminal

Franci Moraes - Agência CLDF