Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara homenageia embaixador dos Estados Unidos

Publicado em 12/06/2013 12h13
O embaixador dos Estados Unidos da América no Brasil, Thomas Shannon, será homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Brasília em sessão solene no plenário da Câmara Legislativa, nesta quinta-feira (13), às 10h. "A história do embaixador com Brasília data de mais de duas décadas", observa o presidente da CLDF, deputado Wasny de Roure (PT), autor da homenagem.
 
Antes de se tornar embaixador, no final de 2009, Shannon já havia residido em Brasília, onde atuou como assessor especial do então embaixador dos Estados Unidos, entre 1989 e 1992. "Desde então, ele e a família – sua mulher, a guatemalteca Maria Guisela Letona, e seus dois filhos, Thomas e John – se identificaram completamente com a cultura e o estilo da cidade", conta Wasny.
 
Thomas Shannon tem atuado em diversas frentes para intensificar a parceria entre o seu país e o Brasil. O distrital cita, por exemplo, os programas de intercâmbio para estudantes e professores, além de ações de cunho social.
 
Exposição – Por ocasião da homenagem ao embaixador, está montada, no Espaço Cultural da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a exposição A Sense of Place – Lugares, que apresenta registros fotográficos dos parques nacionais do Oeste dos Estados Unidos pela lente do fotógrafo brasiliense Eduardo Moreira; imagens da Rota 66 – estrada americana que inspirou artistas de várias categorias e tendências; reproduções fotográficas de obras da arte afro-americana do Virginia Museum of Fine Arts; além de uma mostra dedicada às atividades da rede Companheiros das Américas (Partners of the Americas).
 
O núcleo dos Companheiros das Américas traz fotografias que registram os programas de intercâmbio e parceria entre o Comitê Brasília e o Comitê Washington (EUA) do programa, numa relação bilateral de amizade que já dura cerca de cinco décadas. Nos últimos 10 anos, a atuação tem sido, marcadamente, na área de educação e cultura.
 

Mais notícias sobre