Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara discute capacitação e inserção de deficientes

Publicado em 30/08/2007 17h07
A qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência foram abordadas, em Comissão Geral, na tarde desta quinta-feira (30) na Câmara Legislativa.
 O deputado Benício Tavares (PMDB) - autor da iniciativa - defende que o encontro não quer privilegiar nenhum trabalhador, mas empregar os deficientes em condição de desempenhar suas atividades com capacidade plena.

Estiveram presentes ao plenário representantes do GDF, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra) e de associações que lutam pelos direitos dos deficientes. Os deputados Bispo Renato (PR), Eurides Brito (PMDB) e Aylton Gomes (PMN) participaram do evento que teve tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Benício observa que o grande empecilho para a inserção dos deficientes não reside na falta de leis, mas na falta de qualificação: "Lutamos hoje para que a pessoa com deficiência, devidamente qualificada, se enquadre no perfil que a vaga exige. E que essa capacitação seja direcionada aos vários tipos de deficiência".

Mais notícias sobre