Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara deve apoiar implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília

Publicado em 03/05/2013 16h12

A Câmara Legislativa foi convidada nesta sexta-feira (3) para integrar o movimento de implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília. Em reunião com a coordenadora do projeto, Monika Menkes, o presidente da Casa, Wasny de Roure (PT), conheceu o proposta da primeira exposição do museu: "Cerrado: uma janela para o planeta", marcada para outubro deste ano.

Apesar da expectativa de que o primeiro módulo do museu fique pronto em 2014, a primeira exposição vai acontecer antes da conclusão do espaço físico, a ser construído no Eixo Monumental, próximo ao Planetário. A mostra sobre o cerrado será realizada no Museu da República e no Jardim Botânico, simultaneamente, incluindo oficinas e trilhas interativas. A curadoria é do diretor do Museu CosmoCaixa de Barcelona, Jorge Wagensberg, conhecido mundialmente pela prática de aliar conhecimento científico e emoção.

"É uma exposição de grande porte, com fotografias, vídeos, acervos, tecnologia e muita interatividade", explica Menkes. Segundo ela, na área central do Museu da República, os visitantes poderão ver duas árvores do Cerrado com as suas raízes, uma virada para cima e outra para baixo, para se ter ideia da profundidade das raízes das árvores do Cerrado "É por isso que elas se mantêm durante todo o período da seca", conta a coordenadora do projeto. "Essas árvores ficarão girando por meio de mecanismos adequados para a sua sustentação, para que sejam observadas bem em toda a sua grandeza", acrescentou.

Museu – O projeto do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília se encontra em fase de captação de recursos. Segundo a coordenadora, o trabalho conta com apoio da UnB, do governo local e de diversos ministérios. "Pedi informações para nos atualizarmos sobre o ponto em que está o debate, tanto sobre o museu, como a respeito da exposição, para apresentar aos demais parlamentares. A Câmara quer fazer parte deste projeto que têm um caráter pedagógico importante", ressaltou Wasny de Roure.

Mais notícias sobre