Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara comemora o Dia do Enfermeiro

Publicado em 12/05/2011 11h58
O trabalho dos enfermeiros e a sua essencial contribuição à saúde foram destacados nesta quinta-feira (12) pela deputada Celina Leão (PMN), ao abrir o Seminário Brasiliense de Enfermagem na Câmara, promovido no auditório da Casa pelo seu gabinete e o Grupo Somos 8 por 12, com apoio de diversos órgãos e empresas do setor.

A deputada observou que esta é a primeira vez que a Casa abriga um evento de tal magnitude no campo da saúde e que está solidária com o pleito da categoria, que reivindica jornada de trabalho semanal de 30 horas. Essa é a proposta do PL 2295/2000, em tramitação na Câmara Federal, cuja prioridade de votação já foi pedida pelo próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
  A jornada de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem é recomendada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), conferências nacionais, estaduais e municipais de saúde, em razão dos riscos ocupacionais a que esses profissionais estão expostos no desenvolvimento de suas atividades laborais.

Concluída a primeira etapa dos trabalhos, foi realizada sessão solene pelo Dia do Enfermeiro, que é comemorado hoje, 12, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, pela atuação relevante no campo da enfermagem moderna.
 No Brasil, a data rende homenagens também a Anna Nery, primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Seminário - Após a abertura dos trabalhos, a nutricionista Adriana Pederneiras, gerente dos cursos de mestrado e doutorado da Escola Superior de Ciências da Saúde do GDF (ESCS/FEPECS), proferiu palestra sobre "O Estado Nutricional do Idoso e sua Importância para a Enfermagem".

Em seguida, o professor Rinaldo de Souza Neves, docente da Escola de Graduação em Enfermagem da ESCS/FEPECS, discorreu sobre a sistematização da assistência de enfermagem da Secretaria de Saúde do DF.

Os trabalhos prosseguem à tarde, com o "Curso de Enfermagem em Imunização", que será desdobrado em diversos segmentos, sob a responsabilidade das enfermeiras Marisa Leite Bichara, Sirlene Pereira, Nancy Pereira Moreira, Lilia Elizabeth Soares Souza, Lacita Skalinski e Marta Carvalho. Duas oficinas serão promovidas também sobre o "HPV (Papiloma Virus Humano) - Mitos e crenças" e "Insulinoterapia".

Mais notícias sobre