Câmara comemora data internacional lançando Frente da Juventude
Câmara comemora data internacional lançando Frente da Juventude
A Câmara Legislativa realiza, às 19h desta sexta-feira (14), sessão solene para comemorar o Dia Internacional da Juventude e, ao mesmo tempo, fazer o lançamento da Frente Parlamentar da Juventude, conjunto de deputados distritais que se dedicarão com mais assiduidade à causa. A Frente foi proposta pelos deputados Júlio Cesar (PRB), Israel Batista (PV) e Luzia de Paulo (PEN), bem como a comemoração da data.
A Organização das Nações Unidas (ONU) define como jovens aqueles com idades entre 15 e 24 anos. Os jovens representam 18% da população global ou 1,2 bilhão de pessoas, 87% dos quais vivem em países que enfrentam problemas decorrentes da escassez de recursos financeiros, sobretudo nas áreas de saúde, educação e emprego.
"Nesta fase", diz o deputado Júlio César no requerimento de lançamento da frente parlamentar, "as funções vitais atingem sua plenitude. É a idade de ouro da vida, onde a energia e vitalidade são as características principais, mas também a mais exigente na preparação para a entrada no mundo adulto".
O Dia Internacional da Juventude celebra-se em 12 de agosto por resolução da Assembleia Geral da ONU, em 1999, em resposta a recomendação da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa de 8 a 12 de agosto de 1998. Nesse dia o mundo é convidado a refletir sobre os problemas dos jovens, que são o futuro das nações, mas muitos não têm educação, liberdade e oportunidades de se desenvolver de maneira digna, conforme o requerimento para comemoração da data na Câmara Legislativa.
Em todo o mundo acontecem manifestações, debates e atos públicos e muitas instituições, como museus e galerias de arte, oferecem acesso gratuito aos jovens. Transporte público, cinemas e lojas comerciais também costumam promover campanhas para assinalar a data.