Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara comemora 50 anos da primeira turma de oficiais do Corpo de Bombeiro

Publicado em 04/05/2018 14h00

Para comemorar os 50 anos da 1ª turma de oficiais do Corpo de Bombeiro do DF, a Casa realizou solenidade em plenário na tarde desta sexta-feira (4). O deputado Lira (PHS), que presidiu o evento, lembrou que a "instituição completará, no próximo dia 2 de julho, 162 anos salvando vidas". Lira, que é presidente da Comissão de Segurança da CLDF, agradeceu aos 21 alunos da primeira turma que vieram à Casa participar das comemorações.

O atual comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Luiz Claudio Barbosa Castro, lembrou que muitos dos oficiais da 1ª turma, presentes hoje em plenário, vieram caminhando do Rio de Janeiro para Brasília em 1960. "O nosso corpo de bombeiros tem credibilidade perante à sociedade, qualidade oriunda dos ensinamentos desses oficiais", destacou.

História – O comandante da Escola de Oficiais (EFO) em 1968, coronel Paulo José Santos, lembrou que a criação da escola em Brasília foi estratégica "porque os bombeiros têm tradições e valores próprios, como o foco humanitário, que preza a vida humana acima de tudo". Ele contou que, como não havia quadros próprios nos anos 1960, a escola adotou professores da Universidade de Brasília e da Secretaria de Educação, além de dois oficiais do Rio de Janeiro. Para o comandante, essa formação inicial influenciou a cultura humanista do Corpo de Bombeiros do DF, que até hoje é referência nacional.  

Entre os fatos históricos, Santos narrou que a Banda de Música do Corpo de Bombeiros de 68 rompeu barreiras na época, viajando pelo Centro-Oeste, região inóspita naquele período. "Viajamos muito, tivemos grandes plateias e concertos de qualidade", recordou, ao lembrar que a música angariou o carinho e o respeito da população. Durante a solenidade em plenário, houve apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

O aluno da primeira turma de oficiais de Brasília, Ronaldo Bastos Reis, agradeceu a homenagem em nome dos colegas. Também aluno da turma de 68, Carlos Alberto Nascimento, lembrou que hoje (4) é o dia de São Floriano, padroeiro dos bombeiros, e quando se comemora o Dia Mundial dos Bombeiros.

Mais notícias sobre