Procurador-geral do MPDFT é o novo cidadão honorário de Brasília

Publicado em 27/09/2023 11h26

Foto: Gabrielle Barreto/Gab. Wellington Luiz

Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur foi outorgado com o Título de Cidadão Honorário de Brasília em solenidade da CLDF nesta terça-feira (27). O condecorado é o procurador-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A sessão solene foi transmitida pela TV Câmara Distrital e contou com a presença de amigos e autoridade no plenário da CLDF.

“É com muita alegria e felicidade que te entregamos esse título. Brasília se sente muito honrada com isso e nós, que estamos representando a população, nos sentimos extremamente felizes”, disse o presidente CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), autor do projeto de decreto legislativo que concedeu o título ao procurador-geral.

Já a vice-governadora, Celina Leão, ressaltou o lado humanitário de Georges, para além de seus títulos acadêmicos no meio jurídico. “Nós estamos no momento em que a sociedade tem que parar de disputar títulos e disputar a humanidade. A única coisa que nós vamos deixar nessa vida são legados, eu tenho certeza que vossa excelência já está deixando o seu legado, tendo conquistado o respeito de seus pares.”

Em seu pronunciamento, o homenageado destacou a vocação pelo direito e pelo o diálogo interinstitucional como peça fundamental para a sociedade.

“Eu afirmo com alegria que minha vocação foi definida muito cedo quando ingressei no curso de direito. No MPDFT, conheci as responsabilidades que assumiria junto à sociedade, só não conhecia a dimensão dos desafios que me aguardavam. A construção de uma sociedade melhor, o bem-estar do cidadão, a proteção dos direitos e a promoção de igualdade são desafios que nos unem enquanto instituições representantes do poder público.”

"Casa dos Brasileiros"

O carioca George Seigneur também destacou que é em Brasília que todos os brasileiros se encontram.

“Brasília é a casa dos brasileiros. Brasília, para mim, é a definição do sonho que se torna realidade. É sinônimo de força, fé e de trabalho. Estou orgulhoso por ser reconhecido como cidadão honorário dessa cidade que me acolheu em seus braços e me confiou a missão de atuar pela proteção dos direitos. Agradeço ao DF e à população por acreditar no MP e no trabalho que exercemos.”

Por fim, o procurador agradeceu o apoio familiar de todos aqueles que fizeram parte da carreira profissional no direito.

“A convivência com pessoas comprometidas, motivadas e competentes foi um diferencial em minha vida e cada um de vocês aqui neste recinto tem uma história e uma trajetória de vida que merece ser contada nesse momento em que tenho o privilégio da palavra.”

Para o Defensor Público do DF, Dr. Celestino Chupel, o reconhecimento é um ato dedicado a uma vida dedicada à sociedade de Brasília. “Ao mesmo tempo em que essa Casa reconhece o seu serviço, traz ao procurador uma grande responsabilidade de continuar trilhando esse caminho de grandes feitos e virtuoso, em benefício da nossa sociedade Brasília.”

Por sua vez, o desembargador Roberval Belinati, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF, afirmou que o momento foi importante e histórico, pois Georges é "um jovem procurador com inteligência a serviço do Brasil e possui currículo que retrata uma carreira pública vitoriosa".

“Foi servidor do MPDFT, assessor de políticas institucionais, chefe de gabinete e assessor parlamentar. Atuou em diversas promotorias criminais, na promotoria de Fundações, e coordenou eleições para o conselho tutelar. Também integrou o gabinete de crise das ações necessárias na pandemia. Temos orgulho de conhecer Georges por ser inteligente, humilde e profissional comprometido com nossas leis”, destacou Roberval.

Para o conselheiro do Conselho Nacional do MPDFT, Moacyr Rey, sob o mandato de George, houve uma proximidade importante entre Ministérios Públicos e Governo do DF.

“O Conselho Nacional percebe o relacionamento muito próximo que o Ministério Público Estadual têm com o Legislativo, Executivo e Judiciário. A gente acredita muito nessa aproximação, não só geográfica, mas como um diálogo institucional, permanente, constante e frutífero, podendo construir soluções junto com os três poderes.”

“Quero dizer que Georges não é unanimidade apenas no parlamento do DF, mas no Conselho Nacional e por onde passa com seu talento. Ele tem capacidade ímpar de agregar, somar, dialogar e mesmo com momentos delicados, ele mantém um sorriso no rosto o que traz a todos nós um alento no dia a dia”, citou o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, César Bachara.

Joás Benjamin (Estagiário) - Agência CLDF