Audiência Pública discute impactos do projeto Zona Verde em Brasília
Audiência Pública discute impactos do projeto Zona Verde em Brasília
Proposta do GDF prevê a implantação de sistema de estacionamento rotativo pago em áreas do Plano Piloto
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Debate, proposto pela deputada Paula Belmonte, aborda o custo financeiro para a população e a privatização do espaço público
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta terça-feira (2), às 19h, uma audiência pública para debater o Projeto Zona Verde, elaborado pelo Poder Executivo e que prevê a implantação de um sistema de estacionamento rotativo pago em áreas públicas da capital. O encontro ocorrerá na Escola Classe da 102 Sul, no Plano Piloto.
A reunião, proposta pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), tem como tema “Mais custo para o cidadão, menos espaço público em Brasília” e busca ouvir a sociedade sobre os impactos da medida.
Segundo a parlamentar, o projeto tem gerado preocupação entre moradores, comerciantes e trabalhadores, principalmente, pelo aumento do custo para o cidadão, a redução de vagas gratuitas e os efeitos sociais e econômicos.
Belmonte argumenta que Brasília, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, foi concebida como cidade-parque, com ampla disponibilidade de espaços públicos e que a cobrança pelo uso dessas áreas “levanta questionamentos sobre o direito de ir e vir, o acesso democrático à cidade e a função social do espaço público”.
A audiência contará com a participação de representantes do Governo do Distrito Federal, especialistas em mobilidade urbana, entidades de defesa do consumidor, além de moradores e comerciantes locais.
“O objetivo é promover um momento de escuta e diálogo com a população, fundamental para garantir que qualquer política de mobilidade urbana seja construída de forma participativa, equilibrando a busca por eficiência na gestão do trânsito com a preservação dos direitos do cidadão e o uso democrático dos espaços públicos”, explicou a deputada. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da TV Câmara Distrital.
Christopher Gama - Agência CLDF