Arlete critica mudanças na área tombada e GDF diz que enviará revisão PPCUB

Publicado em 06/10/2020 14h36

Um dos assuntos discutidos pelos deputados distritais na sessão extraordinária remota da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (6) foi a possibilidade de mudanças nos gabaritos da área tombada. A deputada Arlete Sampaio (PT) afirmou que a Câmara deveria cobrar do GDF o envio do projeto de revisão do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), especialmente devido aos rumores de propostas para permitir residências no Setor Comercial Sul (SCS) e de construções nas proximidades do estádio Mané Garrincha.

Na opinião da distrital, o governo não pode ir mexendo na área de preservação pontualmente. Segundo ela, o projeto do PPCUB já estava pronto no governo Agnelo e, depois de seis 6 anos, ainda não foi enviado para discussão na Câmara.

Em resposta às críticas da colega, o deputado Cláudio Abrantes (PDT), líder do governo, informou que o projeto deverá ser encaminhado para análise dos distritais ainda este ano ou no início de 2021. Abrantes salientou ainda que já existe uma Lei que permite construções nas proximidades do estádio. De acordo com ele, já foi feito até um concurso de arquitetura para a área e o projeto já recebeu parecer favorável do Iphan, responsável pelo tombamento.

Em relação ao SCS, Abrantes disse que o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), atualizado em 2012, já prevê a revitalização da área central.

Correção de falhas na BR-060

Também na sessão desta terça-feira, o deputado Jorge Vianna (Podemos) cobrou do DER ações para corrigir falhas nas faixas de desaceleração de dois retornos na BR-060, nas proximidades do restaurante comunitário de Samambaia. O distrital quer que o órgão faça uma avaliação e notifique a empresa concessionária da rodovia para corrigir os problemas, que provocam engarrafamentos e acidentes. "O lugar é extremamente perigoso e ninguém faz nada. Todos os dias têm acidente naquela região", completou.

Luís Cláudio Alves
Foto: Carlos Gandra/CLDF