Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos da Escola Classe Basevi, de Sobradinho, visitam a CLDF

Publicado em 28/09/2011 17h16
Cerca de 100 alunos do 3º ao 5º ano da Escola Classe Basevi, de Sobradinho, acompanhados de nove professores, visitaram pela primeria vez a Câmara Legislativa dentro da programação do Projeto Cidadão do Futuro. O projeto é desenvolvido pela Escola do Legislativo (Elegis) em parceria com a unidade de Saúde e Educação da Assessoria Legislativa da CLDF.

Durante a visita os estudantes do ensino fundamental ouviram uma palestra proferida pelo consultor legislastivo José Edmar de Queiroz, que falou sobre as funções e atividades da Câmara e dos deputados distritais, além da importância do Poder Legislativo para a democracia.

Os alunos demonstraram especial interesse sobre a elaboração das leis e pelas diferenças entre as funções do governador do DF e dos deputados distritais. Para eles, as prioridades das autoridades deveriam se concentrar na solução dos problemas relativos à saúde, segurança e transporte. Ao final da visita os alunos visitaram o Plenário da Cãmara Legislativa, onde acontecia a sessão ordinária.

A diretora da escola, Maria da Glória Borges Pinheiro, disse que a visita à Câmara Legislativa é fundamental para a formação dos alunos.
 "Nessa atividade eles aprendem, desde cedo, a importância da representação política e da ética e cidadania para que tenhamos uma sociedade justa e igualitária", acrescentou.
 Maria da Glória observou, ainda, que a Escola Classe Basevi fica na área rural de Sobradinho, na região do Grande Colorado.
 Muitos dos alunos da instituição visitaram hoje pela primeira vez o Plano Piloto. Outros já estiveram com a presidente Dilma Rousseff, em junho, quando ela recebeu o presidente da Venezuela, Hugo Chaves.

A responsável pelo Núcleo de Projetos Especiais da Elegis e coordenadora do projeto Cidadão do Futuro, Maria dos Remédios Albuquerque, disse que além dessa atividade voltada para os alunos do ensino fundamental, a Escola do Legislativo realiza outra atividade voltada para alunos do ensino médio, que é o Projeto Jovem Cidadão.

Segundo ela, os dois projetos têm como principal meta possibilitar a compreensão sobre o Poder Legislativo e contribuir para a educação e formação política das crianças e adolescentes do DF. As visitas de alunos à sede da CLDF ocorrem às quartas-feiras, à tarde (Cidadão do Futuro) e às sextas-feiras, pela manhã (Jovem Cidadão). As escolas interessadas em participar dos projetos podem agendar suas visitas por meio dos telefones (61) 3348-8514 e (61) 3348-9205.

Mais notícias sobre