33 anos da Emater-DF são comemorados na Câmara
33 anos da Emater-DF são comemorados na Câmara

Oito deputados compareceram à sessão para dar seu apoio à Emater que, segundo Washington Mesquita (PSDB), ocupa-se tanto com a agricultura familiar e o agronegócio, colocando o DF como um dos maiores produtores de pimentão do país. Agaciel Maia (PTC) defendeu a reestruturação da empresa, para que possa exercer sua missão sem altos e baixos.
Olair Francisco (PTdoB) analisou as dificuldades dos produtores rurais e apontou os bons serviços prestados pela Emater-DF, para cobrar um melhor suporte às empresas públicas do DF. A presença e valorização da mulher na agricultura do DF foi destacada pela deputada Luzia de Paula (PPS), que disse ver na agricultura e na educação as pastas mais importantes de um governo.
Avaliando que a comemoração dos 33 anos da Emater-DF é simbólica, mas garantindo que o pretexto serve a uma reflexão para que a empresa retome o lugar que lhe cabe como elo de ligação entre o conhecimento e os produtores, o deputado Wasny de Roure (PT) saudou aqueles que vivem em função de uma relação apaixonada com a terra.
Coube ao deputado Rôney Nemer (PMDB) cobrar do governo do DF uma resposta às reivindicações de aumento dos servidores da Emater-DF, observando que essa atenção seria uma das formas mais justas e devidas de comemorar o aniversário da instituição, que é viabilizada exatamente por seus servidores.
A valorização dos servidores da empresa foi também apontada pela deputada Celina Leão (PMN) não como uma deferência, mas como uma obrigação. Compareceu também à sessão, destacando, em mensagem, o bom trabalho da Emater-DF, o deputado Patrício (PT), presidente da Casa.
Além de grande número de servidores e convidados, participaram da sessão e se manifestaram o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Taveira Valadão; o presidente da Emater-DF, Reinaldo Pena Lopes; o diretor-executivo da empresa, Almeri da Silva Martins; o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu da Silva Martins; e o presidente da Associação dos Servidores da Emater, Hélcio Henrique Santos.
No dia que antecedeu e na manhã da sessão comemorativa, aconteceu uma mostra de artesanatos, flores e produtos alimentícios da agroindústria produzidos na área rural do DF, no hall de acesso ao plenário, com apoio da Emater. Servidores da Câmara e visitantes tiveram a oportunidade de degustar e comprar os produtos da mostra, a preços promocionais.