(Autoria: Deputados Chico Vigilante e Wellington Luiz)
Concede o título de Cidadão Honorário de Brasília ao futebolista, professor e treinador Vanderlei Luxemburgo.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:
Art. 1º Fica concedido o título de Cidadão Honorário de Brasília ao futebolista, professor e treinador Vanderlei Luxemburgo.
Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
O presente Projeto de Decreto Legislativo tem por objetivo conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao futebolista, professor e treinador Vanderlei Luxemburgo.
Após vitoriosa carreira como jogador de futebol profissional, Vanderlei Luxemburgo graduou-se em educação física, em 1983, pela Universidade Castelo Branco, ali concluindo uma pós-graduação como técnico de futebol no mesmo ano.
Tornou-se o treinador com maior número de títulos conquistados em campeonatos estaduais no século XXI, com nove conquistas. Em toda sua carreira, conquistou 14 campeonatos estaduais. Foi campeão em todos os quatro estados do Sudeste, sendo o maior campeão de estaduais da região (treze títulos) e do Paulistão (nove títulos).
Além disso, Vanderlei Luxemburgo é o treinador com mais títulos conquistados no Campeonato Brasileiro de Futebol (cinco conquistas), sendo, também, o mais vitorioso, com 356 vitórias. Treinou grandes equipes do futebol brasileiro (Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo, Cruzeiro, Atlético, Fluminense e Vasco) e mundial, como o Real Madrid, da Espanha, além da Seleção Brasileira. Foi eleito, em 1999, o melhor treinador de seleções do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.
Ele é uma das referências da chamada "escola brasileira de futebol", baseada na autonomia do jogador para se movimentar e tomar decisões dentro de campo.
Além dessa carreira profissional vitoriosa, Luxemburgo é um exemplo de profissional e cidadão comprometido com as grandes causas sociais.
Por conta desse trabalho, em 2011, quando treinava o Flamengo, recebeu da Academia Brasileira de Letras a Medalha Machado de Assis, a mais alta honraria da instituição.
Em 2018, lançou um canal no YouTube, com foco no futebol, abordando temas como análises táticas, comentários sobre campeonatos e entrevistas com personalidades do mundo dos esportes.
No início deste ano, passou a fazer parte do programa Galvão e Amigos, apresentado por Galvão Bueno, pela Rede Bandeirantes de televisão.
Pela importância e o exemplo de seu trabalho profissional e social para as antigas e novas gerações de desportistas e de cidadãos do Distrito Federal, consideramos mais que justo e merecido o reconhecimento desta Capital ao futebolista, professor e treinador Vanderlei Luxemburgo.
Sala das Sessões,
Deputado CHICO VIGILANTE deputado wellington luiz