Pastor Daniel de Castro

Pastor Daniel de Castro

Pastor Daniel de Castro

Primeiro Secretário

Nome completo: Daniel de Castro Sousa

Nascimento: 23/10/1967

Profissão: Advogado

Partido político: Progressistas (PP)

Gabinete: Nº 07 - 2º Andar

Redes Sociais

Biografia

Daniel de Castro Sousa, nascido em 1967 na cidade de Itapipoca, Ceará, mudou-se para Brasília ainda na infância. Vindo de uma família humilde, filho de um açougueiro do Supermercado Jumbo, Daniel sempre frequentou escolas públicas. Sua jornada profissional começou no Setor P Sul, em Ceilândia, onde desempenhou diversas funções, iniciando como Office Boy. Ele também atuou como Gerente no restaurante Giraffas e foi funcionário da SNI/ABIN.

A dedicação de Daniel aos estudos o levou a cursar a Academia de Polícia Civil do Distrito Federal, onde se formou como agente. Sua trajetória acadêmica e profissional não parou por aí: ele se tornou pastor, professor, cientista político e advogado, evidenciando seu compromisso contínuo com o aprendizado e serviço à comunidade.

Na política, Daniel destacou-se como Deputado Distrital, trazendo sua experiência diversificada para o cargo. Além disso, assumiu posições de liderança como Ex-Administrador de Vicente Pires – DF e de Taguatinga, onde contribuiu significativamente para o desenvolvimento dessas regiões. Sua história é marcada pela superação e pelo desejo de contribuir para a sociedade, refletindo seus valores e dedicação às causas públicas.

Família

Casado há 30 anos com Glaísa Castro, Daniel de Castro Sousa é um devotado pai de três filhas, das quais duas seguiram seus passos na advocacia. Sua abordagem na vida sempre foi pautada por uma visão de possibilidades e crescimento para aqueles ao seu redor, demonstrando um compromisso profundo com o bem-estar e desenvolvimento de sua família e comunidade.

O Pastor

Com uma formação em teologia pela Faculdade João Calvino, Pastor Daniel de Castro tem uma trajetória espiritual rica e dedicada. Durante 42 anos, congregou na Assembleia de Deus de Taguatinga (ADET), participando ativamente sob a liderança de pastores renomados como Eliseu Meneses e Antônio Venâncio, entre outros. Nos últimos 14 anos, tem se dedicado ao Ministério Madureira, onde além de exercer suas funções religiosas, também atuou como advogado da Convenção. Seu trabalho pastoral abrangeu diversas igrejas do Ministério de Madureira.

Além de sua vocação espiritual, Daniel de Castro Sousa equilibra habilmente seus papéis como servo de Deus, profissional, pai, marido e empresário. Seu compromisso e habilidade em conciliar essas diversas facetas de sua vida são um testemunho de sua capacidade de liderança, empatia e dedicação.

Vida Política

O Deputado Pastor Daniel de Castro se destacou no cenário político, inicialmente como suplente em duas eleições para deputado distrital. Nas eleições de 2014, concorreu pelo MDB, e em 2018, pelo PSC. Sua perseverança foi recompensada em 2022, quando foi eleito com 20.402 votos. Atualmente, ele não só exerce o cargo de deputado distrital, mas também desempenha a função de 1º secretário. Além disso, é membro ativo de várias comissões na casa legislativa, dedicando-se incansavelmente para realizar o melhor pelo Distrito Federal.

O Advogado

Formado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP) e com pós-graduação em Ciências Políticas, Daniel de Castro tem um histórico acadêmico robusto. Sempre em busca de crescimento profissional, ele participou de vários cursos para aprimoramento em sua área. Como advogado, o Pastor Daniel de Castro construiu uma carreira distinta, trazendo sua expertise jurídica não apenas para o ambiente legal, mas também para o âmbito político, onde promove a justiça e defende os princípios legais com sua experiência e conhecimento.

Regiões Administrativas

O Deputado Pastor Daniel de Castro tem dedicado esforços significativos às regiões de Vicente Pires, Águas Claras, 26 de Setembro e Riacho Fundo II. Ele se destaca por ter direcionado a maior parte de suas emendas parlamentares para estas áreas. Além disso, todas as escolas dessas regiões beneficiaram-se de emendas e melhorias promovidas pelo deputado, evidenciando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento comunitário.

Pautas do Parlamentar

Na arena política, o Deputado Pastor Daniel de Castro é reconhecido por sua fervorosa defesa de diversas causas significativas. Ele é um defensor dedicado dos direitos das mulheres, com um enfoque especial na luta "Contra o Feminicídio". Adicionalmente, como advogado da família, ele se posiciona firmemente como um parlamentar conservador de direita. Sua atuação política inclui esforços na construção de uma base de direita para os Patriotas, reforçando assim seu papel como um defensor desses valores.

Como parlamentar, Daniel de Castro também é um grande incentivador da educação. Ele tem direcionado suas emendas parlamentares para aprimorar as escolas nas regiões administrativas de Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires e Riacho Fundo II. Este compromisso com a educação reflete sua dedicação em assegurar melhorias contínuas na infraestrutura e na qualidade do ensino nessas áreas, evidenciando seu foco no desenvolvimento educacional e no bem-estar dos jovens estudantes.

Leis e normas aprovadas

Leis e normas aprovadas

Ver todas

LEI 7455/2024

Institui o Código de Defesa da Mulher e dá outras providências.

28/02/2024

LEI 7402/2024

Proíbe a veiculação, a transmissão e o compartilhamento de cenas de violência provenientes de casos de atentado ou tentativa de atentado contra crianças e adolescentes.

16/01/2024

LEI 7383/2024

Proíbe a promoção, a intermediação e/ou a facilitação do turismo sexual, por parte dos prestadores de serviços turísticos no Distrito Federal e dá outras providências.

04/01/2024

Comissões e Frentes Parlamentares

  • Mesa Diretora

    Cargo: Primeiro Secretário

  • Comissão de Segurança

    Cargo: Vice-Presidente

  • Comissão de Assuntos Sociais

    Cargo: Membro Titular

  • Comissão Especial para Análise das Propostas de Emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal

    Cargo: Vice-Presidente