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DCL n° 243, de 07 de dezembro de 2022
Atas - Comissões 16/2022
CEOF
ATA DE REUNIÃO
ATA DA 16ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA REMOTA DA COMISSÃO DE ECONOMIA,
ORÇAMENTO E FINANÇAS, DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA, DA 8ª LEGISLATURA DA CÂMARA
LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, REALIZADA EM 22/11/2022.
Aos vinte e dois dias do mês de novembro de 2022, às treze horas e quarenta e cinco minutos, de forma
remota, foi aberta pelo o Senhor Presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças,
Deputado Agaciel Maia, com a presença da Deputada Júlia Lucy, a décima sexta Reunião Extraordinária
Remota da CEOF. O Presidente informa que, como há necessidade de, no mínimo, três parlamentares
para que haja quorum para deliberação desta comissão, declarou encerrada a décima sexta reunião
extraordinária remota da CEOF, às treze horas e quarenta e seis minutos, transferindo a pauta para a
próxima reunião e agradeceu a todos. Eu, Ivoneide Souza, Secretária desta Comissão, lavro a
presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada pelo Sr. Presidente e enviada à publicação.
Documento assinado eletronicamente por JULIA LUCY MARQUES ARAUJO - Matr. 00153, Deputado(a)
Distrital, em 06/12/2022, às 14:27, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no
Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
Documento assinado eletronicamente por IVONEIDE SOUZA MACHADO ANDRADE OLIVEIRA - Matr.
22330, Secretário(a) de Comissão, em 06/12/2022, às 14:35, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente
n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de
2019.
Documento assinado eletronicamente por AGACIEL DA SILVA MAIA - Matr. 00140, Deputado(a)
Distrital, em 06/12/2022, às 14:49, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no
Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
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DCL n° 243, de 07 de dezembro de 2022
Atas - Comissões 20/2022
CEOF
ATA DE REUNIÃO
ATA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA REMOTA DA COMISSÃO DE ECONOMIA, ORÇAMENTO E
FINANÇAS DESTINADA À APRESENTAÇÃO, PELO PODER EXECUTIVO, DA AVALIAÇÃO DAS
METAS FISCAIS REFERENTE AO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2022, REALIZADA NO DIA
25 DE MAIO DE 2022.
Aos vinte e cinco dias do mês de maio de 2022, às dez horas, em ambiente remoto, o Deputado Agaciel
Maia, Presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças, declara aberta a Audiência Pública
Remota da CEOF destinada à apresentação, pelo Poder Executivo, da avaliação das Metas Fiscais
referente ao primeiro quadrimestre de 2022. O presidente informa que a realização dessa audiência visa
atender ao disposto no art. 9º, § 4º, da Lei Complementar nº 101, de 2000, a Lei de Responsabilidade
Fiscal e está sendo realizada de forma remota, com transmissão pela TV Câmara Legislativa e pela
ferramenta e-Democracia, que permite o acompanhamento e a participação popular. Já se encontram
na sala virtual da audiência, os seguintes representantes da Secretaria de Economia: o Chefe da
Unidade de Estudos Técnicos e Ajuste Fiscal, Dr. Luciano Cardoso de Barros Filho; o Assessor Especial
da Subsecretaria de Contabilidade, Dr. José Luiz Marques Barreto e o Subsecretário de Orçamento
Público, Dr. André Moreira Oliveira. O Presidente informa que a apresentação que será feita pelos
representantes do Executivo e o Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais referente ao
1º quadrimestre de 2022 já estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara Legislativa. Dando
início à audiência, o Presidente concede a palavra ao Assessor Especial da Subsecretaria de
Contabilidade, Dr. José Luiz Marques Barreto. O Dr. Barreto cumprimenta os presentes e diz estar
representando o Secretário de Economia, Dr. Itamar Feitosa, o Secretário Executivo de Fazenda, Dr.
Marcelo Alvim e o Contador-Geral do Estado, Dr. Hélvio Ferreira, que estão em agenda externa com o
Governador. Declara ser uma alegria estar mais uma vez fazendo essa apresentação e poder trazer os
bons números que o Distrito Federal vem desenvolvendo ao longo da trajetória do atual governo.
Destaca que todas as informações estão registradas no Sistema Integrado de Gestão Governamental do
DF, o SIGGO, salientando que a Subsecretaria de Contabilidade está na busca intensa pela qualidade,
transparência e eficiência dessa informação. Informação essa que perpassa pela fidedignidade, pela
oportunidade do registro tempestivo na hora correta, pela comparabilidade, já que os números de
gastos com pessoal abrangem o período de 2015 até o presente momento, pela verificabilidade e
compreensibilidade, ponto muito importante, uma vez que os dados foram gerados no exercício passado
e estão sendo replicados neste exercício. Como exemplo, o Assessor Especial da Subsecretaria de
Contabilidade informa que foi implantada uma nova rotina no SIGGO chamada de Nota Fiscal Eletrônica,
onde há uma comunicação com o banco de dados da Receita. Assim, os usuários do sistema e os
servidores da Administração direta e indireta podem ter acesso a informações com maior eficiência,
evitando pagamentos duplicados ou indevidos, garantindo a transparência do registro correto por nota
fiscal, obedecendo à cronologia de pagamento estabelecida no art. 5º da Lei nº 866. Na sequência, dá-
se início à apresentação, que contempla os seguintes tópicos: receitas totais; receitas tributárias;
transferências correntes; receitas de capital; despesas totais, todos esses dados apresentados em
números absolutos e relativos; resultado primário; resultado nominal; gasto mínimo em Educação –
MDE; gasto mínimo em Educação – FUNDEB; gasto mínimo em Saúde; despesa bruta com pessoal –
Poder Executivo; índice de pessoal – Poder Executivo; dívida pública; dívida consolidada líquida;
operações de crédito e demonstrativo simplificado dos indicadores de gestão fiscal – 1º quadrimestre de
2022. Ao final da apresentação, o Dr. Luiz Barreto informa que o Distrito Federal está devendo menos
e, nessa condição, é possível verificar uma melhora nos indicadores. Dentro esses indicadores, chama a
atenção para a CAPAG – Capacidade de Pagamento, que representa o ranking de garantia elaborado
pelo Governo Federal. Nesse ranking são considerados três pilares: endividamento, poupança e
liquidez. O DF estava com um indicador ruim com relação à poupança e à liquidez, já que o
endividamento não tem sido problema. Houve melhora nesse ranking na gestão de 2019/2020 e
também na de 2020/2021, passando da categoria CAPAG-C para CAPAG-B. Assim, o Distrito Federal
passa a ter a garantia do Governo Federal para realizar operações de crédito. Faz ressalta também para
os indicadores de pessoal, resultado primário, resultado nominal, dívida, garantias, operações de crédito,
limites com educação e saúde, todos alcançados neste primeiro quadrimestre de 2022. Segundo o Dr.
Barreto, o atual governo tem buscado reduzir os problemas com relação à arrecadação para melhorar a
qualidade do gasto para a entrega do valor público à população. Antes de encerrar, citou Mahatma
Ghandi, que afirmava “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. Segundo o Assessor
Especial, a intenção dos auditores de controle interno do Governo do Distrito Federal, juntamente com
todos os servidores, é buscar fazer o melhor para que a política pública adotada gere resultados para a
população como um todo, por exemplo, que o DF chegue à CAPAG-A, como o Estado do Espírito Santo
chegou, para que possa começar a pensar em um fundo soberano. Na sequência, o Deputado Agaciel
Maia agradeceu e elogiou a apresentação e fez seus questionamentos, a saber: (I) As receitas totais
cresceram 12,37% no primeiro quadrimestre de 2022 frente ao mesmo período de 2021. Este aumento
se deve, principalmente, a incrementos nas receitas de impostos e taxas, receitas patrimoniais e em
outras receitas correntes. Qual a razão para o incremento acentuado nas receitas patrimoniais e em
outras receitas correntes nesse período? Dr Barreto respondeu que a receita patrimonial não é tão
relevante dentro do contexto total, mas que houve uma governança por parte da Secretaria de
Economia no sentido de regularizar a ocupação de espaços públicos ocupados de forma irregular,
resultando em pagamentos que foram evidenciados no aumento da receita patrimonial. (II) Apesar do
aumento na base de cálculo dos tributos, foi observada redução na arrecadação de IPTU (-4,1%) e IPVA
(-5,2%). Poderia ser esclarecida a razão de tal comportamento? Dr Barreto explicou que o Estado
buscou aplicar uma visão social em sua gestão. Segundo ele, a taxa de desemprego estava ao redor dos
14% e, além disso, diversos auxílios estavam sendo fornecidos pelo Estado, então entendeu-se que
havia a necessidade de se dilatar os prazos desses tributos para que a população pudesse arcar com
esses pagamentos. Isso gerou a redução na arrecadação do IPTU e do IPVA. (III) Verificou-se redução
da ordem de 15% dos recursos oriundos de transferências do SUS. Essa redução está relacionada à
menor demanda por serviços públicos de saúde no combate à pandemia de COVID19 no DF, ou existem
outras razões relevantes para tanto? Dr. Barreto explicou que à medida que os indicadores do COVID-19
foram melhorando e a mortalidade caindo, as transferências do Governo Federal foram diminuindo. (IV)
Apesar da melhora no resultado primário em relação ao mesmo período de 2021, um substancial
aumento no pagamento de juros e encargos provocou uma redução de 13,73% no resultado nominal.
Qual a razão da expansão de despesas com juros, encargos e variações monetárias passivas? Segundo o
Assessor Especial da Subsecretaria de Contabilidade, com base na Lei 173/2020, durante a pandemia foi
possível deixar de pagar os juros, os encargos e parte do principal da dívida para que esses recursos
pudessem ser alocados pelo GDF no combate à COVID. Com o fim do estado de pandemia, acabou essa
flexibilização e o GDF voltou a pagar os juros e os encargos da dívida, o que ocasionou esse aumento
nas despesas com juros no primeiro quadrimestre de 2021. (V) Considerando o cenário de crescimento
de despesas totais abaixo da inflação, de alívio no nível de endividamento e do limite de despesas de
pessoal estabelecido pela LRF, bem como da retomada do atendimento dos limites mínimos legais de
investimentos em saúde e educação, é possível afirmar que tais elementos apontam para um cenário
mais promissor no curto prazo? Quais são os investimentos prioritários ao Poder Executivo nesse
contexto? Segundo o representante da Secretaria de Economia, a prioridade do Estado hoje é a área
social, juntamente com o equilíbrio fiscal e o investimento. (VI) Existe cenário favorável para que depois
das eleições, se possa fazer a reestruturação salarial para algumas categorias que ainda não foram
contempladas? O Subsecretário de Orçamento Público, Dr. André Moreira, esclareceu que, por estarmos
em ano em que ocorrerão eleições, é preciso observar o que diz o art. 42 da Lei de Responsabilidade
Fiscal, então todas as medidas de pessoal que eventualmente possam ocorrer, devem acontecer com
muita responsabilidade fiscal, dento da capacidade do Estado, posicionamento corroborado pelo Dr.
Barreto. (VII) Na terceira parcela do reajuste aos servidores, as forças de segurança – os bombeiros, a
Polícia Militar e a Polícia Civil – ficaram de fora. Na LDO que chegou na Câmara Legislativa foi verificado
um incremento no Fundo Constitucional. A Secretaria de Economia concluiu algum estudo no sentido de
subsidiar o governo a encaminhar mensagem ao Poder Legislativo inerente ao reajuste da Polícia Civil,
da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros? Os representantes da Secretaria de Economia informaram
não haver, ainda, uma posição fechada do órgão central de pessoas quanto à conclusão desse estudo.
(VIII) Está havendo uma queda de braço entre Governo Federal e governadores em decorrência do
limite do ICMS sobre os combustíveis. O governo do Distrito Federal já fez um aceno, reduzindo o ICMS
sobre os combustíveis, mas, ainda não é possível verificar redução no preço cobrado nas bombas. Existe
algum estudo do governo local que avalie a questão dos limites a serem estabelecidos para a cobrança
de ICMS para gasolina e óleo diesel? Segundo o deputado Agaciel Maia, essa questão é muito
importante, pois é sabido que o ICMS representa 50% das receitas tributárias e o ICMS sobre
combustível é ainda maior. Dr. Barreto concordou que o impacto é muito grande, porque a principal
arrecadação da receita tributária é realmente o ICMS. Além disso, segundo ele, há um outro problema
que diz respeito ao DIFAL – Diferença de Alíquota de ICMS, que está em análise pela Subsecretaria da
Receita. O limite de cobrança de ICMS sobre os combustíveis tem sido objeto de decisões do Supremo
Tribunal Federal, o próprio CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária e também o COMSEFAZ
– Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito
Federal estão se movimentando com relação a esse assunto. Mas o Distrito Federal, conforme anúncio
feito pelo Governador, já fez uma redução do ICMS. No entanto, toda vez que se reduz imposto, há um
impacto nas despesas e isso precisa estar previsto na LOA – Lei Orçamentária Anual. Segundo o Dr
Barreto, a Secretaria de Economia analisa todos esses cenários de redução de impostos para entender e
minimizar os impactos nas contas. Findos os questionamentos, tendo todos eles sido respondidos,
fizeram uso da palavra, para as considerações finais, o Deputado Agaciel Maia, o Dr. Barreto, o Chefe da
Unidade de Estudos Técnicos e Ajuste Fiscal, Dr. Luciano Cardoso de Barros Filho e o Subsecretário de
Orçamento Público, Dr. André Moreira Oliveira. Tendo cumprido as formalidades previstas em lei, o
Presidente da CEOF declara encerrada, às onze horas e trinta e três minutos, a presente Audiência
Pública Remota da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças. Eu, Ivoneide Souza, Secretária
desta Comissão, lavro a presente Ata que, após lida e aprovada será assinada pelo presidente e enviada
à publicação.
Documento assinado eletronicamente por IVONEIDE SOUZA MACHADO ANDRADE OLIVEIRA - Matr.
22330, Secretário(a) de Comissão, em 14/06/2022, às 09:33, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente
n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de
2019.
Documento assinado eletronicamente por AGACIEL DA SILVA MAIA - Matr. 00140, Deputado(a)
Distrital, em 14/06/2022, às 09:39, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no
Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
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DCL n° 245, de 08 de dezembro de 2022
Atos 28/2022
Vice-presidente
ATO DO VICE-PRESIDENTE Nº 28, DE 2022
Parabeniza os servidores do Fundo de
Assistência à Saúde dos Deputados Distritais
e Servidores da Câmara Legislativa do
Distrito Federal pelo trabalho realizado nos
anos de 2021 e 2022.
O VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas
atribuições que lhe confere o artigo 43 do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
instituído pela Resolução nº 167, de 16 de novembro de 2000, RESOLVE:
Art. 1º Parabenizar os servidores do Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e
Servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos serviços prestados para o bom funcionamento
da CLDF nos anos de 2021 e 2022.
Art. 2º Registro agradecimentos à toda equipe do Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados
Distritais e Servidores da CLDF:
NOME MATRÍCULA LOTAÇÃO
ANA JULIA MAGALHAES SOARES 70614 FASCAL
ANDREA RIBEIRO ALVIM 12064 FASCAL
BENEDITO CANDIDO DA SILVA 11520 FASCAL
CELIO DE ALMEIDA JEREMIAS 11743 FASCAL
CLAUDIO HUMBERTO GONCALVES MAIA 22730 FASCAL
DIEGO JOSE FERNANDES 23404 FASCAL
GUSTAVO DOMINGOS DE OLIVEIRA 23317 FASCAL
HUGO JOSE MESQUITA DA SILVA 23051 FASCAL
IGOR MATHEUS SCHEFFER TAVARES 70519 FASCAL
JANAINA MELO LOPES 13180 FASCAL
KAUANY DIAS TAVARES DOS SANTOS 70528 FASCAL
LUCIANO FERREIRA MORGADO 18328 FASCAL
MARIANA CORTES 16771 FASCAL
NOEMEA RODRIGUES CRUZ 11382 FASCAL
PEDRO HENRIQUE DOURO AZEVEDO 23048 FASCAL
PRISCILLA SOARES DE SALLES 23009 FASCAL
RICARDO RIBEIRO DE QUEIROZ 12069 FASCAL
ROBERTO WANDERLEY CAMPOS FERREIRA 16728 FASCAL
SIMONE RODRIGUES DA SILVA ARAUJO 23563 FASCAL
TAMISA CORREA DA COSTA ROCHA 23421 FASCAL
TATIANE NEVES VILELA 23217 FASCAL
TERESA DIAS LIRA PEREIRA 13267 FASCAL
THIAGO TAVARES DE ANDRADE 23546 FASCAL
TULIO PANERAI CARNEIRO 22966 FASCAL
VANESSA RIBEIRO DE MATTOS BARBOSA
20929 FASCAL
MALAFAIA
VANESSA ZUMPICHIATTI DE CAMPANI
16759 FASCAL
RODRIGUES
VICTOR CARVALHO DE AQUINO 70540 FASCAL
CICERA PATRICIA RODRIGUES SENRA 22572 SECAO DE ATENDIMENTO E CADASTRO
CLAUDIANE SOARES NASCIMENTO 11773 SECAO DE APOIO ADMINISTRATIVO
DALVA ALVES RIBEIRO 21463 SECAO DE APOIO ADMINISTRATIVO
PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA ALBERNAZ 22962 SECAO DE ATENDIMENTO E CADASTRO
ANA CAMYLA ALVES DE MOURA 70533 SECAO DE AUDITORIA MEDICA
DARLAN CARVALHO LISBOA 70632 SECAO DE AUDITORIA MEDICA
GINA RUBIA DE OLIVEIRA ALVES 12043 SECAO DE AUDITORIA MEDICA
MYLLENA TAYRES OLIVEIRA NASCIMENTO 70619 SECAO DE AUDITORIA MEDICA
WILSON LOPES DA SILVA 11377 SECAO DE AUDITORIA MEDICA
CARLOS LAFAYETTE GONCALVES 12941 SECAO DE CONTAS A RECEBER
LARISSA MARTINS ALVES 70629 SECAO DE CONTAS A RECEBER
RENATO FERREIRA BOTELHO 11787 SECAO DE CONTAS A RECEBER
VANESSA DE ARAUJO SANTOS 22690 SECAO DE CONTAS A RECEBER
SECAO DE PROTOCOLO
BRUNO GIBSON FERRAZ 22980
ADMINISTRATIVO
SECAO DE ORCAMENTO FINANCAS E
FRANCISCO BARBOSA DE ARAUJO FILHO 11315
CONTABILIDADE
SECAO DE FATURAMENTO DE
JOSE BENICIO MEDEIROS DE SOUZA 11614
PROCESSOS
SECAO DE ORCAMENTO FINANCAS E
MARIO NOLETO OLIVEIRA DO CARMO 11439
CONTABILIDADE
SECAO DE PROTOCOLO
RENIVALDO MARQUES DE SOUZA 14304
ADMINISTRATIVO
SECAO DE ORCAMENTO FINANCAS E
VALQUIRIO CAVALCANTE 11373
CONTABILIDADE
Art. 3º Registre-se nos assentamentos funcionais dos servidores.
Art. 4º Este Ato entra em vigor na data da sua publicação.
Brasília, 07 de dezembro de 2022
(assinado eletronicamente)
DEPUTADO DELMASSO
Vice-Presidente
Documento assinado eletronicamente por RODRIGO GERMANO DELMASSO MARTINS - Matr.
00134, Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 07/12/2022, às 16:14, conforme
Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 0976910 Código CRC: ACAFE281.
DCL n° 250, de 13 de dezembro de 2022
Resultado de Pautas 10/2022
CCJ
RESULTADO DE PAUTA
RESULTADO DE PAUTA DA 10ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA REMOTA DA QUARTA SESSÃO
LEGISLATIVA DA OITAVA LEGISLATURA DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
LOCAL: Reunião Remota
DATA: 06 de Dezembro de 2022
I – COMUNICADOS
1. DE MEMBROS DA COMISSÃO
2. DA PRESIDENTE DA COMISSÃO
II – EXPEDIENTES
- II – EXPEDIENTES
- Leitura e aprovação da Ata da 9ª Reunião Extraordinária Remota em 18/10/2022
Resultado: Aprovada
III – MATÉRIAS PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO
1. PL 2890/2022, de autoria do Poder Executivo, que “Altera o Art. 1° §2° da Lei no 4.752, de
07 de fevereiro de 2012, que dispõe sobre a criação do Programa de Aquisição da Produção da
Agricultura – PAPA/DF e dá outras providências.” (PLe)
Relatoria: Deputada Jaqueline Silva
Parecer: Pela Admissibilidade e inadmitida a Emenda n.º 1
Resultado: Aprovado o parecer pela Admissibilidade e inadmitida a Emenda n.º 1
2. PL 1551/2020, de autoria do Deputado Hermeto, que “Institui o Estatuto do Portador de
Diabetes no Distrito Federal.” (00001-00038417/2020-79)
Relatoria: Deputada Jaqueline Silva
Parecer: Pela Admissibilidade na forma do Substitutivo
Resultado: Aprovado o parecer pela Admissibilidade na forma do Substitutivo
3. PL 2195/2021, de autoria do Deputado Iolando, que “Institui o Programa Esporte nas Regiões
Administrativas - RAs e o Programa Escola do Esporte.” (PLe)
Relatoria: Deputada Jaqueline Silva
Parecer: Pela Admissibilidade
Resultado: Retirado de Pauta
4. PL 2490/2022, de autoria do Deputado Robério Negreiros, que “Institui o Programa Distrital
de Conscientização da Depressão Infanto-Juvenil e dá outras providências.” (PLe)
Relatoria: Deputada Jaqueline Silva
Parecer: Pela Admissibilidade
Resultado: Retirado de Pauta
5. PL 92/2015, de autoria do Deputado Bispo Renato, que “Institui diretrizes para o Programa
Longevidade em Exercício no âmbito do Distrito Federal e dá outras providências.” (00001-
00029733/2020-50)
Relatoria: Deputado Martins Machado
Parecer: Pela Inadmissibilidade
Resultado: Aprovado o parecer pela Inadmissibilidade
6. PL 2116/2018, de autoria do Deputado Juarezão, que “Altera a Lei nº 3.323 de 18 de
fevereiro de 2004, que Reestrutura a carreira Médica do quadro de pessoal do Distrito Federal, fixa
seus vencimentos e dá outras providências.”. (00001-00007596/2020-01)
Relatoria: Deputado Martins Machado
Parecer: Pela Inadmissibilidade
Resultado: Aprovado o parecer pela Inadmissibilidade
7. PL 160/2019, de autoria do Deputado Hermeto, que “Institui o Projeto Escola Modelo do
Distrito Federal - PEM e dá outras providências.”. (00001-00030278/2020-35)
Relatoria: Deputado Martins Machado
Parecer: Pela Admissibilidade acatada a emenda 01
Resultado: Aprovado o parecer pela Admissibilidade acatada a emenda 01
8. PL 1178/2020, de autoria do Deputado Reginaldo Sardinha, que “Dispõe sobre a proibição
de execução de obras e reparos não emergenciais, em caráter transitório, em condomínios
residenciais, durante o plano de contingência para combate à Covid-19 e dá outras providências.”.
(00001-00016119/2020-28)
Relatoria: Deputado Martins Machado
Parecer: Pela Admissibilidade na forma do Substitutivo
Resultado: Aprovado o parecer pela Admissibilidade na forma do Substitutivo
9. PL 1281/2020, de autoria do Deputado Hermeto, que “Dispõe sobre o fornecimento pelo
consumidor de dados pessoais para cadastro no comércio varejista.” (00001-00022080/2020-88)
Relatoria: Deputado Martins Machado
Parecer: Pela Admissibilidade na forma do Substitutivo
Resultado: Aprovado o parecer pela Admissibilidade na forma do Substitutivo
10. PL 1353/2020, de autoria do Deputado Daniel Donizet, que “Altera a Lei n. 4.060, de 18 de
dezembro de 2007, que 'Define sanções a serem aplicadas pela prática de maus-tratos a animais e
dá outras providências'”. (00001-00026216/2020-29)
Relatoria: Deputado José Gomes
Parecer: Pela Admissibilidade, acatadas as emendas nº 1 e 2
Resultado: Retirado de Pauta
11. PL 2005/2021, de autoria do Deputado Iolando, que “Inclui no Calendário Oficial de Eventos
do Distrito Federal “O Dia de Ações de Graças”. (PLe)
Relatoria: Deputado Daniel Donizet
Parecer: Pela Admissibilidade
Resultado: Retirado de Pauta
12. PL 1302/2020, de autoria do Deputado Rodrigo Delmasso, que “Dispõe sobre a visita virtual,
por meio de videochamadas, de familiares a pacientes internados em decorrência do novo
coronavírus (COVID-19)”. (00001-00022952/2020-16)
Relatoria: Deputado Reginaldo Veras
Parecer: Pela Admissibilidade
Resultado: Aprovado o parecer pela Admissibilidade
13. PDL 145/2021, de autoria do Deputado Reginaldo Sardinha, que “Susta os efeitos da
Portaria nº 92, de 03 de março de 2021, do Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal,
publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, de 04/03/2021, que “Dispõe sobre a extinção como
Unidade Escolar e sobre a reorganização funcional e de vinculação do Centro Integrado de
Educação Física (CIEF) e dá outras providências.”. (PLe)
Relatoria: Deputado Reginaldo Veras
Parecer: Pela Inadmissibilidade
Resultado: Aprovado o parecer pela Inadmissibilidade
14. PR 71/2021, de autoria do Deputado Delmasso, que “Aprova a apresentação de Proposta de
Emenda à Constituição Federal, para o fim de alterar os seus arts. 22, 24, 30, 41 e 175, e
acrescentar-lhe o art. 182-A, bem como o art. 115 ao seu Ato das Disposições Constitucionais
Transitórias, com o objetivo de revisar a repartição de competências da Federação, atribuindo aos
Estados Federados maior autonomia regulatória.”. (PLe)
Relatoria: Deputado Reginaldo Veras
Parecer: Pela Inadmissibilidade
Resultado: Aprovado o parecer pela Inadmissibilidade
Bruno Sena Rodrigues
Secretário da CCJ
Documento assinado eletronicamente por BRUNO SENA RODRIGUES - Matr. 22436, Secretário(a) de
Comissão, em 06/12/2022, às 10:56, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado
no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
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DCL n° 243, de 07 de dezembro de 2022
Atos 24/2022
Vice-presidente
ATO DO VICE-PRESIDENTE Nº 24, DE 2022
Delega competência à Seção de Protocolo
Administrativo
O VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA, no uso de suas atribuições que lhe confere o
Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, instituído pela Resolução nº 167 de 16 de
novembro de 2000, RESOLVE:
Art. 1º Delegar ao Chefe da Seção de Protocolo Administrativo do Fascal a coordenação da
execução das seguintes atividades:
I - supervisionar os percentuais de pagamento dos associados em conformidade com os
dependentes inscritos de acordo com a norma vigente;
II - instruir e acompanhar os processos judiciais de cobrança de ex-associados;
III - controlar os pagamentos mensais dos ex-servidores associados;
IV - acompanhar os pagamentos mensais dos ex-servidores associados;
V - instruir processos de pedidos de parcelamento de dívidas de associados e ex-associados;
VI - responder os questionamentos de auditoria.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.
Art. 3º Este Ato entra em vigor na data da sua publicação.
(assinado eletronicamente)
DEPUTADO DELMASSO
Vice-Presidente
Documento assinado eletronicamente por RODRIGO GERMANO DELMASSO MARTINS - Matr.
00134, Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 05/12/2022, às 12:43, conforme
Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 0973605 Código CRC: 161B714C.
DCL n° 245, de 08 de dezembro de 2022
Atos 25/2022
Vice-presidente
ATO DO VICE-PRESIDENTE Nº 25, DE 2022
Parabeniza os servidores do Gabinete da
Vice-Presidência da Câmara Legislativa do
Distrito Federal pelo trabalho
realizado nos anos de 2021 e 2022.
O VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas
atribuições que lhe confere o artigo 43 do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
instituído pela Resolução nº 167, de 16 de novembro de 2000, RESOLVE:
Art. 1º Parabenizar os servidores do Gabinete da Vice-Presidência da Câmara Legislativa do
Distrito Federal pelos serviços prestados para o bom funcionamento da CLDF nos anos de 2021 e 2022.
A supervisão de áreas fundamentais da CLDF, DICOM e Fascal, demandou total dedicação da equipe da
Vice-Presidência para que essas unidades pudessem evoluir e oferecer serviços à altura dos
parlamentares, servidores e da população do Distrito Federal.
Art. 2º Registro agradecimentos à toda equipe do Gabinete da Vice-Presidência:
NOME MATRÍCULA
ANA MARIA ALVES MEIRELLES 11705
GLESLIA PONTES DELGADO PERES 20569
HAENDEL SILVA FONSECA 22400
JULIAN RODRIGUES MACHADO 90075
LUCIANE GOMES QUINTANA 23614
TATIANA RODRIGUES DRUMOND 22156
Art. 3º Registre-se nos assentamentos funcionais dos servidores.
Art. 4º Este Ato entra em vigor na data da sua publicação.
Brasília, 05 de dezembro de 2022
(assinado eletronicamente)
DEPUTADO DELMASSO
Vice-Presidente
Documento assinado eletronicamente por RODRIGO GERMANO DELMASSO MARTINS - Matr.
00134, Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em 07/12/2022, às 16:23, conforme
Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 0973772 Código CRC: 243E020F.
DCL n° 250, de 13 de dezembro de 2022
Portarias 385/2022
Segundo Secretário
PORTARIA-DRH Nº 385, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2022
A DIRETORA DE RECURSOS HUMANOS DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, no
uso da competência que lhe foi delegada pelo § 1º do art. 4º do Ato da Mesa Diretora nº 67/2009,
tendo em vista o disposto no art. 20, § 1º, da Lei distrital nº 4.342/2009, no art. 4º, §3º, do Ato da
Mesa Diretora nº 67/2009 e ainda o que consta do Processo 00001-00041867/2022-19, RESOLVE:
AUTORIZAR a alteração da lotação de origem da servidora RAQUEL GUIMARÃES TEIXEIRA
MATOS, matrícula nº 16.707, ocupante do cargo efetivo de Técnico Legislativo, categoria Secretário, da
Diretoria de Comunicação Social para a Diretoria Legislativa.
EDILAIR DA SILVA SENA
Diretora de Recursos Humanos
Documento assinado eletronicamente por EDILAIR DA SILVA SENA - Matr. 16015, Diretor(a) de
Recursos Humanos, em 08/12/2022, às 18:51, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019,
publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 0979188 Código CRC: 07AF37C2.
DCL n° 250, de 13 de dezembro de 2022
Atas de Reuniões 16/2022
Gabinete da Mesa Diretora
ATA DA 16ª REUNIÃO DO GABINETE DA MESA DIRETORA DE 2022
Aos doze dias do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte e dois, às dezoito horas, por meio remoto,
reuniram-se os Membros do Gabinete da Mesa Diretora, estando presentes os Senhores Marlon Carvalho
Cambraia, Secretário-Geral/Presidência; Haendel Silva Fonseca, Secretário-Executivo/Vice-Presidência;
José Adenauer Aragão Lima, Secretário-Executivo/Primeira-Secretaria; Marcelo Ferreira Vasconcelos,
Secretário-Executivo/Segunda-Secretaria e José Claudionor de Alcântara, Secretário-Executivo/Terceira-
Secretaria, para deliberarem sobre o item a seguir: 1) Verbas Indenizatórias - Processos
SEI: 00001-00001482/2022-19 - Deputado Robério Negreiros; 00001-00003467/2022-05 - Deputado
Reginaldo Sardinha; 00001-00014973/2022-11 - Deputado Fernando Fernandes; 00001-00005623/2022-
64 - Deputado Rafael Prudente; 00001-00003428/2022-08 - Deputado Delmasso; 00001-
00004209/2022-38 - Deputado Iolando; 00001-00004010/2022-18 - Deputada Arlete Sampaio; 00001-
00014182/2022-91 - Deputado Martins Machado; 00001-00004272/2022-74 - Deputado
Hermeto; 00001-00002840/2022-01 - Deputado Daniel Donizet; 00001-00005684/2022-21 - Deputado
José Gomes; 00001-00003646/2022-34 - Deputado Fábio Félix e 00001-00004586/2022-77 - Deputado
Chico Vigilante. Relatores: Secretários-Executivos do GMD. Deliberação: Aprovadas nos termos
do Pareceres do Núcleo de Verba Indenizatória. Nada mais havendo a tratar, eu, Marlon Carvalho
Cambraia, Secretário-Geral/Presidência, lavro a presente Ata que vai assinada por mim e pelos
Secretários do Gabinete da Mesa Diretora presentes à reunião.
MARLON CARVALHO CAMBRAIA
Secretário-Geral/Presidência
HAENDEL SILVA FONSECA JOSÉ ADENAUER ARAGÃO LIMA
Secretário-Executivo/Vice-Presidência Secretário-Executivo/Primeira-Secretaria
MARCELO FERREIRA VASCONCELOS JOSÉ CLAUDIONOR DE ALCÂNTARA
Secretário-Executivo/Segunda-Secretaria Secretário-Executivo/Terceira-Secretaria
Documento assinado eletronicamente por JOSE CLAUDIONOR DE ALCANTARA - Matr.
19406, Secretário(a)-Executivo(a), em 12/12/2022, às 19:52, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente
n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de
2019.
Documento assinado eletronicamente por MARCELO FERREIRA VASCONCELOS - Matr.
21490, Secretário(a)-Executivo(a), em 12/12/2022, às 19:53, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente
n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de
2019.
Documento assinado eletronicamente por HAENDEL SILVA FONSECA - Matr. 22400, Secretário(a)-
Executivo(a), em 12/12/2022, às 19:55, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019,
publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
Documento assinado eletronicamente por JOSE ADENAUER ARAGAO LIMA - Matr. 21307, Secretário(a)-
Executivo(a), em 12/12/2022, às 19:58, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019,
publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
Documento assinado eletronicamente por MARLON CARVALHO CAMBRAIA - Matr.
22302, Secretário(a)-Geral da Mesa Diretora, em 12/12/2022, às 20:25, conforme Art. 22, do Ato do
Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de
outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 0983003 Código CRC: 34A21CB1.