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DCL n° 111, de 30 de maio de 2025

Relatórios 1/2025

 

Relat�rio Anal�tico de Acomp Execu��o Or�ament�ria 

Bras�lia, 29 de maio de 2025.

 

 

 

EXTRATO SIMPLIFICADO DO

RELAT�RIO ANAL�TICO DE ACOMPANHAMENTO

DA EXECU��O OR�AMENT�RIA DA CLDF

Per�odo de Refer�ncia: Janeiro/Abril de 2025

 

 

DA PUBLICA��O DA �NTEGRA DO RELAT�RIO:

Esta � a publica��o do Extrato Simplificado do Relat�rio Anal�tico de Acompanhamento da Execu��o Or�ament�ria da CLDF referente a abril de 2025.

A �ntegra do relat�rio est� publicada no Portal da Transpar�ncia da CLDF (Portal da CLDF > Portal da Transpar�ncia > Planejamento e Or�amento > Relat�rios da Execu��o Or�ament�ria) ou no seguinte endere�o eletr�nico: https://www.cl.df.gov.br/web/portal-transparencia/relatorios-da-execucao-orcamentaria.

 

DOS DADOS E COMENT�RIOS SIMPLIFICADOS

Os dados foram agregados por Grupo de Despesa (Pessoal, Outras Despesas Correntes e Investimentos), detalhados por rubricas de interesse, que podem ser por Programa de Trabalho ou Natureza da Despesa, conforme o caso.

O acompanhamento mensal da execu��o or�ament�ria mostra que, at� o m�s de abril de 2025, foram liquidadas despesas no valor de R$ 236,8 milh�es (coluna D), consumindo 25,6% das Despesas Autorizadas para este exerc�cio (coluna F).

Analisando o comparativo entre os anos (colunas E e G) por Grupo de Despesa, nota-se que o grupo �Pessoal e Encargos Sociais� contou com um gasto de R$ 33,0 milh�es a mais do que no exerc�cio anterior (+19%). Os principais respons�veis pelo aumento em rela��o a 2024, conforme ser� detalhado no Quadro Comparativo da se��o 2.1 da vers�o completa deste relat�rio, foram as rubricas de Vencimentos e Vantagens Fixas (+R$ 23,0 milh�es ou +16%), de Contribui��es Patronais ao IPREV (+R$ 2,1 milh�es ou +11,7%), R$ 5,9 milh�es de Licen�a-Pr�mio em Pec�nia de exerc�cios anteriores, al�m de R$ 2,0 milh�es de outros gastos. Nos dois primeiros casos, o aumento se deve a quatro fatores: a) crescimento vegetativo da folha de pagamentos da CLDF; b) nomea��es de novos servidores aprovados em concurso p�blico; c) reajuste da tabela de vencimentos dos servidores para reposi��o das perdas inflacion�rias a partir de 1� de junho 2024 (Lei n� 7.515/2024, DODF 28/06/2024) e; d) aumento do teto remunerat�rio do Distrito Federal a partir de 1� de fevereiro de 2025, conforme Decreto n� 44.534/2023. O terceiro caso, por sua vez, se relaciona ao crescimento das despesas com Licen�a-Pr�mio em Pec�nia de exerc�cios anteriores.

Para o grupo de natureza de despesa �Outras Despesas Correntes�, o montante ficou R$ 2,9 milh�es acima do valor do mesmo per�odo do ano anterior (+12,1%). O Programa de Trabalho �Concess�o de Benef�cios aos Servidores da CLDF�, com liquida��o de R$ 3,0 milh�es a mais (+20,5%) do que no mesmo quadrimestre de 2024 experimentou varia��es, sobretudo, por nomea��es e pelo reajuste das tabelas de benef�cios dos servidores da CLDF.

J� o grupo �Investimentos� apresentou R$ 3,4 milh�es de despesa liquidada nos quatro primeiros meses de 2025, com destaque para os Programas de Trabalho �Manuten��o de Servi�os Administrativos Gerais da CLDF� (+R$ 1,5 milh�o) e �Funcionamento da TV Legislativa� (+R$ 1,0 milh�o).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

R$ em Milh�es

DESPESA REALIZADA EXERC�CIO DE 2024 (*)

DOTA��O AUTORIZADA 2025 (**)

DESPESA LIQUIDADA AT� ABRIL/ 2024

DESPESA LIQUIDADA AT� ABRIL/ 2025

DESP. LIQ. AT� ABR/2025 ( - ) DESP. LIQ. AT� ABR/2024

% DE DESP. LIQUID. / DOT. OR�AMET.

VAR. % DE DESP. LIQUID ABR/2025 vs ABR/2024

 

A

B

C

D

E = D - C

F = D / B

G = D / C

 

 

 

 

 

 

 

 

PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS

595,5

669,2

173,2

206,2

33,0

+30,8%

+19,0%

Vencimentos e Vantagens Fixas

473,6

528,3

143,6

166,7

23,0

+31,6%

+16,0%

Obriga��es Patronais (INSS)

31,1

29,5

7,1

7,7

0,6

+26,2%

+8,2%

Contribui��o Patronal para o RPPS (IPREV)

61,2

65,7

18,1

20,2

2,1

+30,8%

+11,7%

Outros

29,6

45,7

4,3

11,5

7,2

+25,3%

+168,7%

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS DESPESAS CORRENTES

159,5

224,6

24,3

27,2

2,9

+12,1%

+12,1%

Concess�o de Benef�cios aos Servidores da CLDF

44,8

52,9

14,4

17,4

3,0

+32,8%

+20,5%

Manuten��o de Servi�os Administrativos Gerais da CLDF

23,1

39,3

5,4

5,8

0,4

+14,8%

+8,3%

Tec. Inform (Gest�o de TI)

14,9

37,2

1,1

1,3

0,2

+3,5%

+18,3%

Publicidade e Comunica��o Social (Instit+Util. Pub. + TV + R�dio)

50,6

66,2

1,9

2,1

0,3

+3,2%

+13,8%

Verba Indenizat�ria

3,5

5,7

0,7

0,9

0,1

+15,3%

+16,4%

Outros

22,6

23,3

0,8

-0,3

-1,1

-1,1%

-131,9%

 

 

 

 

 

 

 

 

INVESTIMENTOS

10,1

31,5

0,0

3,4

3,4

+10,8%

+21263,5%

Manuten��o de Servi�os Administrativos Gerais da CLDF

1,5

4,5

0,0

1,5

1,5

+33,5%

+15980,7%

Tec. Inform (Moderniza��o de TI)

6,8

19,6

0,0

0,9

0,9

+4,4%

+47588,5%

Reforma e Benfeitoria

1,7

4,5

0,0

0,0

0,0

+0,9%

+761,1%

Funcionamento da TV

0,0

1,6

0,0

1,0

1,0

+61,7%

+0,0%

Outros

0,0

1,3

0,0

0,0

0,0

+0,0%

+0,0%

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

765,1

925,3

197,5

236,8

39,3

+25,6%

+19,9%

   

(*) Valores liquidados em 2024 mais Inscri��o em Restos a Pagar N�o Processados a liquidar em 2025 (igual ao total empenhado).

(**) Despesas que o Poder Executivo autoriza a empenhar. Considera o valor inicial da LOA/2025, mais altera��es e menos os bloqueios e contingenciamentos.

 

Em rela��o aos indicadores da gest�o fiscal, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal � LRF, a CLDF continua abaixo dos limites estabelecidos (prudencial e m�ximo), mas superando o limite de alerta. O indicador para o m�s de abril, que corresponde ao primeiro quadrimestre de 2025, foi de 1,55%.

O no per�odo de janeiro a abril de 2025 em rela��o ao mesmo per�odo do ano anterior, mostra que as receitas de Impostos, Taxas e Contribui��es de Melhorias, que normalmente s�o pouco mais de 70% do total da RCL, cresceram 7,8% (+R$ 620,4 milh�es). J� o componente do Fundo Constitucional do DF � FCDF na RCL caiu 0,4% no per�odo (-R$ 3,9 milh�es) em rela��o ao mesmo per�odo do ano anterior. Como par�metro, em todo o ano de 2023, esse componente havia crescido R$ 1,7 bilh�o, o equivalente a um incremento de 73% em rela��o a 2022. J� em 2024, houve uma queda de R$ 55,6 milh�es (-1,3%) nessa mesma parcela.

Todos os demais componentes da RCL (exceto o FCDF), por sua vez, cresceram R$ 596,6 milh�es, representando 5,8% de crescimento nominal em rela��o ao mesmo per�odo de 2024. Essa taxa � ligeiramente superior �s obtidas no segundo semestre de 2024, quando houve um crescimento de 5,0% em rela��o ao mesmo per�odo de 2023. As taxas de crescimento no primeiro semestre de 2024 ficaram altas (m�dia de 14,5% no per�odo), de acordo com o esperado. Para o primeiro semestre de 2025, espera-se que o crescimento de 6,3% pouco acima da infla��o (estimada em 5,6% para o IPCA, conforme o relat�rio Focus/Bacen), sobretudo puxado pelo crescimento do ICMS que teve incremento na al�quota de aproximadamente 7,3% para gasolina e etanol e 5,6% para �leo diesel, com entrada em vigor a partir de fevereiro de 2025[1].

O �ltimo Relat�rio de Arrecada��o Tribut�ria - RAT disponibilizado pela Secretaria de Estado de Economia do DF � SEEC/DF, referente a abril de 2025, aponta o crescimento da arrecada��o total acumulada at� o referido m�s, em valores nominais, em R$ 621,0 milh�es, em rela��o ao mesmo per�odo de 2024. J� em rela��o � previs�o da Lei Or�ament�ria Anual � LOA/2025, a arrecada��o no DF (sem considerar as transfer�ncias), teve um desempenho no per�odo de crescimento em R$ 664,6 milh�es acima do previsto.

Em rela��o ao FCDF, para 2025, a expectativa inicial era seu crescimento acompanhasse o crescimento o da RCL federal, que serve de base para sua corre��o e que corresponde ao crescimento dos 12 meses acumulados de julho de 2023 a junho de 2024 em rela��o aos 12 meses acumulados do per�odo anterior. Tal crescimento foi de 7,7% e deveria estar se refletindo no valor apurado. Entretanto, como a parcela do FDCF que integra a RCL do Distrito Federal � obtida ap�s a execu��o da despesa com Pessoal e Encargos Sociais da Pol�cia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Pol�cia Civil do DF o desempenho esperado n�o tem se realizado. No quadrimestre, as receitas do FCDF na RCL ca�ram 0,4%. Caso o atual desempenho permane�a, isso poder� reduzir o crescimento da RCL em 2025 em quase um ponto percentual abaixo do seu potencial previsto inicialmente.

Por fim, estima-se que, para 2025, o crescimento da RCL do DF seja em linha com a infla��o estimada em 5,5% para 2025 pelo Boletim Focus do Banco Central. Entretanto, somente o acompanhamento da din�mica de todos os componentes da RCL � que poder� tornar as estimativas mais precisas, visto que as receitas s�o o resultado de muitos fatores ex�genos � gest�o da CLDF, como a pr�prio crescimento da economia local e federal ou ainda a evolu��o dos indicadores de infla��o.

A evolu��o da RCL e da sua taxa de crescimento s�o fundamentais para que a gest�o da CLDF possa balizar suas a��es. O indicador da LRF � o resultado do quociente entre a Despesa Total de Pessoal � DTP e a Receita Corrente L�quida � RCL, com base no acumulado em 12 meses (Indicador de LRF = DTP / RCL). A CLDF n�o tem qualquer gest�o sobre a RCL, que depende do crescimento da economia, dos indicadores de infla��o e da pol�tica tribut�ria do DF (altera��es de al�quotas, benef�cios fiscais e tribut�rios, efici�ncia na arrecada��o, etc.). A parte sobre a qual a CLDF tem alguma gest�o no indicador � a despesa total de pessoal (DTP), e, mesmo assim, em apenas uma fra��o dela. Diferentemente da maioria das demais despesas, uma vez contratada ou compromissada, ela n�o pode ser mais reduzida, por for�a de dispositivos legais.

Ainda sobre a evolu��o da DTP, a CLDF j� tem compromissadas v�rias despesas que s� ter�o seu efeito completo de 12 meses ao longo de 2025 ou, ainda, no primeiro quadrimestre de 2026. S�o despesas decorrentes de nomea��es de servidores efetivos, altera��es nas tabelas de vencimentos, altera��o do teto remunerat�rio e cria��o e provimento de cargos em comiss�o, conforme o quadro abaixo:

 

Despesas Compromissadas

Quando completa 12 meses

1. Nomea��o de 35 servidores (mai e jun/2024)*

Jun/2025

2. Reajuste das Perdas Inflacion�rias (jun/2024)

Jun/2025

3. Nomea��o de 15 servidores (ago/2024)*

Ago/2025

4. Nomea��o de 15 servidores (out/2024)*

Nov/2025

5. Nova altera��o do teto federal (fev/2025)

Fev/2026

6. Reestrutura��o Administrativa CLDF (Res n� 344/2024)

Fev/2026

7. Nomea��o de 13 servidores (fev/2025)*

Fev/2026

8. Nomea��o de 6 servidores (mar/2025)*

Mar/2026

9. Nomea��o de 3 servidores (abr/2025)*

Abr/2026

(*) Al�m das exonera��es e termos de desist�ncia.

 

 

 

Dessa forma, ainda que o valor apurado no �ltimo Relat�rio de Gest�o Fiscal � RGF, referente ao 1� quadrimestre de 2025, ter sido de 1,55%, ficando abaixo do Limite Prudencial de 1,62%, a proje��o das despesas compromissadas indica que j� h� uma trajet�ria que n�o pode mais ser revertida. Ela apenas poderia ser atenuada com uma taxa de crescimento da RCL alta. As estimativas do SEORC indicam que para o 2� Quadrimestre de 2025, o indicador dever� ficar pr�ximo de 1,56%.

Registra-se que, caso que venha a atingir ou ultrapassar o Limite de Alerta de 1,53% (ficando abaixo do Limite Prudencial de 1,62%), ainda n�o h� consequ�ncias legais pr�ticas para a CLDF. Apenas uma mensagem de alerta � enviada pelo TCDF, registrando que o limite de 90% do Limite M�ximo foi atingido.

Em rela��o � an�lise da execu��o or�ament�ria por Programa de Trabalho, conforme demonstra a tabela abaixo, observa-se que a maior parte dos recursos liquidados foi em Administra��o de Pessoal da CLDF, com R$ 197,4 milh�es, o que representou 83% do total dos R$ 236,8 milh�es liquidados at� abril de 2025. Outros R$ 17,4 milh�es (7% do total) foram em Concess�o de Benef�cios. Somados, s�o 91% da liquida��o no per�odo. Normalmente, esses dois programas de trabalho t�m uma maior concentra��o de liquida��o no in�cio do exerc�cio, sobretudo porque algumas despesas ainda est�o sendo empenhadas ou contratadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

R$ em Milh�es

DESPESA REALIZADA EXERC�CIO DE 2024 (*)

DOTA��O AUTORIZADA 2025 (**)

DESPESA LIQUIDADA AT� ABRIL/ 2024

DESPESA LIQUIDADA AT� ABRIL/ 2025

DESP. LIQ. AT� ABR/2025 ( - ) DESP. LIQ. AT� ABR/2024

% DE DESP. LIQUID. / DOT. OR�AMET.

VAR. % DE DESP. LIQUID ABR/2025 vs ABR/2024

 

A

B

C

D

E = D - C

F = D / B

G = D / C

 

 

 

 

 

 

 

 

Administra��o de Pessoal da CLDF

580,1

641,6

171,1

197,4

26,3

+30,8%

+15,3%

Concess�o de Benef�cios aos Servidores da CLDF

44,8

52,9

14,4

17,4

3,0

+32,8%

+20,5%

Convers�o de Lic. Pr�mio em Pec�nia

8,5

14,8

0,5

7,3

6,9

+49,4%

+1475,7%

Conserva��o das Estruturas F�sicas de Edif. P�blicas

2,8

6,2

0,3

0,4

0,0

+5,8%

+5,2%

Partic. da CLDF em Inst. Ligadas �s Ativ. do Poder Legislativo

0,2

0,4

0,0

0,1

0,0

+12,8%

+1093,9%

Promo��o de Eventos de Integr. da CLDF com a Sociedade do DF

1,1

3,3

0,1

0,5

0,4

+16,5%

+367,1%

Aten��o � Sa�de e Qualid. Vida no Trab. e Bem-Estar

0,3

1,3

0,0

0,0

0,0

+1,7%

-8,4%

Manuten��o de Servi�os Administrativos Gerais da CLDF

23,1

39,3

5,4

5,8

0,4

+14,8%

+8,3%

Moderniza��o de Sistema de Informa��o da CLDF

6,8

19,6

0,0

0,9

0,9

+4,4%

+47588,5%

Gest�o da Informa��o e dos Sistemas de TI da CLDF

14,9

37,2

1,1

1,3

0,2

+3,5%

+18,3%

Capacita��o de Servidores � Escola do Legislativo

1,0

1,8

0,2

0,1

-0,1

+6,8%

-41,5%

Execu��o de Projetos de Educa��o Pol�tica pela CLDF

0,9

2,1

0,1

0,1

0,0

+6,6%

+18,3%

Publicidade Institucional da CLDF

22,6

27,4

0,1

0,0

0,0

+0,1%

-47,7%

Publicidade de Utilidade P�blica da CLDF

19,3

22,0

0,0

0,8

0,8

+3,4%

+0,0%

Funcionamento da TV Legislativa

8,7

13,5

1,8

2,4

0,5

+17,4%

+29,9%

Funcionamento da R�dio Legislativa

0,0

4,9

0,0

0,0

0,0

+0,0%

+0,0%

Apoio a Programas Culturais pela CLDF

0,3

0,6

0,0

0,0

0,0

+0,0%

+0,0%

Reforma e Benfeitorias no Edif�cio Sede da CLDF

1,7

6,2

0,0

0,0

0,0

+0,7%

+761,1%

Execu��o de Senten�as Judiciais pela CLDF

0,1

1,0

0,0

0,0

0,0

+4,0%

+0,0%

Ressarcimentos, Indeniza��es e Restitui��es da CLDF

6,7

11,7

1,6

1,4

-0,1

+12,3%

-8,6%

Outros Ressarc, Indeniz. e Restititui��es da CLDF (Verba Indenizat�ria)

3,5

5,7

0,7

0,9

0,1

+15,3%

+16,4%

Outros Ressarc, Indeniz. e Restititui��es ao FASCAL

17,6

11,7

0,0

0,0

0,0

+0,0%

+0,0%

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL

765,1

925,3

197,5

236,8

39,3

+25,6%

+19,9%

(*) Valores liquidados em 2024 mais Inscri��o em Restos a Pagar N�o Processados a liquidar em 2025 (igual ao total empenhado).

(**) Despesas que o Poder Executivo autoriza a empenhar. Considera o valor inicial da LOA/2025, mais altera��es e menos os bloqueios e contingenciamentos.

 

 

GLAUCO L�VIO SILVA AZEVEDO

Chefe do Setor de Elabora��o Or�ament�ria

 

JO�O MONTEIRO NETO

Secret�rio-Geral/Presid�ncia

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por GLAUCO LIVIO SILVA AZEVEDO - Matr. 16765, Chefe do Setor de Elabora��o Or�ament�ria, em 29/05/2025, �s 14:43, conforme Art. 30, do Ato da Mesa Diretora n� 51, de 2025, publicado no Di�rio da C�mara Legislativa do Distrito Federal n� 62, de 27 de mar�o de 2025.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JOAO MONTEIRO NETO - Matr. 24064, Secret�rio(a)-Geral da Mesa Diretora, em 29/05/2025, �s 16:10, conforme Art. 30, do Ato da Mesa Diretora n� 51, de 2025, publicado no Di�rio da C�mara Legislativa do Distrito Federal n� 62, de 27 de mar�o de 2025.


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DCL n° 111, de 30 de maio de 2025 - Suplemento

Ata Sucinta Sessão Ordinária 45/2025


SÚMULA


PRESIDÊNCIA: Deputados Pastor Daniel de Castro, Paula Belmonte, Ricardo Vale, Pepa e Wellington Luiz

SECRETARIA: Deputado Ricardo Vale

LOCAL: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

INÍCIO: 15 horas e 1 minuto

TÉRMINO: 18 horas e 24 minutos

Observação: A versão integral desta sessão encontra-se na ata circunstanciada.

  1. ABERTURA

    Presidente (Deputado Pastor Daniel de Castro)

    • Declara aberta a sessão.

      1. LEITURA DE EXPEDIENTE

    • Os Deputados Pastor Daniel de Castro e Paula Belmonte procedem à leitura do expediente sobre a mesa.

  2. COMUNICADOS DE LÍDERES

    Deputado João Cardoso

    • Justifica sua ausência e a do Deputado Pepa na assembleia convocada pelo Sindicato dos Auditores de Atividades Urbanas – SINDAFIS, categoria da qual fazem parte, e parabeniza a entidade pela iniciativa.

    • Expressa apoio aos aprovados em concursos públicos do Distrito Federal que aguardam a convocação e defende a prorrogação dos certames.

    • Elogia o Secretário de Proteção da Ordem Urbanística – DF Legal e o presidente do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM apesar de divergir da mudança que propõem na Lei nº 2.706, de 2001.

    • Esclarece que a suspensão judicial dos efeitos da lei que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência não é definitiva e exalta a legislação aprovada por esta Casa.

      Deputado Chico Vigilante

    • Participa que o Sindicato dos Professores da rede pública de Brasília decidiu em assembleia entrar em greve na próxima segunda-feira caso o governador não atenda às reivindicações da categoria.

    • Censura o governador por definir a greve como política e reafirma a necessidade de abrir processo de negociação para discutir as propostas da categoria.

      Deputado Fábio Félix

    • Presta apoio e solidariedade à greve dos professores e à educação do DF.

    • Considera esses profissionais de suma importância por executarem a maior política pública de Brasília e destaca que eles são forçados a lutar por condições mínimas de trabalho e melhorias salariais.

    • Ressalta que o governador apenas poderá apoiar a educação quando realmente respeitar e valorizar os professores.

      Deputado Gabriel Magno

    • Alude à decisão dos professores e orientadores da rede pública de ensino do Distrito Federal de iniciar greve a partir da próxima segunda-feira.

    • Condena o descaso do Poder Executivo por não atender representantes da categoria para debater os problemas da área e critica Ibaneis Rocha por não cumprir promessas de campanha como a de priorizar a educação.

    • Afirma que há margem fiscal para investimento na área e repudia a falta de compromisso do governo com os servidores da educação.

    • Coloca a Comissão de Educação e a bancada do PT à disposição da categoria.

      Deputado Thiago Manzoni

    • Divulga a intenção do GDF de ampliar para quarenta o número de escolas de gestão compartilhada entre as áreas de educação e de segurança no DF e justifica seu apoio a esse modelo educacional.

    • Desaprova o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras – IOF decretado pelo governo federal.

  3. COMUNICADOS DE PARLAMENTARES

    Deputado Pastor Daniel de Castro

    • Manifesta indignação com a decisão do Supremo Tribunal Federal de cercear as redes sociais e enaltece os direitos de liberdade de expressão previstos na Constituição Federal.

    • Apresenta vídeo no qual o Presidente da República discursa sobre a regulamentação das redes sociais.

      Deputado Pepa

    • Consterna-se com a saúde de Brazlândia e de Planaltina, que sofrem com a falta de médicos, e conclui que o fato se dá pela distância dessas regiões do centro do DF.

    • Anuncia que apenas 8 dos 20 profissionais convocados para o Hospital Regional de Planaltina se apresentaram e sugere a criação de incentivos financeiros para atraí-los à região.

      Deputado Ricardo Vale

    • Defende a mudança do modelo de gestão de saúde pública do Distrito Federal, a fim de melhorar o estado precário das unidades de saúde.

    • Reporta-se à desvalorização dos profissionais da educação e a não convocação de professores como causas da greve da categoria.

    • Apela para que o Governador Ibaneis Rocha dialogue com esses servidores e com o sindicato para resolver as questões e coloca todos os deputados e a Mesa Diretora à disposição da categoria para ajudar na reabertura do diálogo com o Poder Executivo.

      Deputado Chico Vigilante

    • Declara que a contratação de servidores públicos é investimento e não gasto.

    • Assevera que, ao advogar a regulação das redes sociais, o Governo Federal pretende garantir a segurança de crianças e adolescentes, não cercear os direitos de seus usuários.

    • Reconhece a preocupação de moradores do Lago com o projeto que visa alterar a Lei de Uso e Ocupação do Solo do DF e sugere ao presidente, Deputado Wellington Luiz, que os receba para discutir a proposta antes de colocá-la em votação.

      Deputado Gabriel Magno

    • Desmente a afirmação do GDF de que não há orçamento para atender às reivindicações do Sindicato de Professores do DF, conforme o relatório de avaliação das metas fiscais da Secretaria de Estado e Economia.

    • Agradece o esforço do Presidente desta Casa para que representantes da categoria fossem recebidos por integrantes do Governo do Distrito Federal.

    • Discorre sobre o objetivo a Meta 17 do Plano Distrital de Educação – PDE.

      Deputado Eduardo Pedrosa

    • Revolta-se com vídeo de criança autista arrastada em clínica especializada no tratamento desse transtorno.

    • Conclui, após reunir-se com pais e profissionais do ramo, que o trabalho nesses estabelecimentos muitas vezes é feito por horistas e estagiários pouco preparados para lidar com as crises comuns nesses pacientes, por isso propôs a Lei Pedro Rodrigo em homenagem ao menino que sofreu a violência.

  4. ORDEM DO DIA

    Observação: As ementas das proposições foram reproduzidas de acordo com a Ordem do Dia disponibilizada pela Secretaria Legislativa/CLDF.

    (1º) ITEM 5: Discussão e votação, em 1º turno, do Projeto de Lei Complementar nº 67, de 2025, de autoria do Poder Executivo, que “altera a Lei Complementar nº 948, de 16 de janeiro de 2019, que

    'aprova a Lei de Uso e Ocupação do Solo do Distrito Federal – LUOS, nos termos dos arts. 316 e 318 da Lei Orgânica do Distrito Federal, e dá outras providências', e dá outras providências”.

    • LIDO.

      (2º) ITEM 16: Discussão e votação, em 1º turno, do Projeto de Lei nº 1.762, de 2025, de autoria do Poder Executivo, que “abre crédito adicional à Lei Orçamentária Anual do Distrito Federal no valor de R$ 37.615.875,00”.

    • Parecer do relator da CEOF, Deputado Eduardo Pedrosa, favorável à proposição. APROVADO por votação em processo simbólico (19 deputados presentes).

    • Votação da proposição em 1º turno. APROVADA por votação em processo simbólico (19 deputados presentes).


      (3º) ITEM 12: Discussão e votação, em 1º turno, do Projeto de Lei nº 2.708, de 2022, de autoria do Poder Executivo, que “dispõe sobre a produção artesanal de produtos de origem animal, vegetal e fúngica no Distrito Federal, sua fiscalização e auditoria sanitária, e dá outras providências”.

    • Parecer do relator da CSA, Deputado Pastor Daniel de Castro, favorável à proposição e às emendas, na forma do Substitutivo nº 20.

    • Parecer do relator da CDESCTMAT, Deputado Daniel Donizet, favorável à proposição e às emendas, na forma do Substitutivo nº 20.

    • Parecer do relator da CEOF, Deputado Eduardo Pedrosa, favorável à proposição e às emendas, na forma do Substitutivo apresentado.

    • Parecer do relator da CCJ, Deputado Thiago Manzoni, favorável à proposição, nos termos do Substitutivo nº 20.

    • Votação dos pareceres em bloco. APROVADOS por votação em processo simbólico (19 deputados presentes).

    • Votação da proposição em 1º turno. APROVADA por votação em processo simbólico (20 deputados presentes).


      (4º) ITEM 13: Discussão e votação, em 1º turno, do Projeto de Lei nº 1.623, de 2025, de autoria do Poder Executivo, que “altera a Lei nº 5.326, de 03 de abril de 2014, que ‘cria a Tabela de Funções Gratificadas Escolares e dá outras providências’”.

    • Parecer do relator da CAS, Deputado Martins Machado, favorável à proposição.

    • Parecer do relator da CEOF, Deputado Eduardo Pedrosa, favorável à proposição.

    • Parecer do relator da CEC, Deputado Gabriel Magno, favorável à proposição.

    • Parecer do relator da CCJ, Deputado Thiago Manzoni, favorável à proposição.

    • Votação dos pareceres em bloco. APROVADOS por votação em processo simbólico (19 deputados presentes).

    • Votação da proposição em 1º turno. APROVADA por votação em processo simbólico (20 deputados presentes).


      (5º) ITEM 5: Discussão e votação, em 1º turno, do Projeto de Lei Complementar nº 67, de 2025, de autoria do Poder Executivo, que “altera a Lei Complementar nº 948, de 16 de janeiro de 2019, que ‘aprova a Lei de Uso e Ocupação do Solo do Distrito Federal – LUOS, nos termos dos arts. 316 e 318 da Lei Orgânica do Distrito Federal, e dá outras providências’, e dá outras providências”.

    • Parecer da relatora da CAF, Deputada Jaqueline Silva, sobre as emendas de plenário: favorável às

      Emendas nos 4, 5, 6, 8 e 10 e contrária às Emendas nos 3, 7 e 9.

    • Parecer do relator da CDESCTMAT, Deputado Daniel Donizet, favorável à proposição, acatando as Emendas nos 1, 2, 4, 5, 6, 8 e 10 e rejeitando as Emendas nos 3, 7 e 9.

    • Parecer do relator da CEOF, Deputado Eduardo Pedrosa, favorável à proposição, acatando as Emendas

      nos 1, 2, 4, 5, 6, 8 e 10 e rejeitando as Emendas nos 3, 7 e 9.

    • Parecer do relator da CCJ, Deputado Iolando, favorável à proposição, acatando as Emendas nos 1, 2, 4, 5, 6, 8 e 10 e rejeitando as Emendas nos 3, 7 e 9.

    • Votação dos pareceres em bloco. APROVADOS por votação em processo simbólico (20 deputados presentes). Houve 1 voto contrário do Deputado Chico Vigilante.

    • Votação da proposição em 1º turno. APROVADA por votação em processo nominal, com 19 votos favoráveis. Houve 2 votos contrários.

      (6º) ITEM 15: Discussão e votação, em 1º turno, do Projeto de Lei nº 1.743, de 2025, de autoria do Poder Executivo, que “institui o Programa de Bolsa Complementar de Estudo e Pesquisa para

      Residentes de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (PROMED) e dá outras providências”.

    • LIDO.

      (7º) ITEM 84: Discussão e votação, em 1º turno, do Projeto de Lei nº 1.125, de 2024, de autoria da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, que “institui a Política de Conscientização para o Trânsito, Coexistência e Convivência Harmônicas entre Veículos Automotores e Ferrovias no Distrito Federal e dá outras providências”.

    • Parecer da relatora da CAS, Deputada Dayse Amarilio, favorável à proposição, acatando a Emenda nº 1.

    • Parecer do relator da CEOF, Deputado Eduardo Pedrosa, favorável à proposição, na forma da emenda apresentada.

    • Parecer do relator da CCJ, Deputado Iolando, favorável à proposição, acatando a Emenda nº 1.

    • Votação dos pareceres em bloco. APROVADOS por votação em processo simbólico (21 deputados presentes).

    • Votação da proposição em 1º turno. APROVADA por votação em processo simbólico (21 deputados presentes).

  5. COMUNICADOS DA PRESIDÊNCIA

    Presidente (Deputado Wellington Luiz)

    • Saúda representantes do Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do Distrito Federal – SINLAZER e da Associação Geral dos Servidores da Polícia Civil do DF – AGEPOL presentes no plenário.

    • Registra e agradece a presença do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Marcelo Vaz.

  6. ENCERRAMENTO

Presidente (Deputado Wellington Luiz)

  • Convoca os deputados para sessão extraordinária a realizar-se em seguida.

  • Declara encerrada a sessão.

Observação: O relatório de presença e as folhas de votação nominal, encaminhados pela Secretaria Legislativa, estão anexos a esta ata.


Nos termos do art. 135, I, do Regimento Interno, lavro a presente ata.


PEDRO HENRIQUE VASCONCELOS E VALADARES

Chefe do Setor de Ata e Súmula – Substituto


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Documento assinado eletronicamente por PEDRO HENRIQUE VASCONCELOS E VALADARES - Matr. 24308, Chefe do Setor de Ata e Súmula - Substituto(a), em 28/05/2025, às 14:01, conforme Art. 30, do Ato da Mesa Diretora n° 51, de 2025, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 62, de 27 de março de 2025.


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... SÚMULA PRESIDÊNCIA: Deputados Pastor Daniel de Castro, Paula Belmonte, Ricardo Vale, Pepa e Wellington Luiz SECRETARIA: Deputado Ricardo Vale LOCAL: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal INÍCIO: 15 horas e 1 minuto TÉRMINO: 18 horas e 24 minutos Observação: A versão integral desta sessão encontra-se ...
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DCL n° 111, de 30 de maio de 2025 - Suplemento

Ata Sucinta Sessão Ordinária 44/2025


PRESIDÊNCIA: Deputada Paula Belmonte

LOCAL: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

INÍCIO: 15 horas e 46 minutos

TÉRMINO: 19 horas e 43 minutos

Observação: A versão integral desta sessão encontra-se na ata circunstanciada.

  1. ABERTURA

    Presidente (Deputada Paula Belmonte)

    • Declara aberta a sessão.

      1. LEITURA DE EXPEDIENTE

    • A Deputada Paula Belmonte procede à leitura do expediente sobre a mesa.

  2. COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA

    Presidente (Deputada Paula Belmonte)

    • Informa que, de acordo com o Requerimento nº 1.939, de 2025, de autoria da Deputada Paula Belmonte, a sessão ordinária será transformada em comissão geral para debater o PLC nº 68/2025, de autoria do Poder Executivo.


  3. ENCERRAMENTO

Presidente (Deputada Paula Belmonte)

  • Agradece a presença de todos e declara encerradas a presente comissão geral e a sessão que a originou.


Observação: O registro de presença dos parlamentares está dispensado, conforme o disposto no art. 131,

§ 4º, do Regimento Interno da CLDF, e no art. 1º, § 2º, II, do Ato da Mesa Diretora nº 49, de 2025.



presente ata.


Nos termos do art. 135, I, do Regimento Interno, lavro a



PEDRO HENRIQUE VASCONCELOS E VALADARES

Chefe Substituto do Setor de Ata e Súmula



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Documento assinado eletronicamente por PEDRO HENRIQUE VASCONCELOS E VALADARES - Matr. 24308, Chefe do Setor de Ata e Súmula - Substituto(a), em 26/05/2025, às 18:56, conforme Art. 30, do Ato da Mesa Diretora n° 51, de 2025, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 62, de 27 de março de 2025.


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A autenticidade do documento pode ser conferida no site: http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 Código Verificador: 2149987 Código CRC: 31E4DA5A.

... PRESIDÊNCIA: Deputada Paula Belmonte LOCAL: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal INÍCIO: 15 horas e 46 minutos TÉRMINO: 19 horas e 43 minutos Observação: A versão integral desta sessão encontra-se na ata circunstanciada. ABERTURAPresidente (Deputada Paula Belmonte)Declara aberta a sessão.LEITURA DE E...
Ver DCL Completo
DCL n° 111, de 30 de maio de 2025

Extratos - CLDF - Saúde 4/2025

 

Extrato de Termo Aditivo 

Bras�lia, 13 de maio de 2025.

Processo n� SEI 00001-00045345/2022-88. Segundo Termo Aditivo ao Termo de Credenciamento n� 05/2023, firmado entre o Fundo de Assist�ncia � Sa�de dos Deputados Distritais e Servidores da C�mara Legislativa do Distrito Federal � FASCAL e a H2FISIO CENTRO DE EXCEL�NCIA EM REABILITA��O LTDA. Objeto: Reajuste​ dos valores dos servi�os prestados pela Institui��o Credenciada, a saber: consultas, pacotes e tabelas. Vig�ncia: a partir da publica��o deste extrato de Termo Aditivo no Di�rio Oficial do Distrito Federal - DODF. Legisla��o: art. 65, II, da Lei n� 8.666/93. Partes: pelo FASCAL, Sr. Geovane de Freitas Oliveira e pela Credenciada, a Sra. Tatiana Gil Bravim.


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Documento assinado eletronicamente por GEOVANE DE FREITAS OLIVEIRA - Matr. 24088, Diretor(a) do Fascal, em 28/05/2025, �s 11:35, conforme Art. 30, do Ato da Mesa Diretora n� 51, de 2025, publicado no Di�rio da C�mara Legislativa do Distrito Federal n� 62, de 27 de mar�o de 2025.


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...  Extrato de Termo Aditivo  Bras�lia, 13 de maio de 2025. Processo n� SEI 00001-00045345/2022-88. Segundo Termo Aditivo ao Termo de Credenciamento n� 05/2023, firmado entre o Fundo de Assist�ncia � Sa�de dos Deputados Distritais e Servidores da C�mara Legislativa do Distrito Federal � FASCAL e a H2FISIO CENTRO DE E...

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