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DCL n° 060, de 26 de março de 2025
Despachos 1/2025
Ordenador de Despesas
DESPACHO
DESPACHO DO ORDENADOR DE DESPESA
PROCESSO 00001-00050668/2024-55. CREDOR: 418.***.***-53 - MARIA CECILIA CARVALHO DO NASCIMENTO.
ASSUNTO: Reconhecimento de dívida de exercícios anteriores (2022 - 4 meses de RRA e 2023 - 13 meses de RRA),
visando ao pagamento de abono de permanência para a servidora, em razão da incidência de descontos previdenciários,
cuja constatação da necessidade de pagamento ocorreu após o processamento da Folha de Pagamento Complementar de
fevereiro/2025 (02/2025.060), referente à revisão e recálculo do adicional por tempo de serviço (ATS). Conforme
Declaração DGP (SEI 2060792), Despacho SEPAG (SEI 2059194), Despacho DGP (SEI 2065467) e Despacho DAF (SEI
2065854). Classificação orçamentária: 31.90.92-11. VALOR: R$ 750,96 (Setecentos e Cinquenta Reais e Noventa e Seis
Centavos). PROGRAMA DE TRABALHO: 01.122.8204.8502 - ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL. ELEMENTO DE DESPESA:
3190-92 - DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES. RECONHECEMOS A DÍVIDA E AUTORIZAMOS A REALIZAÇÃO DA
DESPESA, determino a emissão da Nota de Empenho, da Nota de Lançamento e da Ordem Bancária em favor do credor e
no valor especificado.
JOÃO MONTEIRO NETO
Documento assinado eletronicamente por JOAO MONTEIRO NETO - Matr. 24064, Secretário(a)-Geral da
Mesa Diretora, em 25/03/2025, às 10:18, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019,
publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 2067786 Código CRC: 9822E5B4.
DCL n° 060, de 26 de março de 2025
Comunicados - Administrativos 29/2025
Outros
MEMORANDO Nº 29/2025-GAB DEP GABRIEL MAGNO
Brasília, 25 de março de 2025.
Ao GMD,
Assunto: Delegação de Competência.
Informo por meio deste que delego competência a servidora Marlene de Fátima Azevedo - Matrícula: 22.403,
Chefe de Gabinete, para proceder as seguintes ações relacionadas ao Bloco da Minoria:
1. Atestar as folhas de ponto dos servidores;
2. Elaborar e atestar relatório de frequência mensal;
3. Organizar escala de férias e demais atos administrativos relacionados aos
servidores;
4. Responder pelos bens patrimoniais da unidade;
5. Homologar marcação, remarcação e suspenção de férias, nos casos previstos
na legislação;
6. Assinar documento de apresentação de servidor para entrar em exercício;
7. Solicitar acesso aos Sistemas Corporativos;
8. Manifestar sobre a concessão de abono de ponto anual;
9. Solicitar e autorizar a participação de servidores em eventos de capacitação
e qualificação profissional; e
10. Licenças e afastamento de servidores.
Aproveito a ocasião, para renovar votos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,
GABRIEL MAGNO
Deputado Distrital PT-DF
Documento assinado eletronicamente por GABRIEL MAGNO PEREIRA CRUZ - Matr. 00166, Deputado(a)
Distrital, em 25/03/2025, às 15:18, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no
Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 2068030 Código CRC: 55D44C67.
DCL n° 060, de 26 de março de 2025
Extratos - CLDF - Saúde 1/2025
EXTRATO DE TERMO DE CREDENCIAMENTO
Brasília, 21 de março de 2025.
Processo SEI n.º 00001-00008751/2025-11. Contrato nº 41/2025, firmado entre: Fundo de Assistência à Saúde dos
Deputados Distritais e Servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal – FASCAL e o LAPAC - LABORATÓRIO DE
PATOLOGIA E CLÍNICAS LTDA., CNPJ: 00.454.686/0001-90. Vigência: 60 (sessenta) meses, a contar da data da
publicação do Extrato deste Termo de Credenciamento no Diário Oficial do Distrito Federal - DODF. Objeto: prestação de
serviços médicos na área de exames, biópsias e vacinas. Recursos: Fonte (100); Elemento de Despesa (3390-39). Nota de
Empenho N° 2025NE00235; Valor da Nota de Empenho: R$ 100,00 (cem reais). Datada de 19/03/2025; Legislação: Lei
14.133/2021 e alterações. Partes: pelo FASCAL, Sr. Geovane de Freitas Oliveira e, pela Credenciada, Sra. Erika Pimentel
Simeão.
Documento assinado eletronicamente por GEOVANE DE FREITAS OLIVEIRA - Matr. 24088, Diretor(a) do
Fascal, em 24/03/2025, às 16:33, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no
Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 2064255 Código CRC: 9D3F162A.
DCL n° 060, de 26 de março de 2025
Relatórios 1/2025
RELATÓRIO ANALÍTICO DE ACOMP EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Brasília, 24 de março de 2025.
EXTRATO SIMPLIFICADO DO
RELATÓRIO ANALÍTICO DE ACOMPANHAMENTO
DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA CLDF
Período de Referência: Janeiro/Fevereiro de 2025
DA PUBLICAÇÃO DA ÍNTEGRA DO RELATÓRIO:
Esta é a publicação do Extrato Simplificado do Relatório Analítico de Acompanhamento da Execução Orçamentária da
CLDF, referente a fevereiro de 2025.
A íntegra do relatório está publicada no Portal da Transparência da CLDF (Portal da CLDF > Portal da Transparência >
Planejamento e Orçamento > Relatórios da Execução Orçamentária) ou no seguinte endereço eletrônico:
https://www.cl.df.gov.br/web/portal-transparencia/relatorios-da-execucao-orcamentaria.
DOS DADOS E COMENTÁRIOS SIMPLIFICADOS:
Os dados foram agregados por Grupo de Despesa (Pessoal, Outras Despesas Correntes e Investimentos), detalhados por
rubricas de interesse, que podem ser por Programa de Trabalho ou Natureza da Despesa, conforme o caso.
O acompanhamento mensal da execução orçamentária mostra que, até o mês de fevereiro de 2025, foram liquidadas
despesas no valor de R$ 113,6 milhões (coluna D), consumindo 12% das Despesas Autorizadas para este exercício (coluna
F).
Analisando-se o comparativo entre os anos (colunas E e G) por Grupo de Despesa, nota-se que o grupo “Pessoal e
Encargos Sociais” ficou R$ 14,3 milhões maior do que no exercício anterior (+16,4%). Os principais responsáveis pelo
aumento em relação a 2024, conforme será detalhado no Quadro Comparativo da seção 2.1 da versão completa deste
relatório, foram as rubricas de Vencimentos e Vantagens Fixas (+R$ 12,7 milhões ou +17,2%) e de Contribuições
Patronais ao IPREV (+R$ 1,1 milhão ou +11,9%). Em ambos os casos, o aumento se deve a quatro fatores: a)
crescimento vegetativo da folha de pagamentos da CLDF; b) nomeações de novos servidores aprovados em concurso
público; c) reajuste da tabela de vencimentos dos servidores para reposição das perdas inflacionárias a partir de 1º de
junho 2024 (Lei nº 7.515/2024, DODF 28/06/2024) e; d) aumento do teto remuneratório do Distrito Federal a partir de 1º
de fevereiro de 2025, conforme Decreto nº 44.534/2023.
Para o grupo de natureza despesa “Outras Despesas Correntes”, o montante ficou R$ 2,7 milhões acima do valor do
mesmo período do ano anterior (+33%), o Programa de Trabalho “Concessão de Benefícios aos Servidores da CLDF”, com
liquidação de R$ 1,0 milhão a mais (+14%) do que no mesmo bimestre de 2024 e que foi afetada, sobretudo, por
nomeações e pelo reajuste das tabelas de salários dos servidores da CLDF.
Já o grupo “Investimentos” apresentou R$ 1,5 milhão de despesa liquidada nos dois primeiros meses de 2025, com
destaque para os Programas de Trabalho “Funcionamento da TV Legislativa” (+588,8 mil) e “Manutenção de Serviços
Administrativos Gerais da CLDF” (+R$ 926,8 mil).
DESP.
DESPESA LIQ. ATÉ % DE VAR. %
REALIZADA DOTAÇÃO DESPESA DESPESA FEV/2025 DESP. DE DESP.
R$ em Milhões EXERCÍCIO AUTORIZADA LIQUIDADA LIQUIDADA ( - ) LIQUID. / LIQUID
DE 2024 2025 (**) ATÉ FEV / ATÉ FEV / DESP. DOT. FEV/2025
(*) 2024 2025 LIQ. ATÉ ORÇAMET. vs
FEV/2024 FEV/2024
A B C D E = D - C F = D / B G = D / C
PESSOAL E
ENCARGOS 595,5 669,2 86,9 101,2 14,3 +15,1% +16,4%
SOCIAIS
Vencimentos e
473,6 528,3 73,9 86,6 12,7 +16,4% +17,2%
Vantagens Fixas
Obrigações
31,1 29,5 2,6 2,8 0,2 +9,4% +7,4%
Patronais (INSS)
Contribuição
Patronal para o 61,2 65,7 9,1 10,1 1,1 +15,4% +11,9%
RPPS (IPREV)
Outros 29,6 45,7 1,4 1,7 0,3 +3,8% +20,8%
OUTRAS
DESPESAS 159,5 224,6 8,1 10,8 2,7 +4,8% +33,2%
CORRENTES
Concessão de
Benefícios aos
44,8 52,9 7,2 8,2 1,0 +15,4% +14,1%
Servidores da
CLDF
Manutenção de
Serviços
23,1 39,3 0,7 2,4 1,6 +6,0% +224,0%
Administrativos
Gerais da CLDF
Tec. Inform
14,9 37,2 0,0 0,3 0,2 +0,7% +574,5%
(Gestão de TI)
Publicidade e
Comunicação
Social 50,6 66,2 0,0 0,7 0,7 +1,0% +8200,9%
(Instit+Util. Pub.
+ TV + Rádio)
Verba
3,5 5,7 0,2 0,2 0,1 +4,3% +56,1%
Indenizatória
Outros 22,6 23,3 0,0 -0,9 -0,9 -3,7% -2162,3%
INVESTIMENTOS 10,1 31,5 0,0 1,5 1,5 +4,9% +0,0%
Manutenção de
Serviços
1,5 4,5 0,0 0,9 0,9 +20,7% +0,0%
Administrativos
Gerais da CLDF
Tec. Inform
(Modernização 6,8 19,6 0,0 0,0 0,0 +0,2% +0,0%
de TI)
Reforma e
1,7 4,5 0,0 0,0 0,0 +0,0% +0,0%
Benfeitoria
Funcionamento
0,0 1,6 0,0 0,6 0,6 +36,2% +0,0%
da TV
Outros 0,0 1,3 0,0 0,0 0,0 +0,0% +0,0%
TOTAL 765,1 925,3 95,1 113,6 18,5 +12,3% +19,5%
(*) Valores liquidados em 2024 mais Inscrição em Restos a Pagar Não Processados a liquidar em 2025 (igual ao total empenhado).
(**) Despesas que o Poder Executivo autoriza a empenhar. Considera o valor inicial da LOA/2025, mais alterações e menos os bloqueios e contingenciamentos.
Em relação aos indicadores da gestão fiscal, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, a CLDF continua
abaixo dos limites estabelecidos (prudencial e máximo). O indicador para o mês de fevereiro foi de 1,55%.
O período de janeiro a fevereiro de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, mostra que as receitas de
Impostos, Taxas e Contribuições de Melhorias, que normalmente são pouco mais de 70% do total da RCL, cresceram
10,0% (+R$ 412,0 milhões). O componente do Fundo Constitucional do DF – FCDF na RCL cresceu 17,2% no período
(+60,1 milhões) em relação ao mesmo período do ano anterior. Como parâmetro, em todo o ano de 2023, esse
componente havia crescido R$ 1,7 bilhão, o equivalente a um incremento de 73% em relação a 2022. Já em 2024, houve
uma queda de R$ 55,6 milhões (-1,3%) nessa mesma parcela.
Todos os demais componentes da RCL (exceto o FCDF), por sua vez, cresceram R$ 329,9 milhões, representando 6,1% de
crescimento nominal em relação ao mesmo período de 2024. Essa taxa é ligeiramente superior às obtidas no segundo
semestre de 2024, quando houve um crescimento de 5,0% em relação ao mesmo período de 2023. As taxas de
crescimento no primeiro semestre de 2024 ficaram altas (média de 14,5% no período), de acordo com o esperado. Para o
primeiro semestre de 2025, espera-se que o crescimento pouco acima da inflação, sobretudo puxado pelo crescimento do
ICMS que teve incremento na alíquota de aproximadamente 7,3% para gasolina e etanol e 5,6% para óleo diesel, com
entrada em vigor a partir de fevereiro de 2025.
Segundo o Relatório de Arrecadação Tributária - RAT de Fevereiro/2025[1], publicado pela Secretaria de Estado de
Economia do DF – SEEC/DF, em relação à previsão da Lei Orçamentária Anual – LOA/2025, a arrecadação no
DF (sem considerar as transferências), teve um desempenho no período de crescimento em R$ 301,5
milhões acima do previsto.
A RCL realizada em 2024 (R$ 35,8 bilhões) já tinha sido apenas R$ 126 milhões (-0,3%) abaixo do que estava previsto
pelo Poder Executivo para todo o ano de 2025. Assim, com a RCL de 2024 tendo sido praticamente a mesma do previsto
na LOA para o exercício de 2025, estima-se para o final deste exercício um excesso de arrecadação da ordem
de R$ 2,0 bilhões, caso haja um crescimento apenas pela correção pela inflação pelo IPCA estimado em
5,7% para o ano de 2025.
Em relação ao FCDF, para 2025, a expectativa é que seu crescimento acompanhe o crescimento o da RCL federal, que
serve de base para sua correção e que corresponde ao crescimento dos 12 meses acumulados de julho de 2023 a junho de
2024 em relação aos 12 meses acumulados do período anterior. Tal crescimento foi de 7,7%. Com isso, haveria um
crescimento mais estável, diferentemente dos exercícios de 2024, quando caiu 1%, e de 2023, quando cresceu 73%. No
bimestre, o crescimento das receitas do FCDF na RCL foi de 17%, mas espera-se que ao longo dos meses o crescimento vá
se ajustando para atingir o acumulado próximo de 7% ao final do exercício de 2025.
A evolução da RCL e da sua taxa de crescimento são fundamentais para que a gestão da CLDF possa balizar suas ações. O
indicador da LRF é o resultado do quociente entre a Despesa Total de Pessoal – DTP e a Receita Corrente Líquida – RCL,
com base no acumulado em 12 meses (Indicador de LRF = DTP / RCL). A CLDF não tem qualquer gestão sobre a RCL,
que depende do crescimento da economia, dos indicadores de inflação e da política tributária do DF (alterações de
alíquotas, benefícios fiscais e tributários, eficiência na arrecadação, etc.). A parte sobre a qual a CLDF tem alguma gestão
no indicador é a despesa total de pessoal (DTP), e, mesmo assim, em apenas uma fração dela. Diferentemente da maioria
das demais despesas, uma vez contratada ou compromissada, ela não pode ser mais reduzida, por força de dispositivos
legais.
Sobre a evolução da DTP, a CLDF já tem compromissadas várias despesas que só terão seu efeito completo de 12 meses
em meados ou ao final de 2025, além das alterações do teto remuneratório federal, cujos efeitos sobre as despesas de
pessoal se encerram apenas em fevereiro de 2026. Abaixo segue um quadro com a lista das principais.
Quando completa
Despesas Compromissadas
12 meses
1. Nomeação de 35 servidores (mai e jun/2024)* Jun/2025
2. Reajuste das Perdas Inflacionárias (jun/2024) Jun/2025
3. Nomeação de 15 servidores (ago/2024)* Ago/2025
4. Nomeação de 15 servidores (out/2024)* Nov/2025
5. Nova alteração do teto federal (fev/2025) Fev/2026
6. Reestruturação Administrativa CLDF (Res nº 344/2024) Fev/2026
7. Nomeação de 13 servidores (fev/2025)* Fev/2026
(*) Além das exonerações e termos de desistência.
Dessa forma, ainda que o valor apurado no último Relatório de Gestão Fiscal – RGF, referente ao 3º quadrimestre de 2024, ter sido
de 1,52%, ficando bem abaixo do Limite Prudencial de 1,62%, a projeção das despesas compromissadas indica que já há uma
trajetória que não pode mais ser revertida. Ela apenas poderia ser atenuada com uma taxa de crescimento da RCL alta. As estimativas do
SEORC constantes nos últimos relatórios apontavam que o indicador de despesa de pessoal deveria ficar muito próximo do Limite de Alerta
(1,53%) ao final de 2024, o que foi confirmado pelo último RGF; e, ainda, que tal limite deveria ser ultrapassado no quadrimestre atual, o que
acabou de ser demonstrado neste tópico. Registra-se que caso venha a atingir ou ultrapassar o Limite de Alerta (ficando abaixo do Limite
Prudencial de 1,62%) não traz consequências legais para a CLDF. Apenas uma mensagem de alerta é enviada pelo TCDF, registrando que o
limite de 90% do Limite Máximo foi atingido.
Em relação à análise da execução orçamentária por Programa de Trabalho, conforme demonstra a tabela abaixo, observa-
se que a maior parte dos recursos liquidados foi em Administração de Pessoal da CLDF, com R$ 100,8 milhões, o que
representou 89% do total dos R$ 113,6 milhões liquidados até fevereiro de 2025. Outros R$ 8,2 milhões (7% do total)
foram em Concessão de Benefícios. Somados, são 96% da liquidação no período. Normalmente, esses dois programas de
trabalho têm uma maior concentração de liquidação no início do exercício, sobretudo porque algumas despesas ainda
estão sendo empenhadas ou contratadas.
DESP.
VAR. %
DESPESA LIQ. ATÉ % DE
DESPESA DESPESA DE DESP.
REALIZADA DOTAÇÃO FEV/2025 DESP.
LIQUIDADA LIQUIDADA LIQUID
R$ em Milhões EXERCÍCIO AUTORIZADA ( - ) LIQUID. /
ATÉ ATÉ FEV/2025
DE 2024 2025 (**) DESP. DOT.
FEV/2024 FEV/2025 vs
(*) LIQ. ATÉ ORÇAMET.
FEV/2024
FEV/2024
A B C D E = D - C F = D / B G = D / C
Administração
de Pessoal da 580,1 641,6 86,5 100,8 14,3 +15,7% +16,5%
CLDF
Concessão de
Benefícios aos
44,8 52,9 7,2 8,2 1,0 +15,4% +14,1%
Servidores da
CLDF
Conversão de
Lic. Prêmio em 8,5 14,8 0,0 0,0 0,0 +0,0% +0,0%
Pecúnia
Conservação
das Estruturas
2,8 6,2 0,0 0,0 0,0 +0,2% +0,0%
Físicas de Edif.
Públicas
Partic. da CLDF
em Inst. Ligadas
às Ativ. do 0,2 0,4 0,0 0,0 0,0 +3,8% +252,1%
Poder
Legislativo
Promoção de
Eventos de
Integr. da CLDF
1,1 3,3 0,0 0,0 0,0 +0,2% +0,0%
com a
Sociedade do
DF
Atenção à
Saúde e Qualid.
0,3 1,3 0,0 0,0 0,0 +0,5% -6,9%
Vida no Trab. e
Bem-Estar
Manutenção de
Serviços
23,1 39,3 0,7 2,4 1,6 +6,0% +224,0%
Administrativos
Gerais da CLDF
Modernização
de Sistema de
6,8 19,6 0,0 0,0 0,0 +0,2% +0,0%
Informação da
CLDF
Gestão da
Informação e
14,9 37,2 0,0 0,3 0,2 +0,7% +574,5%
dos Sistemas de
TI da CLDF
Capacitação de
Servidores –
1,0 1,8 0,0 0,0 0,0 +1,2% -30,8%
Escola do
Legislativo
Execução de
Projetos de
Educação 0,9 2,1 0,0 0,0 0,0 +0,0% +0,0%
Política pela
CLDF
Publicidade
Institucional da 22,6 27,4 0,0 0,0 0,0 +0,1% +0,0%
CLDF
Publicidade de
Utilidade Pública 19,3 22,0 0,0 0,0 0,0 +0,0% +0,0%
da CLDF
Funcionamento
da TV 8,7 13,5 0,0 1,2 1,2 +9,2% +15320,9%
Legislativa
Funcionamento
da Rádio 0,0 4,9 0,0 0,0 0,0 +0,0% +0,0%
Legislativa
Apoio a
Programas
0,3 0,6 0,0 0,0 0,0 +0,0% +0,0%
Culturais pela
CLDF
Reforma e
Benfeitorias no
1,7 6,2 0,0 0,0 0,0 +0,0% +0,0%
Edifício Sede da
CLDF
Execução de
Sentenças
0,1 1,0 0,0 0,0 0,0 +2,0% +0,0%
Judiciais pela
CLDF
Ressarcimentos,
Indenizações e
6,7 11,7 0,4 0,4 0,0 +3,6% +8,7%
Restituições da
CLDF
Outros Ressarc,
Indeniz. e
Restitituições da 3,5 5,7 0,2 0,2 0,1 +4,3% +56,1%
CLDF (Verba
Indenizatória)
Outros Ressarc,
Indeniz. e
17,6 11,7 0,0 0,0 0,0 +0,0% +0,0%
Restitituições ao
FASCAL
TOTAL 765,1 925,3 95,1 113,6 18,5 +12,3% +19,5%
(*) Valores liquidados em 2024 mais Inscrição em Restos a Pagar Não Processados a liquidar em 2025 (igual ao total empenhado).
(**) Despesas que o Poder Executivo autoriza a empenhar. Considera o valor inicial da LOA/2025, mais alterações e menos os bloqueios e contingenciamentos.
GLAUCO LÍVIO SILVA AZEVEDO
Chefe do Setor de Elaboração Orçamentária
JOÃO MONTEIRO NETO
Secretário-Geral/Presidência
[1]
Disponível em https://www.economia.df.gov.br/receita-tributaria-2/
Documento assinado eletronicamente por GLAUCO LIVIO SILVA AZEVEDO - Matr. 16765, Chefe do Setor
de Elaboração Orçamentária, em 24/03/2025, às 14:38, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08,
de 2019, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
Documento assinado eletronicamente por JOAO MONTEIRO NETO - Matr. 24064, Secretário(a)-Geral da
Mesa Diretora, em 24/03/2025, às 19:22, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019,
publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
http://sei.cl.df.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0
Código Verificador: 2065660 Código CRC: B9AFACA8.