Chico Vigilante cobra celeridade para tratamento de casos oncológicos no DF
Chico Vigilante cobra celeridade para tratamento de casos oncológicos no DF
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

Na sessão ordinária desta quarta-feira (17), o distrital Chico Vigilante (PT) criticou a demora no tratamento de casos oncológicos na rede pública do DF. Decano da Casa, citou que a legislação nacional estabelece prazos para atender pacientes com câncer.
A Lei 12.732/2012 determina que pacientes com suspeita da doença têm direito a realizar exames diagnósticos no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 30 dias a partir da indicação médica. Prevê, ainda, que é prerrogativa de pessoas com tumor maligno iniciar o tratamento no SUS até 60 dias depois do laudo.
“Em Brasília não se cumpre o prazo da lei. Isso não pode continuar desse jeito. Por meio do meu gabinete, eu tenho entrado com ações judiciais para que as pessoas sejam efetivamente tratadas e temos ganhado. Agora está na hora do Ministério Público do Distrito Federal, da Defensoria Pública do DF e do Tribunal de Justiça enquadrarem o GDF para o tratamento contra essa doença terrível, que hoje é uma verdadeira sentença de morte no Distrito Federal, em função do descaso que o governo está tendo com o tratamento de saúde das pessoas com câncer”, criticou Vigilante.
Neste ano, a Consultoria Técnico-Legislativa de Fiscalização da CLDF promoveu um estudo, a pedido do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que traça um panorama da oncologia no Distrito Federal.
Daniela Reis (Agência CLDF)
Mais notícias sobre

Reunião da CTMU analisa propostas para enfrentar alto custo do transporte no Entorno
17h53 19/09/2025
Filmes exibidos na Mostra Brasília indicam descentralização do cinema feito no DF
09h28 19/09/2025