(Do Sr. Deputado Max Maciel)
Requer a realização de Sessão Solene em homenagem a artistas e movimentos da Cultura Hip Hop do Distrito Federal e fechamento da Semana Distrital do Hip Hop.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Requeiro, nos termos do art. 145 do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a realização de Sessão Solene em homenagem a artistas e movimentos da Cultura Hip Hop do Distrito Federal e fechamento da Semana Distrital do Hip Hop, no dia 10 de novembro de de 2023, às 19h, no Auditório da CLDF.
JUSTIFICAÇÃO
Dada a publicação da Lei nº 7.274, de 5 de julho de 2023, de minha autoria, que declara o Hip Hop, bem como todas as suas manifestações artísticas, como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal, bem como a publicação do Ato da Mesa Diretora nº 151/2023, que institui a Semana do Hip Hop no âmbito da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a homenagem a artistas e grupos da Cultura Hip Hop no Distrito Federal tem a intenção de demonstrar, no âmbito desta Casa de Leis e de todo o DF, o reconhecimento da influência e da contribuição desse movimento para a nossa sociedade.
O Hip Hop, enquanto segmento cultural e musical que inclui manifestações artísticas, como Mestre de Cerimônia - MC, Disc Jockey - DJ, o Graffiti, o Breaking Boy e a Breaking Girl e toda sua genealogia, possui não somente importância para a cultura do Distrito Federal, mas também atua enquanto movimento de resistência em periferias e comunidades carentes. Com isso o Hip Hop vem atuando no combate à criminalidade, diminuindo problemas sociais desencadeados pela mesma, além disso desenvolve nos jovens o contato artístico.
Esse movimento sociocultural, além de impulsionar a economia criativa local com eventos, produções e negócios relacionados à cultura urbana, também valoriza, impulsiona e fortalece seus/suas artistas, proporcionando espaços de expressão e inclusão para as famílias e juventude das periferias do DF, principalmente. Dessa forma, buscamos afirmar a identidade negra e periférica, resgatando a história e as lutas das pessoas antigas no movimento, bem como incentivar a continuação dessa cultura pela juventude, que juntos representam parte fundamental em potência e riqueza cultural da população do DF.
Por todo o exposto, e diante da relevância do tema, conclamo a atenção dos nobres pares para aprovação do presente requerimento.
Sala das Sessões, em
Deputado max maciel