(Autoria: Dep. Roosevelt Vilela)
Requer a realização de sessão solene em homenagem aos 166 anos do Corpo de Bombeiros, bem como celebração dos 58 anos do 1º Grupamento de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a ser realizada no dia 23 de junho de 2022.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
Requeiro, nos termos do artigo 124, do Regimento Interno desta Câmara Legislativa, a realização de sessão solene em homenagem aos 166 anos do Corpo de Bombeiros, bem como celebrar os 58 anos do 1º Grupamento de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a ser realizada no dia 23 de junho de 2022, às 19h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
JUSTIFICAÇÃO
Em julho deste ano, o Corpo de Bombeiros celebrará 166 anos de fundação no Brasil pelo imperador Dom Pedro II e 58 anos de sua inauguração no Distrito Federal. A data simbólica representa a chegada de dois oficiais que vieram do Rio de Janeiro para coordenar a transferência de militares para a instauração do Corpo de Bombeiros na capital federal.
A história da corporação é marcada desde o seu início por muita bravura e resistência quando cerca de trinta militares se descolaram a pé do Rio de Janeiro à Brasília, caminhando por cerca de 30km por dia. A épica caminhada durou 25 dias de percurso e ficou conhecida como “Marcha General Riograndino Kruel”.
Desde então o Corpo de Bombeiros têm sido motivo de muito orgulho para a população do Distrito Federal, formado por homens e mulheres que não só realizam as atividades mais complexas e inseguras, mas também protegendo o meio ambiente e o patrimônio dos cidadãos, ainda que seja necessário o sacrifício da própria vida.
Todo desenvolvimento do CBMDF durante esses 58 anos é fruto do trabalho árduo desempenhado por todos os bombeiros militares pertencentes às fileiras da corporação que honram diariamente o lema: “vidas alheias e riquezas salvar! ”.
O destaque é merecido tanto aos que exercem atividade no operacional, seja nas ações de combate a incêndios urbanos e florestais, na busca e no salvamento, no atendimento pré-hospitalar, na resposta a produtos perigosos, na proteção do meio ambiente, nas atividades de defesa civil, seja em exercício no administrativo para bom desempenho e gestão da corporação.
A missão para esses bravos heróis é clara: prestar ajuda a quem dela precise. Nesse sentido, não haveria outro caminho senão agraciar o nosso formidável Corpo de Bombeiros com uma Sessão Solene que honrará profissionais de coragem extraordinária que despertam todos os dias muita admiração e reconhecimento pelo relevante serviço prestado à sociedade do Distrito Federal.
Assim, rogo o apoio dos nobres Deputados para a aprovação da presente proposição.
Sala das sessões,
ROOSEVELT VILELA
DEPUTADO DISTRITAL