(Autoria: Dep. Roosevelt Vilela)
Requer a transformação da Sessão Plenária do dia 23 de junho de 2022 em Comissão Geral, com objetivo de debater sobre os desafios enfrentados pelo bombeiro militar veterano.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Requeiro, nos termos do artigo 125, do Regimento Interno desta Câmara Legislativa, a transformação da Sessão Plenária do dia 23 de junho de 2022 em Comissão Geral, com objetivo de debater sobre os desafios enfrentados pelo bombeiro veteranos.
JUSTIFICAÇÃO
O bombeiro veterano é aquele que após dedicar uma significativa parte da sua vida ao serviço de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e tantos outros serviços técnicos especializados do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, encontram-se na reserva remunerada ou reformado.
Ocorre que, por vezes, o serviço desempenhado durante anos na corporação é árduo e demanda expressivo esforço físico e emocional, principalmente porque lidam na defesa e garantia intransigente da proteção e preservação do bem mais valioso do ser humano, que é a vida.
Quando estes valorosos profissionais passam para inatividade é comum que alguns não se sintam preparados, ocasionando profundos abalos psicológicos, familiares e sociais, sobretudo em decorrência dos esforços e desgastes inerentes à própria profissão.
É por essa razão que o militar veterano é digno de muito orgulho para o Corpo de Bombeiros, sendo indispensável que a sociedade reconheça o legado deixado por cada um deles, demonstrando honrarias ao seu serviço, dedicação e valor.
Assim, reconheço que cabe a essa Casa Legislativa apoiar os veteranos e suas famílias, garantindo que cada um receba o cuidado e o apoio que merecem, seja através do aprimoramento da legislação vigente, fomento de ações voltadas as políticas públicas, seja trazendo maiores investimentos para o sistema de saúde da corporação.
Ademais, vale lembrar que quando o Estado atua de modo a reconhecer e valorizar os seus militares veteranos, consequentemente promove e incentiva a nova geração de jovens a ingressar nas fileiras das corporações militares.
Nesse sentido, propomos a realização de Comissão Geral para, juntamente com as autoridades, entidades de classe e os interessados, discutir e estabelecer critérios de melhoria na vida dos bombeiros militares, desde seu ingresso na corporação até a continuidade do seu bem-estar enquanto na reserva remunerada ou reforma.
Diante o exposto, conclamo os nobres pares à aprovação da presente propositura.
Sala das Sessões,
ROOSEVELT VILELA
DEPUTADO DISTRITAL