(Autoria: Deputado Robério Negreiros)
Requer a realização de Sessão Solene em comemoração ao Dia do Artesão, no dia 21 de março de 2023, às 10 horas, no Plenário.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL:
Requeiro, nos termos do art. 99, inciso IV, art. 124 e art. 145, inciso V do Regimento Interno, a realização de Sessão Solene, em comemoração ao Dia do Artesão, a realizar-se no dia 21 de março de 2023, às 10 horas, no Plenário desta Casa.
JUSTIFICAÇÃO
Em 19 de março, é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo reconhecido como padroeiro dos artesãos, e uma forma de homenagear àqueles que vêm representando ao longo do tempo.
Essa grande diversidade cultural e criativa de nosso povo é também responsável por impulsionar a economia em pequenas comunidades.
Os artesões são artistas, pessoas sensíveis, talentosas e operários, que com sua arte simplista registram a trajetória de uma época, de um lugar, de um povo contribuindo dessa forma para a reconstrução e manutenção da história das civilizações.
O artesanato é uma das mais antigas atividades humanas. Era cultivado em comunidades muito remotas e manteve-se tanto nas culturas ágrafas, quanto nas sociedades pós-industriais e se diferencia no modo de fazer, no material empregado e nas formas ou padrões utilizados em cada época e região.
A rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, muitas vezes reinventadas em cada nova peça ou forma, de acordo com a inspiração dos artesãos. Em virtude disso, o artesanato é um repositório universal precioso de práticas e símbolos.
Cada povo tem no artesanato aspectos fundamentais de sua identidade. Por isso, o artesanato não diz respeito somente aos seus produtores e consumidores, mas também, e principalmente, ao todo da cultura.
Quando celebramos o Dia do Artesão, resgatamos a consciência de que apoiar o esforço daqueles que são, a um tempo, artesãos, artistas, empresários significa proteger e perpetuar o caráter cultural de nosso país.
Além de preservar a riqueza tradicional do patrimônio e cultura, a arte de fazer artesanato é extremamente importante em termos de desempenho econômico, oferecendo amplas oportunidades de emprego. Esses trabalhadores são responsáveis por movimentar cerca de R$ 50 bilhões por ano no País, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019.
Pelo exposto, esperamos contar com o apoio dos nobres Parlamentares para realização desta Sessão Solene em homenagem ao Dia do Artesão, que merecem nosso respeito e reconhecimento por carregar com proficiência a nossa cultura.
Sala de Sessões em de 2023.
DEPUTADO ROBÉRIO NEGREIROS
PSD/DF