(Autoria: Roosevelt Vilela)
Reconhece e apresenta votos de louvor ao SD QPPMC ALYSSON PEREIRA OLIVEIRA DE ARAÚJO, Mat. 735.400-2, pelo ato de bravura praticado na defesa do patrimônio público e das pessoas que foram cercadas por vândalos que se aproveitaram de manifestação política para praticarem todo tipo de ato de vandalismo e atentados contra a integridade física das pessoas no dia 08 de janeiro de 2023 na Esplanada dos Ministérios.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e apresentar votos de louvor ao SD QPPMC ALYSSON PEREIRA OLIVEIRA DE ARAÚJO, Mat. 735.400-2, pelo ato de bravura praticado na defesa do patrimônio público e das pessoas que foram cercadas por vândalos que se aproveitaram de manifestação política para praticarem todo tipo de ato de vandalismo e atentados contra a integridade física das pessoas no dia 08 de janeiro de 2023 na Esplanada dos Ministérios.
JUSTIFICAÇÃO
O Policial Militar ALYSSON PEREIRA OLIVEIRA DE ARAÚJO atuou bravamente no trabalho de reestabelecimento da ordem na Esplanada dos Ministérios no dia 08 de janeiro de 2023, ocasião em que, mesmo sendo atacado de maneira covarde por vândalos, colocando em risco sua vida, ao ser alvejado por diversos objetos e golpes, não hesitou em cumprir sua missão de proteger a vida das pessoas que estavam no local e o patrimônio público das sedes dos três poderes da República Federativa do Brasil.
Nosso país vivenciou um momento muito triste no dia 08 de janeiro de 2023, quando vândalos se aproveitaram de uma manifestação política para atacar de maneira covarde as pessoas que estavam na Praça dos Três Poderes e o patrimônio público.
Contudo, apesar de terem surpreendido as autoridades públicas com tamanha agressividade contra as pessoas e o patrimônio público, os policiais militares que estavam de serviço não hesitaram em enfrentar os vândalos e reestabelecer a ordem no local, ainda que diversos deles tenham sido gravemente feridos durante o trabalho de reestabelecimento da ordem, entre eles o SD QPPMC ALYSSON PEREIRA OLIVEIRA DE ARAÚJO.
A Polícia Militar do DF sempre deu demonstrações de sua competência, dedicação e entrega em prol da segurança pública da nossa capital, e mais uma vez, ainda que tenham sido covardemente encurralados e agredidos, não deixaram de efetuar o trabalho de reestabelecimento da ordem, demonstrando o quão grande é essa instituição, não se deixando contaminar com questões ideológicas e partidárias, e sim atuando como polícia de estado, garantindo a segurança das pessoas e a preservação do nosso patrimônio.
Assim, diante dessa conduta valorosa, esta Casa Legislativa não poderia se furtar do dever de enaltecer e estimular condutas como a praticada, visto que o poder público tem um só norte, servir à sociedade e proteger nossos cidadãos.
Por todo o exposto, entendo que esta casa tem o dever de reconhecer esse bravo profissional que cumpriu o juramento ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal: "Ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida".
Este parlamentar como legítimo representante da segurança pública, por ser oriundo do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor dos riscos, complexidade e importância que envolvem a profissão do servidor de segurança pública, bem como do comprometimento dos profissionais em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento do ato de bravura cometido pelo brilhante SD QPPMC ALYSSON PEREIRA OLIVEIRA DE ARAÚJO.
ROOSEVELT VILELA
DEPUTADO DISTRITAL