(Autoria: Sr. Deputado ROBÉRIO NEGREIROS)
Manifesta votos de Louvor e parabeniza o atleta Wendell Belarmino, pela conquista da medalha de ouro, na modalidade natação 50m livre da classe S11, nos Jogos de Tóquio 2020.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do art. 144 do Regimento Interno desta Casa, solicito a manifestação da Câmara Legislativa do Distrito Federal, mediante a aprovação desta MOÇÃO, para manifestar votos de louvor ao atleta Wendell Belarmino, pela conquista da medalha de ouro, na modalidade natação 50m livre da classe S11, nos Jogos de Tóquio 2020.
JUSTIFICATIVA
A presente Moção tem por finalidade homenagear o atleta Wendell Belarmino, pela conquista da medalha de ouro, na modalidade natação 50m livre da classe S11 (para cegos), nos Jogos de Tóquio 2020.
Wendell Belarmino é brasiliense e, aos 23 anos, conquista a medalha de ouro em sua primeira Paralimpíada, na prova mais veloz da piscina do Centro Aquático da capital japonesa. O brasiliense venceu com 26s03, à frente do chinês Dongdong Hua (26s18) e do lituano Edgaras Matakas (26s38).
Wendell nasceu com um glaucoma, que lhe causou uma perda de visão gradativa, e conheceu a natação na escola. “Eu sempre fui uma pessoa muito competitiva. Me colocaram nas competições escolares, mas eu queria mais”, conta o brasiliense.
Wendell sabia nadar apenas um estilo da natação quando começou a treinar. Não demorou para aprender os outros três e se surpreendeu quando o técnico lhe perguntou se ele queria disputar uma Paralimpíada. “Ele achou que era loucura, mas eu falei que dava se ele comprasse a ideia”, conta o treinador, mais conhecido como Marcão, que está em Tóquio com a Seleção Brasileira.
Nas duas primeiras grandes competições que disputou, Wendell conquistou seis medalhas, sendo quatro de ouro e duas de prata, nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019. E, depois, foi campeão mundial nos 50m livre e ganhou outras duas medalhas de prata nos 100m livre e no revezamento 4x100m livre 49 pontos no Mundial de Londres 2019.
Wendell treina na Instituição Pro Brasil, no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UnB), e soube superar as adversidades durante a pandemia de Covid-19 para, inclusive, melhorar os tempos que lhe renderam conquistas no Mundial.
"A ideia era me divertir, tentar chegar ao pódio e nadar o mais rápido possível. Felizmente, o mais rápido possível foi a medalha de ouro. Além de me divertir, estou realizando três sonhos de uma vez só. Vir para uma Paralimpíada, ganhar uma medalha e ser campeão. Não tenho nem palavras, estou muito feliz", disse Wendell ao SportTV.
De forma a reconhecer o excelente atleta e valorizá-lo, solicito o apoio dos nobres pares para aprovação desta Moção de Louvor a Wendell Belarmino.
Sala das Sessões, de agosto de 2021.
deputado robério negreiros
PSD/DF