Proposição
Proposicao - PLE
MO 68/2023
Ementa:
Manifesta Votos de Louvor e Aplausos aos Profissionais da Carreira Magistério Público, que integram o SINPRO/DF, pelos relevantes trabalhos pedagógicos prestados à toda a população do Distrito Federal.
Tema:
Educação
Autoria:
Região Administrativa:
DISTRITO FEDERAL (INTEIRO)
Data da disponibilização:
21/03/2023
Situação
Apresentação
O projeto foi protocolado, lido, numerado, publicado e encaminhado às Comissões para análise
Comissões
As Comissões discutem o projeto e dão pareceres, que podem sugerir emendas ao texto original
Aguardando inclusão na Ordem do Dia
Os projetos que tiveram tramitação concluída nas comissões aguardam inclusão na Ordem do Dia
Plenário
No Plenário são apreciados os projetos que podem ser aprovados ou rejeitados
Redação Final
Após a aprovação pelo Plenário, o projeto é encaminhado para elaboração da Redação Final
Sanção, Veto ou Promulgação
São encaminhados ao Governador para transformá-los em lei ou vetá-los ou são promulgados e publicados pela CLDF
Andamento
Acompanhar andamentoDocumentos
Resultados da pesquisa
4 documentos:
4 documentos:
Faceta personalizada
Faceta personalizada
Resultados da pesquisa
-
Moção - Cancelado - (63932)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Gabinete do Deputado Gabriel Magno - Gab 16
MOÇÃO
(Deputado Gabriel Magno)Manifesta Votos de Louvor e Aplausos aos Profissionais da Carreira Magistério Público, que integram o SINPRO/DF, pelos relevantes trabalhos pedagógicos prestados à toda a população do Distrito Federal.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno da Câmara Legislativa, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor e Aplauso aos seguintes cidadãos e cidadãs “Profissionais da Carreira Magistério Público, filiados ao SINPRO-DF” que seguem, com firmeza, na luta por uma educação pública, gratuita, emancipadora, laica, inclusiva e com valorização profissional:
Maria Marta Cintra (In Memorian)
Graduada em Letras pela UnB. Chegou em BSB em 1960 e foi professora pioneira aprovada no 1º Concurso da SEEDF, atuando na escola dos candangos, alfabetizando os trabalhadores que construíram Brasília. Fundou a Associação Profissional dos Professores do DF, durante a ditadura militar, contribuiu para a formação do SINPRO/DF. Atuou na gestão da SEEDF como chefe de gabinete do 1º Secretário da SEEDF na Nova República, Fábio Bruno.
Melquisedek Aguiar Garcia (In Memorian)
Graduado em Pedagogia, especialização em Coordenação Pedagógica e Mestrado em Educação pela UnB, foi professor na SEEDF desde 2012, atuando nas Escolas Classe Dom Bosco, Classe Vila Nova, Classe Bela Vista, CAIC Unesco e Centro de Ensino Fundamental São Bartolmeu, todas em São Sebastião. Foi diretor do SINPRO entre 2019 e 2021, quando faleceu durante a sua gestão no sindicato.
Marizam Pereira Porto da Fonseca
Professora aposentada da SEEDF. Formada pelo magistério, 1º grau e graduada em Pedagogia Latu Senso, na Universidade Católica de Brasília. Foi atuante e aposentou como professora regente no ano de 1992. A professora é militante, participa de todas as atividades realizadas pelo Sindicato Sinpro-DF, é atuante e militante das causas do magistério público.
Olga Cristina Rocha de Freitas
Professora aposentada da SEEDF. Pedagoga. Doutora em Educação. Mestra em Neurociência do Comportamento. Especialista em Gestão Escolar, Educação Inclusiva, Libras, Neuropsicopedagogia e Neuropsicologia. Professora aposentada da SEEDF. Atuou em vários espaços na SEEDF: Assessora na SEEDF (1997-1998), Diretora da Escola de Governo do Distrito Federal - EGOV (2011), Diretora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Distrito Federal-EAPE (2011 a 2013), Assessora da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga (2014). Foi homenageada com o prêmio Mulher, educadora, cidadã do mundo, pelo Sinpro-DF (2011).
Jacquilene Pereira da Silva
Pedagoga Orientadora Educacional aposentada. Iniciou sua carreira na SEEDF em 1994. Trabalhou por mais de 30 anos em várias modalidades de ensino e Unidades Escolares, como Orientadora Educacional. Trabalhou no CAIC Bernardo Sayão, no CEF Maria do Rosário, na Escola Classe 410 de Samambaia, na Escola Classe 108 de Samambaia, na Escola Classe 831 de Samambaia e aposentou no Centro de Educação Infantil 210 de Samambaia. Participa de todas as atividades realizadas pelo Sinpro-DF.
Edmar Sônia Vieira da Paz
Professora de Língua Portuguesa e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Pedagoga. Atua na Instituição da Secretaria do Estado de Educação há dezesseis anos. Atuou sete anos como professora intérprete e com o português como segunda língua e L2 na Escola Bilíngue de Taguatinga, com a Educação dos Surdos. Foi por dois anos Coordenadora Pedagógica e dois anos como Supervisora Pedagógica do Centro Educacional 02 de Brazlândia. Foi vice-diretora no CEM 02 de Brazlândia, por um ano. Atualmente, a professora ministra a disciplina de Língua Portuguesa, para os estudantes do 2º e 3º series, no CEM 09 de Ceilândia.
Robson Santos Camara Silva
Doutor em Sociologia e mestre em Educação pela UnB. Professor da SEEDF e mais de duas décadas dedicadas a pesquisa e o magistério público no Distrito Federal. É formador da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho (GEPT-UnB) e da Rede ASTE. Autor de livros sobre educação básica e sindicalismo em educação.
Francis Teles
Formada em Pedagogia com Orientação Educacional. Ingressou na SEEDF em setembro de 2008, exercendo o cargo de Pedagoga - Orientadora Educacional. Trabalhou somente em escolas de Samambaia: Escola Classe 403, Escola Classe 614, Escola Classe 425 e CEF 507. Atualmente trabalha na Escola Classe 108 de Samambaia. Exerce seu trabalho com zelo e em parceria com todos os profissionais da Educação, buscando envolver toda comunidade escolar visando o desenvolvimento integral dos estudantes.
Luciana Mendes Duarte
Formada em Pedagogia com Habilitação para Orientação Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em 2005. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Psicologia da UnB em 2007. Atua como orientadora educacional na SEEDF desde 23 dezembro de 2008.
Cristina Maria da Silva
Diretora da Escola Classe 27 de Ceilândia. Iniciou sua carreira na SEEDF em 08/01/98. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília. Pós-graduada em Psicopedagogia e Administração Escolar. Trabalhou na Escola Classe 410 de Samambaia (1998 a 2015) na Escola Classe 02 de Ceilândia (2015 a 2018).
Lígia Leila Gomes Pessoa
Formada em Pedagogia, professora dos anos iniciais do ensino fundamental em Sobradinho.
Marlon Alves do Nascimento
Diretor do CEF 04 de Taguatinga. Professor de Língua Portuguesa. Especialização em língua e Literatura. Docente em Língua Portuguesa. Atuou também no Setor de Pessoal Recursos Humanos, na SEEDF.
Claudinei Batista dos Santos
Foi diretor de 2019 a janeiro de 2022. Foi perseguido e exonerado injustamente, com a acusação de fazer política/educação de gênero na Escola Classe 01 do Paranoá. Trabalhou como Coordenador Pedagógico na Escola Classe Cora Coralina do Paranoá e professor em contratação temporária no CED Fercal, noturno. Atualmente é coordenador pedagógico no CEF Queima e a noite é professor em contratação temporária no CED Carlos Mota, ambos em Sobradinho.
Marinalva Alzira
Delegada sindical há 06 anos no CEF 01 da Candangolândia. Professora de Língua Portuguesa há 22 anos. Atuou na Educação de Jovens e Adultos, séries iniciais, alfabetização, no estado de Goiás (1993/1994). Graduada em Letras Português/Inglês. Especialização em Biblioteconomia, em Psicopedagógico Clínica e Medicação de Conflitos. Cursando o 7º semestre de Pedagogia.
João Bosco Monteiro Lobato Lula da Silva
Iniciou sua carreira na SEEDF em 27/05/1985, ainda Fundação Educacional do DF. Foi delegado sindical em 1985, no complexo “A” do Gama. Contribuiu na eleição de 1986 do Sinpro. Foi diretor do Sinpro de 1989 a 1992, de 1995 a 1998, de 1998 a 2001. Nesse período de diretor do Sinpro, esteve como diretor, vice-presidente e presidente da Cut. Foi Diretor da CNTE. Depois de 2001 retornou a sala de aula e continua na luta, foi e continua delegado sindical nas escolas por onde passou e onde atua, no CASEB. 37 anos dedicados a luta no magistério público. Criou frase usada até hoje no movimento sindical, “O SINPRO somos nós, nossa força e nossa voz.”.
Ana Paula Vasconcellos Moreira
Professora em contratação temporária na SEEDF. Licenciada e mestre em Artes Visuais pela UnB. Licenciada em pedagogia e especialista em Educação à distância pela UFSCar. Atua desde 2017 como professora em contratação temporária, tendo passado pela Educação de Jovens e Adultos no GISNO e pelas Escolas Parque da 210 sul, da 314 sul e da 210 norte. Atualmente atua no componente curricular de teatro na Escola Parque da 210 norte. Integra o coletivo de contratos temporários do SINPRO desde 2020. Ministra tutoria no curso de Licenciatura em Arte visuais a distância da UnB no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.
João Batista Gomes Macêdo
Professor em contratação temporária na SEEDF. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos. Atua como professor em contratação temporária há 10 anos em Brazlândia: CED Vendinha, CAIC e Escola Classe 01 INCRA 08. É coordenador do coletivo LGBT da CUT DF.
Maria Alves do Nascimento
Formou e especializou-se na UnB, ingressou na SEEDF em 1998 e aposentou-se em 2020. Seguiu a teoria freiriana e alfabetizou crianças, jovens e adultos, utilizando a poesia.
Maria Alves Rolim
Moradora do Cruzeiro, formada em Pedagogia, está na SEEDF desde 1986 como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Centro de Ensino 03 de Sobradinho, na Escola Classe 04 de Planaltina, na Escola Classe 09 de Planaltina e na Escola Classe 08 do Cruzeiro.
Francisco Celso
Professor de História na SEEDF, especialista em Educação Inclusiva, Mediador Social, Produtor Cultural, Pesquisador, Palestrante, embaixador da Varkey Foundation no Brasil e mentor intelectual do Projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo).
Francineia Alves da Silva
Moradora de São Sebastião e professora da Secretaria de Educação há 26 anos, com especialização em Neuropsicopedagogia. Atualmente, é coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil 01, o Centrinho, em São Sebastião, que acabou de receber, em São Paulo, o Prêmio Educar 2022, concedido pelo Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT).
Julio César Rodrigues Cerqueira
Formado em licenciatura plena em geografia pelo CEUB e pós-graduado em educação pela UNB e atua na rede pública do DF desde os anos 90. Atualmente, está lotado no Centro de Ensino Fundamental 03 do Gama.
Simone de Jesus Campos
Formada em Pedagogia e pós-graduada em Letramento e Gestão Escolar. Atualmente, é diretora Escola Classe 203 de Santa Maria, tem 24 anos de educação, todos eles na Secretaria de Educação. Trabalhou na Regional de Ensino de Santa Maria, também atuou em turmas de Alfabetização.
Amaral Rodrigues Gomes
Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Licenciatura em Pedagogia (UNICEUB) e Licenciatura em Matemática (UNITINS). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação do Município de Novo Gama- GO, de 1999 a 2006 e da SEEDF, desde 2001 até os dias atuais.
Alexandre Tolentino de Carvalho
Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Possui mestrado pela Universidade de Brasília e especialização em Coordenação Pedagógica também pela Universidade de Brasília. Atua como professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal desde o ano de 2005, onde ocupou cargo de coordenador, supervisor e vice-diretor.
Heloísa Regina Lago Moraes
Professora aposentada da SEEDF, admitida neste órgão em 25/04/1990. Trabalhou na CRE do Guará de 1990 até 1993; 1994 até 2003 na CRE do plano piloto. Foi gestora do Centro de Ensino Fundamental 06 de Brasília, de 1998 até 2002, trabalhou também na CRE DE SAO SEBASTIÃO, na escola CAIC UNESCO, onde foi coordenadora e gestora escolar.
Eufrázia de Souza Rosa
Professora da SEEDF há 29 anos. Especialista na área de Língua Portuguesa. Consultora pedagógica. Revisora de texto e avaliadora em diversos eventos. Ocupou cargo de supervisora pedagógica e diretora na SEEDF. Amante da literatura. Estudante do oitavo semestre do curso de Direito.
Macário dos Santos Neto
Graduado pela FASP e pós-graduado pela UnB, professor de Matemática da SEEDF desde o início da década de 1990, atualmente é o Gestor do Centro de Ensino Médio 01 do Gama.
Mariana Maria Rodrigues de Sousa
Cientista Social, formação em pedagogia, educadora Popular periférica da SEEDF desde 2005. Desde os 16 anos atua em comunidades. Tem mediação em Conflitos e situação de conflitos em estado de guerra e gerenciamento de crise Mediação em gestão escolar. Mediação em direitos humanos em pessoas em situação de cárcere e formação sobre SINASE e ECA.
Francinéia F. Gomes Soares
Mestra em Educação e licenciada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. Professora da SEEDF desde 1992, com experiência em gestão e em todas as modalidades da Educação Basica. Foi vencedora de dois prêmios nacionais com projetos desenvolvidos em sala de aula.
Cleuslene Portugal dos Santos
Possui formação em magistério, graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2004) e pós-graduação em Coordenação Pedagógica. Atua como professora na SEEDF há 29 anos, já tendo exercido as funções de professora regente, coordenadora, supervisora administrativa, vice-diretora e atualmente exerce o cargo de diretora da Escola Classe 305 Sul.
Luciana Martins
Professora da SEEDF há 16 anos, formada em Ciências Biológicas e cursando Mestrado na UNB em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Durante 16 anos atuou nas regionais de Ceilândia, Samambaia e Guará. A última foi professora de ciências, supervisora pedagógica e vice-diretora do CED 01 da Estrutural por 9 anos.
JUSTIFICAÇÃO
A presente Moção tem por objetivo manifestar Votos de Louvor e Aplausos aos profissionais da educação pública do Distrito Federal sindicalizados ao SINPRO-DF: professores/as, orientadores/as educacionais, delegados/as sindicais, diretores/as de escola, que refletem a importância de continuarem na luta em defesa de uma educação pública emancipadora, inclusiva, plural e com profissionais respeitados e valorizados.
Pois, em 14 de março de 1979, a Associação Profissional dos Professores do Distrito Federal - APPDF recebeu carta do Ministério do Trabalho autorizando a mudança da sua denominação para Sindicato dos Professores no DF – SINPRO/DF. Fato que nos faz celebrar, neste ano, 44 anos de existência desse imprescindível Sindicato.
Hoje, o SINPRO/DF representa todos servidores e servidoras da Carreira Magistério Público do DF, formada por Pedagogos-Orientadores e Pedagogas-Orientadoras Educacionais e Professores e Professoras de Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Uma Carreira de servidores que está presente em todo o DF, possui uma capilaridade de representação e atuação do Estado em todos os territórios, impactando positivamente a vida de mais de ½ milhão de estudantes, suas famílias e comunidades, segundo o site da SEEDF.
Esse site, nos informa que a Carreira Magistério Público do DF é formada por 35.809 servidores, sendo, 23.485 professores e professoras efetivas, 11.250 professores e professoras em regime de contratação temporária e 1.074 Pedagogos-Orientadores e Pedagogas-Orientadoras Educacionais efetivos. Destes, mais de 30.000 servidores são filiados ao SINPRO/DF.
Estes dados nos demonstram que esse Sindicado possui uma imensa representatividade, é uma das maiores entidades sindicais do Brasil, em número de filiados, e presta, segundo o seu histórico de luta, um grande serviço social à nação brasileira e à toda Classe Trabalhadora brasileira e mundial, mediante sua solidariedade de classe. Portanto, merecedor de nossas mais profundas homenagens.
Assim sendo, conclamo os nobres pares a manifestarem seu reconhecimento a essas pessoas que tanto nos orgulham, mediante a aprovação da presente Moção.
Sala das sessões, em 2023.
GABRIEL MAGNO
Deputado Distrital
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 3º Andar, Gab 16 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: 613348-8162
www.cl.df.gov.br - dep.gabrielmagno@cl.df.gov.br
-
Moção - (63952)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Gabinete do Deputado Gabriel Magno - Gab 16
Moção Nº , DE 2023
(Autoria: Deputado Gabriel Magno)
Manifesta Votos de Louvor e Aplausos aos Profissionais da Carreira Magistério Público, que integram o SINPRO/DF, pelos relevantes trabalhos pedagógicos prestados à toda a população do Distrito Federal.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno da Câmara Legislativa, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor e Aplauso aos seguintes cidadãos e cidadãs “Profissionais da Carreira Magistério Público, filiados ao SINPRO-DF” que seguem, com firmeza, na luta por uma educação pública, gratuita, emancipadora, laica, inclusiva e com valorização profissional:
Maria Marta Cintra (In Memorian)
Graduada em Letras pela UnB. Chegou em BSB em 1960 e foi professora pioneira aprovada no 1º Concurso da SEEDF, atuando na escola dos candangos, alfabetizando os trabalhadores que construíram Brasília. Fundou a Associação Profissional dos Professores do DF, durante a ditadura militar, contribuiu para a formação do SINPRO/DF. Atuou na gestão da SEEDF como chefe de gabinete do 1º Secretário da SEEDF na Nova República, Fábio Bruno.
Melquisedek Aguiar Garcia (In Memorian)
Graduado em Pedagogia, especialização em Coordenação Pedagógica e Mestrado em Educação pela UnB, foi professor na SEEDF desde 2012, atuando nas Escolas Classe Dom Bosco, Classe Vila Nova, Classe Bela Vista, CAIC Unesco e Centro de Ensino Fundamental São Bartolmeu, todas em São Sebastião. Foi diretor do SINPRO entre 2019 e 2021, quando faleceu durante a sua gestão no sindicato.
Marizam Pereira Porto da Fonseca
Professora aposentada da SEEDF. Formada pelo magistério, 1º grau e graduada em Pedagogia Latu Senso, na Universidade Católica de Brasília. Foi atuante e aposentou como professora regente no ano de 1992. A professora é militante, participa de todas as atividades realizadas pelo Sindicato Sinpro-DF, é atuante e militante das causas do magistério público.
Olga Cristina Rocha de Freitas
Professora aposentada da SEEDF. Pedagoga. Doutora em Educação. Mestra em Neurociência do Comportamento. Especialista em Gestão Escolar, Educação Inclusiva, Libras, Neuropsicopedagogia e Neuropsicologia. Professora aposentada da SEEDF. Atuou em vários espaços na SEEDF: Assessora na SEEDF (1997-1998), Diretora da Escola de Governo do Distrito Federal - EGOV (2011), Diretora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Distrito Federal-EAPE (2011 a 2013), Assessora da Coordenação Regional de Ensino de Taguatinga (2014). Foi homenageada com o prêmio Mulher, educadora, cidadã do mundo, pelo Sinpro-DF (2011).
Jacquilene Pereira da Silva
Pedagoga Orientadora Educacional aposentada. Iniciou sua carreira na SEEDF em 1994. Trabalhou por mais de 30 anos em várias modalidades de ensino e Unidades Escolares, como Orientadora Educacional. Trabalhou no CAIC Bernardo Sayão, no CEF Maria do Rosário, na Escola Classe 410 de Samambaia, na Escola Classe 108 de Samambaia, na Escola Classe 831 de Samambaia e aposentou no Centro de Educação Infantil 210 de Samambaia. Participa de todas as atividades realizadas pelo Sinpro-DF.
Edmar Sônia Vieira da Paz
Professora de Língua Portuguesa e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Pedagoga. Atua na Instituição da Secretaria do Estado de Educação há dezesseis anos. Atuou sete anos como professora intérprete e com o português como segunda língua e L2 na Escola Bilíngue de Taguatinga, com a Educação dos Surdos. Foi por dois anos Coordenadora Pedagógica e dois anos como Supervisora Pedagógica do Centro Educacional 02 de Brazlândia. Foi vice-diretora no CEM 02 de Brazlândia, por um ano. Atualmente, a professora ministra a disciplina de Língua Portuguesa, para os estudantes do 2º e 3º series, no CEM 09 de Ceilândia.
Robson Santos Camara Silva
Doutor em Sociologia e mestre em Educação pela UnB. Professor da SEEDF e mais de duas décadas dedicadas a pesquisa e o magistério público no Distrito Federal. É formador da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho (GEPT-UnB) e da Rede ASTE. Autor de livros sobre educação básica e sindicalismo em educação.
Francis Teles
Formada em Pedagogia com Orientação Educacional. Ingressou na SEEDF em setembro de 2008, exercendo o cargo de Pedagoga - Orientadora Educacional. Trabalhou somente em escolas de Samambaia: Escola Classe 403, Escola Classe 614, Escola Classe 425 e CEF 507. Atualmente trabalha na Escola Classe 108 de Samambaia. Exerce seu trabalho com zelo e em parceria com todos os profissionais da Educação, buscando envolver toda comunidade escolar visando o desenvolvimento integral dos estudantes.
Luciana Mendes Duarte
Formada em Pedagogia com Habilitação para Orientação Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em 2005. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Psicologia da UnB em 2007. Atua como orientadora educacional na SEEDF desde 23 dezembro de 2008.
Cristina Maria da Silva
Diretora da Escola Classe 27 de Ceilândia. Iniciou sua carreira na SEEDF em 08/01/98. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília. Pós-graduada em Psicopedagogia e Administração Escolar. Trabalhou na Escola Classe 410 de Samambaia (1998 a 2015) na Escola Classe 02 de Ceilândia (2015 a 2018).
Lígia Leila Gomes Pessoa
Formada em Pedagogia, professora dos anos iniciais do ensino fundamental em Sobradinho.
Marlon Alves do Nascimento
Diretor do CEF 04 de Taguatinga. Professor de Língua Portuguesa. Especialização em língua e Literatura. Docente em Língua Portuguesa. Atuou também no Setor de Pessoal Recursos Humanos, na SEEDF.
Claudinei Batista dos Santos
Foi diretor de 2019 a janeiro de 2022. Foi perseguido e exonerado injustamente, com a acusação de fazer política/educação de gênero na Escola Classe 01 do Paranoá. Trabalhou como Coordenador Pedagógico na Escola Classe Cora Coralina do Paranoá e professor em contratação temporária no CED Fercal, noturno. Atualmente é coordenador pedagógico no CEF Queima e a noite é professor em contratação temporária no CED Carlos Mota, ambos em Sobradinho.
Marinalva Alzira
Delegada sindical há 06 anos no CEF 01 da Candangolândia. Professora de Língua Portuguesa há 22 anos. Atuou na Educação de Jovens e Adultos, séries iniciais, alfabetização, no estado de Goiás (1993/1994). Graduada em Letras Português/Inglês. Especialização em Biblioteconomia, em Psicopedagógico Clínica e Medicação de Conflitos. Cursando o 7º semestre de Pedagogia.
João Bosco Monteiro Lobato Lula da Silva
Iniciou sua carreira na SEEDF em 27/05/1985, ainda Fundação Educacional do DF. Foi delegado sindical em 1985, no complexo “A” do Gama. Contribuiu na eleição de 1986 do Sinpro. Foi diretor do Sinpro de 1989 a 1992, de 1995 a 1998, de 1998 a 2001. Nesse período de diretor do Sinpro, esteve como diretor, vice-presidente e presidente da Cut. Foi Diretor da CNTE. Depois de 2001 retornou a sala de aula e continua na luta, foi e continua delegado sindical nas escolas por onde passou e onde atua, no CASEB. 37 anos dedicados a luta no magistério público. Criou frase usada até hoje no movimento sindical, “O SINPRO somos nós, nossa força e nossa voz.”.
Ana Paula Vasconcellos Moreira
Professora em contratação temporária na SEEDF. Licenciada e mestre em Artes Visuais pela UnB. Licenciada em pedagogia e especialista em Educação à distância pela UFSCar. Atua desde 2017 como professora em contratação temporária, tendo passado pela Educação de Jovens e Adultos no GISNO e pelas Escolas Parque da 210 sul, da 314 sul e da 210 norte. Atualmente atua no componente curricular de teatro na Escola Parque da 210 norte. Integra o coletivo de contratos temporários do SINPRO desde 2020. Ministra tutoria no curso de Licenciatura em Arte visuais a distância da UnB no âmbito da Universidade Aberta do Brasil.
João Batista Gomes Macêdo
Professor em contratação temporária na SEEDF. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos. Atua como professor em contratação temporária há 10 anos em Brazlândia: CED Vendinha, CAIC e Escola Classe 01 INCRA 08. É coordenador do coletivo LGBT da CUT DF.
Maria Alves do Nascimento
Formou e especializou-se na UnB, ingressou na SEEDF em 1998 e aposentou-se em 2020. Seguiu a teoria freiriana e alfabetizou crianças, jovens e adultos, utilizando a poesia.
Maria Alves Rolim
Moradora do Cruzeiro, formada em Pedagogia, está na SEEDF desde 1986 como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Centro de Ensino 03 de Sobradinho, na Escola Classe 04 de Planaltina, na Escola Classe 09 de Planaltina e na Escola Classe 08 do Cruzeiro.
Francisco Celso
Professor de História na SEEDF, especialista em Educação Inclusiva, Mediador Social, Produtor Cultural, Pesquisador, Palestrante, embaixador da Varkey Foundation no Brasil e mentor intelectual do Projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo).
Francineia Alves da Silva
Moradora de São Sebastião e professora da Secretaria de Educação há 26 anos, com especialização em Neuropsicopedagogia. Atualmente, é coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil 01, o Centrinho, em São Sebastião, que acabou de receber, em São Paulo, o Prêmio Educar 2022, concedido pelo Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT).
Julio César Rodrigues Cerqueira
Formado em licenciatura plena em geografia pelo CEUB e pós-graduado em educação pela UNB e atua na rede pública do DF desde os anos 90. Atualmente, está lotado no Centro de Ensino Fundamental 03 do Gama.
Simone de Jesus Campos
Formada em Pedagogia e pós-graduada em Letramento e Gestão Escolar. Atualmente, é diretora Escola Classe 203 de Santa Maria, tem 24 anos de educação, todos eles na Secretaria de Educação. Trabalhou na Regional de Ensino de Santa Maria, também atuou em turmas de Alfabetização.
Amaral Rodrigues Gomes
Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB, mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Licenciatura em Pedagogia (UNICEUB) e Licenciatura em Matemática (UNITINS). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação do Município de Novo Gama- GO, de 1999 a 2006 e da SEEDF, desde 2001 até os dias atuais.
Alexandre Tolentino de Carvalho
Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Possui mestrado pela Universidade de Brasília e especialização em Coordenação Pedagógica também pela Universidade de Brasília. Atua como professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal desde o ano de 2005, onde ocupou cargo de coordenador, supervisor e vice-diretor.
Heloísa Regina Lago Moraes
Professora aposentada da SEEDF, admitida neste órgão em 25/04/1990. Trabalhou na CRE do Guará de 1990 até 1993; 1994 até 2003 na CRE do plano piloto. Foi gestora do Centro de Ensino Fundamental 06 de Brasília, de 1998 até 2002, trabalhou também na CRE DE SAO SEBASTIÃO, na escola CAIC UNESCO, onde foi coordenadora e gestora escolar.
Eufrázia de Souza Rosa
Professora da SEEDF há 29 anos. Especialista na área de Língua Portuguesa. Consultora pedagógica. Revisora de texto e avaliadora em diversos eventos. Ocupou cargo de supervisora pedagógica e diretora na SEEDF. Amante da literatura. Estudante do oitavo semestre do curso de Direito.
Macário dos Santos Neto
Graduado pela FASP e pós-graduado pela UnB, professor de Matemática da SEEDF desde o início da década de 1990, atualmente é o Gestor do Centro de Ensino Médio 01 do Gama.
Mariana Maria Rodrigues de Sousa
Cientista Social, formação em pedagogia, educadora Popular periférica da SEEDF desde 2005. Desde os 16 anos atua em comunidades. Tem mediação em Conflitos e situação de conflitos em estado de guerra e gerenciamento de crise Mediação em gestão escolar. Mediação em direitos humanos em pessoas em situação de cárcere e formação sobre SINASE e ECA.
Francinéia F. Gomes Soares
Mestra em Educação e licenciada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília. Professora da SEEDF desde 1992, com experiência em gestão e em todas as modalidades da Educação Basica. Foi vencedora de dois prêmios nacionais com projetos desenvolvidos em sala de aula.
Cleuslene Portugal dos Santos
Possui formação em magistério, graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2004) e pós-graduação em Coordenação Pedagógica. Atua como professora na SEEDF há 29 anos, já tendo exercido as funções de professora regente, coordenadora, supervisora administrativa, vice-diretora e atualmente exerce o cargo de diretora da Escola Classe 305 Sul.
Luciana Martins
Professora da SEEDF há 16 anos, formada em Ciências Biológicas e cursando Mestrado na UNB em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Durante 16 anos atuou nas regionais de Ceilândia, Samambaia e Guará. A última foi professora de ciências, supervisora pedagógica e vice-diretora do CED 01 da Estrutural por 9 anos.
JUSTIFICAÇÃO
A presente Moção tem por objetivo manifestar Votos de Louvor e Aplausos aos profissionais da educação pública do Distrito Federal sindicalizados ao SINPRO-DF: professores/as, orientadores/as educacionais, delegados/as sindicais, diretores/as de escola, que refletem a importância de continuarem na luta em defesa de uma educação pública emancipadora, inclusiva, plural e com profissionais respeitados e valorizados.
Pois, em 14 de março de 1979, a Associação Profissional dos Professores do Distrito Federal - APPDF recebeu carta do Ministério do Trabalho autorizando a mudança da sua denominação para Sindicato dos Professores no DF – SINPRO/DF. Fato que nos faz celebrar, neste ano, 44 anos de existência desse imprescindível Sindicato.
Hoje, o SINPRO/DF representa todos servidores e servidoras da Carreira Magistério Público do DF, formada por Pedagogos-Orientadores e Pedagogas-Orientadoras Educacionais e Professores e Professoras de Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Uma Carreira de servidores que está presente em todo o DF, possui uma capilaridade de representação e atuação do Estado em todos os territórios, impactando positivamente a vida de mais de ½ milhão de estudantes, suas famílias e comunidades, segundo o site da SEEDF.
Esse site, nos informa que a Carreira Magistério Público do DF é formada por 35.809 servidores, sendo, 23.485 professores e professoras efetivas, 11.250 professores e professoras em regime de contratação temporária e 1.074 Pedagogos-Orientadores e Pedagogas-Orientadoras Educacionais efetivos. Destes, mais de 30.000 servidores são filiados ao SINPRO/DF.
Estes dados nos demonstram que esse Sindicado possui uma imensa representatividade, é uma das maiores entidades sindicais do Brasil, em número de filiados, e presta, segundo o seu histórico de luta, um grande serviço social à nação brasileira e à toda Classe Trabalhadora brasileira e mundial, mediante sua solidariedade de classe. Portanto, merecedor de nossas mais profundas homenagens.
Assim sendo, conclamo os nobres pares a manifestarem seu reconhecimento a essas pessoas que tanto nos orgulham, mediante a aprovação da presente Moção.
Sala das sessões, em 2023.
GABRIEL MAGNO
Deputado Distrital PT-DF
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 3º Andar, Gab 16 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: 613348-8162
www.cl.df.gov.br - dep.gabrielmagno@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por GABRIEL MAGNO PEREIRA CRUZ - Matr. Nº 00166, Deputado(a) Distrital, em 21/03/2023, às 08:10:31 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 63952, Código CRC: 2820ff22
-
Despacho - 1 - SELEG - (64293)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria Legislativa
Despacho
AO CERIMONIAL PARA AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS.
Brasília, 22 de março de 2023.
RITA DE CASSIA SOUZA
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 5º Andar, Sala 5.10 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8275
www.cl.df.gov.br - seleg@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por RITA DE CASSIA SOUZA - Matr. Nº 13266, Auxiliar Legislativo, em 22/03/2023, às 12:10:11 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 64293, Código CRC: 4c54f767