(Do Sr. Deputado Robério Negreiros)
Parabeniza e manifesta votos de louvor pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal, os idealizadores do projeto literário do Instituto Ser Criança, o Sr. Rogério Barbosa de Almeida e Sra. Eliana Negreiros de Ferreira, que se especificam.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do art. 144 do Regimento Interno desta Casa, solicito a manifestação da Câmara Legislativa do Distrito Federal, mediante a aprovação desta MOÇÃO, para parabenizar e manifestar votos de louvor aos idealizadores do projeto literário do Instituto Ser Criança, o Sr. Rogério Barbosa de Almeida e Sra. Eliana Negreiros de Ferreira pelos relevantes serviços prestados em prol da população do Distrito Federal.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição busca registrar a valorização que temos por esse instituto e por seus gestores e idealizadores, que proporcionam às crianças conteúdo educativos, lúdicos, com temáticas sociais relevantes, e que contribuem com a promoção dos direitos no combate aos abusos cometidos contra os mesmos. A ação proposta tem como premissa uma linguagem lúdica para alcançar o público infantil em relação ao tema abuso.
O objetivo do projeto é promover o acesso à informação para as crianças. Um material com linguagem adequada para a faixa etária entre 6 a 12 anos, levando em consideração os quesitos psicossocial e pedagógico, e proporcionando conhecimento por meio da leitura. O Ser Criança é um projeto orientador e preventivo, tratando de temas exclusivamente relacionados à proteção das crianças.
Esse projeto existe há 13 anos levando temáticas diversas a cada etapa. Desde sua primeira edição, promove atividades de prevenção e já atendeu cerca de 1.000.000 um milhão de crianças até então. O Instituto Ser Criança, tem uma grande experiência na rede pública de ensino do Distrito Federal e já atuou em parceria com os principais órgãos do Governo do Distrito Federal e outras instituições e empresas privadas.
A criança, como uma etapa do ciclo de vida, caracteriza-se por um intenso processo de definições, escolhas e arranjos para a construção de uma trajetória na sociedade. As condições em que é vivido esse processo e a quantidade e qualidade dos recursos disponíveis para a composição dessa equação definem, em grande medida, a qualidade da inclusão e da participação social que a criança pode realizar nesse processo de transição para a vida adulta.
Em função das inúmeras diferenças e desigualdades coexistem e diferenciadas maneiras de processar a transição, novas dificuldades se apresentam para o processo de emancipação, e aumenta o número de crianças que têm suas biografias marcadas de forma negativa por conta dos males a serem combatidos por meio da execução do projeto.
Diante desse fator, implantar atividades vinculadas ao tema escolhido, tendem a contribuir para a formação do indivíduo como um todo de maneira que possa integrar a sociedade pronto para a vida.
Os homenageados nesta proposição são pessoas respeitadas, que desenvolvem trabalhos reconhecidos à sociedade, a qual já demonstra e reflete os seus efeitos positivos, cujos ideais encontram-se em consonância com a melhoria da qualidade de vida da população do Distrito Federal.
A Câmara Legislativa reconhece a importância do trabalho desenvolvido por esses gestores que pensam no futuro de nosso Estado, que são nossas crianças, registrando assim, a aprovação desta proposta.
Portanto, notória é a importância dos serviços prestados por essas pessoas, merecendo eles serem homenageados por esta Casa de Leis.
Assim, rogo o apoio dos ilustres Parlamentares para a aprovação da presente Moção.
Sala da Sessões, em
DEPUTADO ROBÉRIO NEGREIROS
PSD/DF